Esta Quinta-feira, chegam às salas de cinema portuguesas oito novos filmes. Destaque ainda para o Ciclo Glauber Rocha com cópias digitais restauradas das obras: Antonio das Mortes (1969), Barravento (1962), Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), A Idade da Terra (1980), O Leão das Sete Cabeças (1970) e Terra em Transe (1967). Há também uma novidade no streaming.
Eo (2022)
EO
O mundo é um lugar misterioso, especialmente visto através dos olhos de um animal. No seu caminho, Eo, um burro cinzento de olhos melancólicos, encontra pessoas boas e más, experimenta alegria e tristeza, e a roda da fortuna transforma a sua sorte em desastre e o seu desespero numa felicidade inesperada. Mas nunca, em momento algum, perde a sua inocência.
Holy Spider (2022)
Em 2001, uma jornalista de Teerão mergulha nos subúrbios mais mal afamados da cidade para investigar uma série de homicídios de mulheres. Descobre rapidamente que as autoridades locais não têm pressa em resolver o caso. Os crimes são alegadamente obra de um homem, que afirma estar a purificar a cidade dos seus pecados, predando prostitutas durante a noite.
Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania (2023)
Ant-Man and the Wasp: Quantumania
Início oficial da quinta fase do Universo Cinematográfico Marvel, faz regressar os super-heróis Scott Lang (Paul Rudd) e Hope Van Dyne (Evangeline Lilly), como Homem-Formiga e a Vespa. Com os pais de Hope, Hank Pym (Michael Douglas) e Janet Van Dyne (Michelle Pfeiffer), vão explorar o Reino Quântico, interagindo com novas e estranhas criaturas e dando início a uma aventura que os irá levar para além dos limites do que pensavam ser possível.
Um homem e o seu filho saltam de para-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite. Filme português nomeado para o Oscar na categoria de Melhor Curta-Metragem de Animação.
Morada (2022)
Filme documental, parte de conversas com um grupo de mulheres cinéfilas, entre os 70 e os 90 anos, e dos seus testemunhos em diálogo com a observação dos lugares do cinema na cidade do Porto onde estas mulheres foram e são espectadoras. Os hábitos que se criaram ligados à programação regular e os sentimentos de pertença a espaços habituais de exibição, marcam esta geração em que o cineclubismo e o papel das associações foi muito significativo num período de grande repressão. Resistência política e cinefilia eram práticas associadas a espaços de reunião desta gente que viveu intensamente a experiência cinematográfica em sala.
Múmias (2023)
Moomios
No Egipto, nas profundezas da Terra, existe uma cidade de múmias com 3000 anos. Por ordens imperiais, a Princesa Néfer terá de casar com Thut, mas nenhum deles quer obedecer: Néfer anseia pela liberdade e Thut tem aversão a compromissos. Só que os desejos dos deuses são incontornáveis e Thut terá de casar com Néfer dentro de sete dias, oferecendo no casamento a antiga aliança que o Faraó lhe deu. Entretanto, na superfície da Terra, Lord Silvester Carnaby realiza uma expedição arqueológica na qual, pela primeira vez, encontra algo relevante: um túmulo egípcio onde, para além de vários troféus, encontra uma aliança de casamento. É a sua oportunidade de entrar na história e tornar o seu sonho realidade, mas não conta com o facto deste anel já ter um dono... Quando Thut descobre que o anel foi roubado, não tem outra escolha senão subir ao mundo humano e infiltrar-se em Londres. É acompanhado pelo irmão mais novo, Sekhem, um rapaz de oito anos que idolatra Thut; e Croc, um crocodilo bebé e animal de estimação de Sekhem; assim como Néfer, que aproveita a oportunidade para fugir do casamento e perseguir os seus sonhos. Juntas, as três múmias terão de percorrer Londres, recuperar o anel que Lord Silvester Carnaby roubou e, descobrir algo que não estava nos planos de Thut e Néfer: o amor...
Para Leslie (2022)
To Leslie
Leslie (Andrea Riseborough), uma mãe solteira do Texas, luta para sustentar o filho (Owen Teague) quando ganha a lotaria e uma oportunidade de ter uma boa vida. Poucos anos depois, o dinheiro acabou e Leslie está sozinha. Sem ter para onde ir, é obrigada a regressar a casa. Não é bem-vinda por aqueles que tratou mal e resta-lhe a ajuda de Sweeney (Marc Maron), o recepcionista de um motel isolado. Ao enfrentar as consequências dos seus actos, Leslie recebe uma segunda oportunidade de construir uma boa vida para si e para o filho.
Stars at Noon - Paixão Misteriosa (2022)
Stars at Noon
Em 1984, na Nicarágua, uma jovem jornalista americana sem passaporte, no meio de um período eleitoral, encontra um viajante inglês num bar de hotel. Ele parece o homem perfeito para a ajudar a fugir do país. Percebe demasiado tarde que, em vez disso, está a entrar com ele num mundo obscuro e perigoso. Adaptado do romance de Denis Johnson.
Apple Tv +
Estreia a 17 de Fevereiro:
Sharper (2023)
Uma vigarista toma como alvos os bilionários de Manhattan.
Sem comentários:
Enviar um comentário