25-abril-billboard

sexta-feira, 24 de março de 2023

Cine-concerto 'Os Faroleiros' na Culturgest a 31 de Março

Os Faroleiros, de Maurice Mariaud, será exibido na Culturgest, em Lisboa, em jeito de cine-concerto, com música ao vivo de The Arditti Quartet, composta por Daniel Moreira, no dia 31 de Março, às 21h00.

 © Still do filme Os Faroleiros, de Maurice Mariaud

O filme mudo de 1922 foi restaurado "no âmbito do FILMar, projecto operacionalizado pela Cinemateca Portuguesa, parceira e impulsionadora desta iniciativa, com o apoio do programa EEAGrants 2020/2024". Os Faroleiros acompanha um triângulo amoroso. "Em torno de Rosa (alojada no farol após a morte do seu pai no mar), do faroleiro João Vidal, por quem ela nutre sentimentos, e de António Gaspar, um outro faroleiro que vive arrebatado pelo ciúme, desenvolve-se uma narrativa apaixonante que navega entre o afecto e a violência, sempre com o mar como elemento omnipresente." 

Rodado nas agitadas águas de confluência entre o Tejo e o Atlântico e realizado por Maurice Mariaud - que também interpreta o papel de João Vidal), "Os Faroleiros esteve perdido durante décadas, tendo sido encontrado no Palácio do Bolhão, no Porto, em 1993 — onde a empresa do produtor Raul de Caldevilla, pioneiro dos filmes de publicidade em Portugal, teve a sua sede".

Esta raridade do cinema mudo português é apresentado com uma nova banda sonora, encomendada pelo Batalha Centro de Cinema (onde o filme foi exibido no passado dia 22 de Março) ao compositor Daniel Moreira

Para o cine-concerto de dia 31 de Março, na Culturgest, os bilhetes custam entre 5€ e 16€ e estão à venda na Culturgest e na rede Ticketline.

Ficha Técnica

Composição: Daniel Moreira

Interpretação: Irvine Arditti, Ashot Sarkisshan, Lucas Fels, Ralph Ehlers

Sem comentários: