A propósito do centenário do cinema de animação português, destacamos o livro Um Percurso Pelo Cinema Português de Animação - Vol. 1, 1900-1929, de Paulo Cambraia, editado pela Academia Portuguesa de Cinema.
Este primeiro volume foca-se nos primeiros anos da animação em Portugal, numa investigação que vai dos filmes desaparecidos, dos quais apenas há breves referências (Almada Negreiros, em 1913, com filmes de cartões animados, e filmes publicitários de Luís Nunes para His Master’s Voice, em 1921-1922), àqueles dos quais ainda se preservaram fragmentos ou materiais, sendo o primeiro deles O Pesadelo de António Maria, datado de 1923, realizado por Joaquim Guerreiro.
Um Percurso Pelo Cinema Português de Animação resulta de um trabalho árduo, mas recompensador, como refere o autor Paulo Cambraia na introdução à obra: “Investigar as origens da Animação Portuguesa é um pouco como fazer paleontologia à procura de elos perdidos. Com um bocado de sorte conseguem-se encontrar algumas pistas, e depois é preciso continuar a escavar e a escavar até se conseguir encontrar um esqueleto muitas vezes incompleto… (…) O período percorrido por este primeiro volume, 1900-1929, tem um pouco de tudo isto: pistas recolhidas em jornais contemporâneos do filme; entrevistas publicadas contendo referências, não documentadas, a algo supostamente acontecido 46 anos antes; testemunhos de memórias com 68 anos de idade".
Resultam deste trabalho de investigação os seguintes títulos:
Filme de Cartões Animados, Almada Negreiros, 1913
His Master's Voice, Luís Nunes, 1921-1922
O Pesadelo de António Maria, Joaquim Guerreiro, 1923
Tip-Top, Fred Neto, ~1925
Cintas Pompadour, Luís Nunes, 1926
A Indigestão, de Manuel Luiz Vieira, 1927
Extintores de Incêndio - Total, 1929
Conservas de Atum, 1929
As encomendas do livro poderão ser feitas directamente à Academia Portuguesa de Cinema ou na Livraria Linha de Sombra, na Cinemateca Portuguesa, em Lisboa.
Os próximos volumes desta colecção terão uma periodicidade anual e serão também da autoria de Paulo Cambraia.
Sem comentários:
Enviar um comentário