25-abril-billboard

sexta-feira, 17 de junho de 2022

Porto/Post/Doc 2022: Obra de Márta Mészáros e Miklós Jancsó em destaque

O Porto/Post/Doc 2022 apresenta o programa temático Nós, a Revolução, dedicado à obra dos cineastas húngaros Márta Mészáros e Miklós Jancsó. O festival acontece entre 16 e 26 de Novembro, no Porto.

Para este programa, foram seleccionados "seis filmes que pretendem traçar um olhar sobre uma obra que resistiu ao tempo e que, vista no momento presente, parece ainda mais atual. Seis filmes unidos pela ideia de revolução, que servem de contraponto a um certo conservadorismo reinante na cultura europeia contemporânea e que prenunciam o recuo simbolizado pelos acontecimentos políticos que, entretanto, eclodiram no centro da Europa", explica o festival em comunicado.

Márta Mészáros e Miklós Jancsó propõem uma reflexão sobre os conceitos de liberdade individual e de liberdade de um povo, a legitimidade (e a legitimação) da ocupação de um país e a emancipação feminina, todos eles temas muito actuais. Márta Mészáros destaca-se "com os seus planos aproximados de rostos e o recurso intimista do preto e branco"; e Miklós Jancsó "com os planos sequência que se tornaram na sua marca autoral".

O ciclo aborda as várias revoluções em que a Hungria se viu envolvida desde o fim do século XIX, até as mais pessoais - o feminismo ou a luta pela liberdade e respeito pela identidade dum país - , de que os filmes de Mészáros são um exemplo.


NÓS, A REVOLUÇÃO

CINEMA E POLÍTICA NA OBRA DE MÁRTA MÉSZÁROS E MIKLÓS JANCSÓ

Adoption, Márta Mészáros, 1975, FIC, 84'

Diary For My Loves, Márta Mészáros, 1987, FIC, 126'

Diary Of My Children, Márta Mészáros, 1984, FIC, 103'

Elektra, My Love, Miklós Jancsó, 1974, FIC, 70'

Red Psalms, Miklós Jancsó, 1972, 87'

The Round-Up, Miklós Jancsó, 1966, DOC, 87'


Mais informações sobre o Porto/Post/Doc em https://portopostdoc.com/.

Sem comentários: