25-abril-billboard

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Estreias da Semana #546

Esta Quinta-feira, chegam às salas de cinema portuguesas oito novos filmes. A Inspeção, Batem à PortaOs Espíritos de Inisherin são algumas das estreias.

Ameaça Explosiva (2022)
Hot Seat
Orlando Friar (Kevin Dillon), um antigo hacker que está a tentar mudar de vida, é surpreendido por um telefonema anónimo que o informa da existência de uma bomba debaixo da sua cadeira. O engenho explodirá, a menos que complete uma série de assaltos a bancos online. Orlando terá de usar o seu raciocínio rápido se quiser sobreviver e chegar a casa para o aniversário da filha. A sua única esperança reside em Wallace (Mel Gibson) e no seu jovem parceiro, Jackson, agentes da brigada de minas e armadilhas da polícia.

A Acusação (2021)
Les Choses humaines
Os Farel são uma família poderosa. Jean é um proeminente pensador francês e Claire uma ensaísta conhecida pelo seu feminismo radical. Têm um filho modelo, Alexandre, estudante numa prestigiada universidade americana. Durante uma breve visita a Paris, Alexandre conhece Mila, filha do novo namorado da mãe, e convida-a para uma festa. No dia seguinte, Mila apresenta queixa contra Alexandre por violação. Destruída a harmonia familiar, é posta em marcha uma complexa máquina médica e judicial que postula verdades opostas.

A Inspeção (2022)
The Inspection
Ellis French é um jovem negro gay, rejeitado pela mãe e com poucas opções de futuro, que decide juntar-se aos Marines e fazer o que for preciso para ter sucesso num sistema que o colocaria de lado. Mas mesmo enquanto luta contra o preconceito profundo e as rotinas desgastantes da instrução básica, encontra camaradagem, força e apoio inesperados nesta nova comunidade, dando-lhe um sentido de pertença duramente conquistado que irá moldar-lhe a identidade e mudar para sempre a sua vida.

Batem à Porta (2023)
Knock at the Cabin
De férias numa cabana isolada, uma família é feita refém por quatro estranhos armados que exigem uma escolha impensável de forma a impedir um alegado apocalipse. Com acesso limitado ao mundo exterior, a família tem de decidir em que acreditar, antes que tudo esteja perdido...

Detetive Aranha (2022)
Inspector Sun y la maldición de la viuda negra
Imagine um mundo de insectos onde as aranhas são os polícias. Em 1934, a bordo de um hidroavião Pan Am Clipper, durante um voo entre Xangai e São Francisco, um crime é cometido. O poderoso milionário Bugsy Spindlethorp é assassinado, deixando a incrivelmente bela Arabella - uma Viúva Negra -... viúva. O Inspector Sun e a jovem aprendiz Janey investigam o crime, lidando com todo o tipo de inimigos, incluindo poderosos senhores do crime e um gafanhoto megalómano que planeia matar todos à fome, destruindo as colheitas e outras fontes de alimento. Uma homenagem em forma de sátira cómica ao género "whodunnit" e ao filme noir, dirigido a um público mais jovem. 

Ennio, o Maestro (2022)
Ennio
Retrato profundo de Ennio Morricone, o compositor de filmes mais popular e prolífico do século XX, autor de mais de 500 partituras. O documentário apresenta o compositor e maestro através de uma longa entrevista conduzida por Tornatore e depoimentos de realizadores e músicos como Bernardo Bertolucci, Marco Bellocchio, Dario Argento, Quentin Tarantino, Wong Kar Wai (um dos produtores e distribuidor do filme), Bruce Springsteen, John Williams ou Hans Zimmer. Aos depoimentos juntam-se fragmentos da vida privada de Morricone, gravações de espectáculos, excertos de filmes e imagens dos arquivos pessoais.

Leonora addio (2022)
Antes de morrer, o Nobel da Literatura Luigi Pirandello definiu que não queria duas coisas: nem funeral nem homenagens. Acaba por ter três funerais. O filme conta esta história, recorrendo a imagens do próprio dramaturgo entrecortadas com a ficção, quase duas décadas após a sua morte, do momento em que as suas cinzas são transferidas para a terra onde nasceu, conforme os desejos da família e do próprio. Esta transferência é marcada por acontecimentos surreais, alguns baseados nas obras do próprio escritor. Muitas das imagens são apresentadas a preto e branco também como forma de mostrar o luto que o país sentiu pelo seu autor. Um filme que acaba por ser, igualmente, uma homenagem de Paolo Taviani ao seu irmão Vittorio, com quem colaborou em 28 filmes.

Os Espíritos de Inisherin (2022)
The Banshees of Inisherin
Passado nos anos de 1920, numa ilha remota ao largo da costa ocidental da Irlanda, Os Espíritos de Inisherin acompanha dois amigos de longa data, Pádraic (Colin Farrell) e Colm (Brendan Gleeson), a partir do momento em que Colm põe inesperadamente fim à amizade. Um Pádraic atordoado tenta reparar a relação com o auxílio da irmã, Siobhán (Kerry Condon), e do jovem Dominic (Barry Keoghan). Mas os esforços repetidos de Pádraic apenas reforçam a determinação do seu antigo amigo e quando Colm lança um desesperado ultimato, os acontecimentos depressa assumem maior gravidade com alarmantes consequências.

Sem comentários: