sábado, 5 de novembro de 2022

Queer Porto 8: Programa completo

O Queer Porto 8 anunciou a programação da sua edição de 2022, que acontece de 29 de Novembro a 4 de Dezembro, no Teatro Rivoli, Reitoria da Universidade do Porto – Casa Comum, Maus Hábitos e Teatro Helena Sá e Costa (ESMAE).

Nelly & Nadine, de Magnus Gertten

Em Competição

Na Competição Oficial, entre os oito títulos a concurso encontram-se: Nelly & Nadine, documentário que retrata a história de amor entre duas mulheres que se apaixonam na véspera de Natal, no campo de concentração de Ravensbrück; La fin de Wonderland, sobre Tara Emory, uma artista trans que trabalha segundo as suas próprias regras na indústria do sexo; Un Varón, que comenta os conceitos de masculinidade na América Latina, através da história de Carlos, que vive num centro de acolhimento para menores; e Rua dos Anjos, construído a partir do encontro e da criação fílmica partilhada entre Renata Ferraz e Maria Roxo, enquanto trocam experiências sobre os respectivos ofícios - o trabalho fílmico e o sexual. O júri desta competição conta com o jornalista e activista francês Cy Lecerf Maulpoix, a produtora de televisão da RTP Isabel Roma e o realizador João Vladimiro.

O Prémio Casa Comum reúne obras como Tornar-se um Homem na Idade Média, de Pedro Neves Marques, sobre a possibilidade de gestação artificial no corpo masculino; Aos Dezasseis, de Carlos Lobo, sobre a construção individual na adolescência; João Gabriel – The Last Day of Summer, de Bernardo Nabais, sobre as motivações do artista plástico que conduzem à pintura através da pornografia; e Azul, de Ágata de Pinho, que abre a dimensão da catarse a partir de um estado liminal de existência. O júri desta secção é composto pela investigadora e colaboradora do CETAPS Joana Caetano, pelo cineasta José Paulo Santos, e pelo artista e fundador da Livraria Aberta Paulo Brás.

O Queer Focus regressa à Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto sob o mote EcoQueer. A secção conta com Blastogenesis X, filme experimental que desconstrói as fronteira entre humano e animal; Haldernablou Quadriflore, longa-metragem onde Tom de Pékin adapta Alfred Jarry, entre a dança e a poesia, sob um místico cenário performativo; e Metamorphosis, do The Institute of Queer Ecology que, a partir do comportamento animal, imagina estratégias para a fundação de uma utopia multiespécie, cuja sessão será seguida de uma conversa com o jornalista e activista queer pela justiça climática Cy Lecerf Maulpoix.  A exibição da primeira parte de Three (or More) Ecologies: A Feminist Articulation of Eco-Intersectionality justapõe as reflexões de Silvia Federici, proponente dos direitos laborais das mulheres, ao discurso das populações ameaçadas pelo fracking, seguindo-se uma conversa com Stephan Dahl, fundador do The Quinta Project, em Marvão. Uýra - A Retomada da Floresta fará as honras de abertura do Queer Focus, um olhar sobre a reconciliação das identidades indígena e trans, e o encerramento cabe a Water Makes Us Wet: an Ecosexual Adventure, uma viagem em torno da água e da prática das artistas Annie Sprinkle e Beth Stephens, que envolve educação ambiental, rito e expansão da sexualidade.

Uýra - A Retomada da Floresta, de Juliana Curi

Sessões Especiais - Fora de Competição

Les amours d'Anaïs, de Charline Bourgeois-Tacque, será a Sessão de Encerramento do Queer Porto 8, protagonizada por Valeria Bruni Tedeschi. O filme conta a história de uma jovem e de um triângulo amoroso que desperta um desejo profundo.

O Teatro Helena Sá e Costa acolhe uma sessões especiais desta edição do festival: o documentário brasileiro Máquina do Desejo - 60 Anos do Teatro Oficina, de Joaquim Castro e Lucas Weglinski, a que se seguirá uma conversa com Weglinski.

Esther Newton Made Me Gay, de Jean Carlomusto, será exibido no Teatro Rivoli. Um documentário em que a realizadora apresenta as propostas da antropóloga e activista, na construção de comunidades queer e suas identidades, ao mesmo tempo em que mostra "como essas construções são resultado da intersecção e transversalidade de diferentes mundos, vivências e origens geográficas".

O Maus Hábitos recebe o documentário Blitzed: The 80s Blitzed Kids Story, que celebra as sonoridades dos New Romantics e o seu contributo para a estética e cultura queer. O espaço recebe também o Beyoncé Fest, e ainda a Closing Party Makes Us Wet, a festa de encerramento do festival, que irá contar com nomes como NOIA, Catxibi e Phaser

Toda a informação sobre o Queer Porto 8 em http://queerlisboa.pt/.

Sem comentários: