Ice Merchants, de João Gonzalez, e O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves, estão na lista de 15 finalistas na corrida para o Oscar de Melhor Curta de Animação. Desta shortlist sairão os cinco nomeados finais.
Recordamos as nossas críticas aos dois filmes portugueses em destaque.
Ice Merchants, João Gonzalez
"Um homem e o seu filho saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite."
A delicadeza da história e do traço de João Gonzalez, em Ice Merchants, confere à curta-metragem uma sensibilidade pouco comum. Compreende-se que tenha conquistado o Prémio da Semana da Crítica no Festival de Cannes 2022.
A relação terna e de amor incondicional entre pai e filho, que vivem num precipício gelado, é pontuada por detalhes deliciosos - e cheios de pistas para o que aí vem. O baloiço nas alturas, o salto de pára-quedas, os objectos simbólicos dentro de casa ou o ritual da compra de chapéus, que todos os dias usam, bem como a perspectiva de perigo constante, tudo contribui para a criação de empatia e verdadeira preocupação da parte da plateia. Paira um sentimento de nostalgia sobre aquela casa que passa para o outro lado do ecrã, a par da espiritualidade que vai crescendo no decurso da acção.
Sem falas, embalado pela banda sonora e pelo som do vento ou dos objectos, Ice Merchants é comoção e amor, capaz de tocar bem fundo.
O Homem Do Lixo / The Garbage Man, de Laura Goncalves
"Numa tarde quente de Agosto, a família junta-se à mesa. As memórias de cada um recordam a história do tio Botão, que tinha uma carrinha cheia de 'lixo' onde guardava verdadeiros tesouro."
Laura Gonçalves oferece uma mesa cheia de memórias. Uma reunião de família, à refeição, é o momento ideal para lembrar o tio Manuel, cuja história se cruza com a de muitos portugueses, entre a Guerra Colonial e a emigração para França, em que o regresso à terra era motivo de festa e admiração.
O som de um almoço de família real encaixa nas imagens, onde, a guiar a câmara, está o macaco que Manuel adoptou em África. Um companheiro curioso, que percorre a mesa e os tachos, enquanto escuta, atento, cada história, tal qual a plateia.
A animação de O Homem do Lixo condiz com o espírito de nostalgia e alegria que se vive na sala. Fotografias e objectos ajudam a ilustrar as recordações que todos guardam deste homem que recuperava tudo o que outros deitavam ao lixo.
Eis a lista completa de candidatos aos cinco lugares finais na categoria de Melhor Curta de Animação:
Black Slide
The Boy, the Mole, the Fox and the Horse
The Debutante
The Flying Sailor
The Garbage Man
Ice Merchants
It’s Nice in Here
More than I Want to Remember
My Year of Dicks
New Moon
An Ostrich Told Me the World Is Fake and I Think I Believe It
Passenger
Save Ralph
Sierra
Steakhouse
Sem comentários:
Enviar um comentário