Os realizadores Jean-Luc Godard e Jean-Marie Straub, recentemente falecidos, estarão no centro da programação da Cinemateca Portuguesa em Janeiro de 2023.
Com uma filmografia fundamental para a História do Cinema, de Godard, será apresentado um "vasto programa centrado em títulos menos vistos do realizador, sobretudo das décadas de 1970 e 1990, sem esquecer alguns dos filmes do início e do fim da obra do cineasta".
De Straub a solo e em dupla com a companheira Danièle Huillet, será apresentado um conjunto de filmes que vão desde a fase inicial, com Pequena Crónica de Anna Magdalena Bach, ao título derradeiro, La France Contre les Robots. "Um conjunto que testemunha a enorme, radical e solitária coerência de uma obra que se tornou num magnífico continente isolado na História do Cinema".
Para Janeiro, estão marcados já dois outros ciclos e uma evocação: o ciclo Nas Terras dos Faraós (organizado em colaboração com a Fundação Calouste Gulbenkian, a pretexto da exposição Faraós Superstars), uma homenagem a Gloria Grahame, no ano em que se assinala o centenário do nascimento da actriz, e uma breve evocação de António da Cunha Telles, nome fundamental do Cinema Português, desde o início da década de 60 em como produtor, realizador, distribuidor e exibidor, falecido no passado mês de novembro.
Mais informações em https://www.cinemateca.pt/.
Sem comentários:
Enviar um comentário