*6.5/10*
Exclusivamente a partir de imagens de arquivo, o realizador ucraniano Sergei Loznitsa constrói The Natural History of Destruction que faz parte da Competição Internacional do Porto/Post/Doc 2022.
O documentário adapta o livro homónimo de W.G. Sebald, de 1999, "onde o autor examina a percepção e compreensão do holocausto através da literatura europeia do pós-guerra. Um filme que nos coloca uma questão (que é igualmente válida para os dias de hoje): é moralmente aceitável usar a população civil como arma de guerra?"
Do quotidiano das cidades intactas e repletas de pessoas, depressa se avança para bombardeamentos, cidades (alemãs) destruídas, crianças e adultos mortos pelas ruas, e eis algumas das arrepiantes imagens da Segunda Guerra Mundial que Loznitsa escolhe e apresenta para contar a História e, principalmente, fazer reflectir. Sem comentários ou legendas, o realizador apela à atenção da plateia sob um ponto de vista inesperado. Porque há sempre vítimas inocentes dos dois lados da batalha.
Grande destaque para o trabalho de mistura e montagem de som do documentário de Loznitsa, que adicionou som às muitas imagens de arquivo silenciosas que reuniu.
Sem comentários:
Enviar um comentário