quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

'Ice Merchants' e 'O Homem do Lixo' na corrida para o Oscar de Melhor Curta de Animação

Ice Merchants, de João Gonzalez, e O Homem do Lixo, de Laura Gonçalves, estão na lista de 15 finalistas na corrida para o Oscar de Melhor Curta de Animação. Desta shortlist sairão os cinco nomeados finais.

Recordamos as nossas críticas aos dois filmes portugueses em destaque.

Ice Merchants, João Gonzalez

"Um homem e o seu filho saltam de pára-quedas todos os dias, da sua casa fria e vertiginosa presa no alto de um precipício, para se deslocarem à aldeia que se situa na planície abaixo, onde vendem o gelo que produzem durante a noite."

A delicadeza da história e do traço de João Gonzalez, em Ice Merchants, confere à curta-metragem uma sensibilidade pouco comum. Compreende-se que tenha conquistado o Prémio da Semana da Crítica no Festival de Cannes 2022

A relação terna e de amor incondicional entre pai e filho, que vivem num precipício gelado, é pontuada por detalhes deliciosos - e cheios de pistas para o que aí vem. O baloiço nas alturas, o salto de pára-quedas, os objectos simbólicos dentro de casa ou o ritual da compra de chapéus, que todos os dias usam, bem como a perspectiva de perigo constante, tudo contribui para a criação de empatia e verdadeira preocupação da parte da plateia. Paira um sentimento de nostalgia sobre aquela casa que passa para o outro lado do ecrã, a par da espiritualidade que vai crescendo no decurso da acção.

Sem falas, embalado pela banda sonora e pelo som do vento ou dos objectos, Ice Merchants é comoção e amor, capaz de tocar bem fundo.


O Homem Do Lixo / The Garbage Man, de Laura Goncalves



"Numa tarde quente de Agosto, a família junta-se à mesa. As memórias de cada um recordam a história do tio Botão, que tinha uma carrinha cheia de 'lixo' onde guardava verdadeiros tesouro."

Laura Gonçalves oferece uma mesa cheia de memórias. Uma reunião de família, à refeição, é o momento ideal para lembrar o tio Manuel, cuja história se cruza com a de muitos portugueses, entre a Guerra Colonial e a emigração para França, em que o regresso à terra era motivo de festa e admiração.

O som de um almoço de família real encaixa nas imagens, onde, a guiar a câmara, está o macaco que Manuel adoptou em África. Um companheiro curioso, que percorre a mesa e os tachos, enquanto escuta, atento, cada história, tal qual a plateia.

A animação de O Homem do Lixo condiz com o espírito de nostalgia e alegria que se vive na sala. Fotografias e objectos ajudam a ilustrar as recordações que todos guardam deste homem que recuperava tudo o que outros deitavam ao lixo. 


Eis a lista completa de candidatos aos cinco lugares finais na categoria de Melhor Curta de Animação:

Black Slide

The Boy, the Mole, the Fox and the Horse

The Debutante

The Flying Sailor

The Garbage Man

Ice Merchants

It’s Nice in Here

More than I Want to Remember

My Year of Dicks

New Moon

An Ostrich Told Me the World Is Fake and I Think I Believe It

Passenger

Save Ralph

Sierra

Steakhouse

Sem comentários: