sábado, 5 de novembro de 2022

Ciclo de Cinema sobre Arquitectura aos Domingos em Novembro, no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado

O Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado (MNAC) recebe um ciclo de cinema no âmbito da exposição Multiplicidade, da Trienal de Lisboa, sobre os limites da prática arquitectónica.

White Building, de Kavich Neang

Todos os Domingos de Novembro, será exibido um filme diferente no MNAC, no átrio da Rua Serpa Pinto, em Lisboa. Serão cinco "olhares sobre a arquitectura e o espaço urbano escolhidos pela curadoria, numa selecção de filmes que percorrem territórios tão diversos quanto a Índia, Camboja, México, Rússia e Portugal".

Nos dias 6 e 20 de Novembro as sessões são antecedidas por visitas comentadas à Multiplicidade.

Domingo: 6 de Novembro, 16h30 [60 minutos]

Shoonya Ghar, de Sudarshan Shetty

"Este filme, baseado numa obra do século século XII do poeta Gorakhnath, acompanha a construção de um cenário numa pedreira abandonada. Encenando uma acção dramática que mobiliza as convenções sobre o nascimento, morte, dança, teatro, música e violência nas tradições locais de narração de histórias, Shoonya Ghar reflecte sobre a cenografia, a música e a performance como três processos distintos que são fundamentais para a narrativa cinematográfica."

Domingo: 13 de Novembro, 16h30 [90 minutos]

White Building, de Kavich Neang

"White Building segue o quotidiano de três rapazes que vivem neste edifício emblemático de habitação em Phnom Penh, em vias de ser demolido. Numa cidade em rápida mudança, o filme observa os conflitos entre progresso e tradição, sintomáticos dos tempos de instabilidade social vividos no Camboja, através do olhar sonhador dos protagonistas."

Domingo: 20 de Novembro, 16h30 [60 minutos + 23 minutos]

Bosque, Agua, Tierra, Fuego, de Sandra Calvo

"Estreia em Lisboa da obra mais recente da artista Sandra Calvo, uma artista que trabalha em contextos marcados por conflitos políticos e sociais e em territórios urbanos e rurais disputados. A sua prática recorre aos instrumentos do urbanismo, arqueologia e antropologia para explorações que se concretizam em obras como filmes, instalações ou livros."

+

Topographies of Body and Landscape, de Vitor Hugo Costa

"Exibição do filme produzido pela Metafilmes que documenta uma pesquisa de movimento coreográfico e experiências espaciais durante o Movement Forum Lisbon Lab do Theatrum Mundi no Palácio Sinel de Cordes em Outubro de 2021. Este workshop trabalhou dois conceitos chave da prática deste colectivo: corpos e cidade, propondo uma noção de topografia contínua que principia no interior de cada corpo para se fundir com a paisagem arquitectónica da cidade."

Domingo: 27 de Novembro, 16h30 [95 minutos] 

Garage People, de Natalija Yefimkina

"No seu documentário de estreia a realizadora Natalija Yefimkina observa as pessoas que habitam garagens nos arredores de uma cidade mineira no norte da Rússia. Raramente se encontra um carro atrás destas portas – cada uma delas é usada de forma diferente, ocupada por donos solitários."

Sem comentários: