25-abril-billboard

quinta-feira, 30 de março de 2023

Estreias da Semana #554

Esta Quinta-feira, chegam aos cinemas portugueses nove novos filmes. A estes juntam-se três obras do Ciclo Lucrecia Martel: O Pântano (2001), A Rapariga Santa (2004) e A Mulher Sem Cabeça (2008).

Código de Violência (2022)
White Elephant
Quando uma tentativa de assassinato é testemunhada por dois policias, Gabriel Tancredi (Michael Rooker), um antigo fuzileiro ao serviço da máfia, recebe ordens do seu implacável chefe (Bruce Willis) para eliminar toda e qualquer ameaça. Com gangues rivais em confronto cada passo que Tancredi dá coloca vidas em risco, incluindo a sua.

Dungeons & Dragons: Honra Entre Ladrões (2023)
Dungeons & Dragons: Honor Among Thieves
Líderes de um alegre bando de ladrões bem-intencionados, o bardo Edgin e a guerreira Holga estão na prisão de Revel's End após um assalto falhado. A dupla foi traída pelo nefasto Forge Fitzwilliam que se aliou à feiticeira Sofina e levou Kira, a filha de Edgin, para a grande metrópole de Neverwinter, onde, com a ajuda de Sofina, Forge se instalou como governante. Após concretizar um plano de fuga da prisão, Edgin e Holga ganham a liberdade e partem na viagem de uma vida, acompanhados pelo feiticeiro Simon Aumar, pelo dedicado Xenk Yendar e pelo inexpressivo Doric. Enquanto os aventureiros formam ténues laços de amizade, a missão torna-se cada vez mais perigosa e coloca-os em colisão não só com Forge, mas também com os Feiticeiros Vermelhos, que desejam controlar o continente de Faerûn. No desejo de obter poder supremo, os feiticeiros procuram criar um exército de escravos mortos-vivos, semeando o caos e a miséria pelo reino de Neverwinter.

Emily (2022)
Emily Brönte é uma rebelde desajustada em busca de voz enquanto escreve o futuro clássico da literatura Monte dos Vendavais. O filme explora as relações que inspiraram Emily – a relação impulsiva e apaixonada com as irmãs Charlotte e Anne, o primeiro e sofrido amor por Weightman, e a preocupação que dedica ao rebelde e idolatrado irmão Branwell.

Interdito a Cães e Italianos (2022)
Interdit aux chiens et aux italiens
Início do século XX, em Ughettera, a aldeia natal da família Ughetto, no Norte de Itália. A vida na região torna-se muito difícil e os Ughettos sonham com uma vida melhor no estrangeiro. Transcendendo todas as provações, encontrarão em França o seu porto seguro. Uma viagem no tempo, uma carta de amor aos antepassados do realizador, Luigi e Cesira Ughetto, provenientes da região de Piemonte.

Margot (2022)
Entre 1958 e 61, Margot Dias integrou quatro missões etnográficas ao extremo Norte de Moçambique. Filmou e gravou muitas horas, registos visuais e sonoros únicos da cultura makonde. Essa viagem mudou a sua vida, como se o encontro com o outro tivesse o poder e a força de a fazer reencontrar-se a si mesma. É essa mulher, por detrás dos registos destas viagens, que o filme procura retratar, indo até à sua juventude na Alemanha dos anos 20, ao encontro e casamento com o etnólogo português Jorge Dias, e às missões que fizeram juntos à então colónia portuguesa de Moçambique.

Posso Olhar Por Ti (2022)
Um grupo de crianças está organizado em prol de um objectivo comum. Mas qual? Para o alcançar, desenvolvem a sua veia empreendedora, exploram os seus talentos e capacidades, falham, desentendem-se, mas não desistem.

Querida, Alice (2022)
Alice, Darling
Alice reencontra-se com duas amigas de longa data durante um fim de semana no campo para celebrar um aniversário. Subitamente, as amigas deparam-se com a presença do namorado de Alice e descobrem que há algo muito errado naquela relação.

Terra Que Marca (2022)
Conta-se que, em tempos, vieram dois malfeitores cumprir a pena de tomar conta desta terra desabitada e em pousio. A sua sentença passou de geração em geração e foi herdada pelos homens que a trabalham. Uma mulher descalça ajeita a terra e é surpreendida por uma folha.

Toda a Beleza e a Carnificina (2022)
All the Beauty and the Bloodshed
Documentário sobre a vida da artista e activista Nan Goldin e as suas tentativas de responsabilizar a gigante farmacêutica Purdue Pharma, pertencente à família Sackler, pela epidemia de dependência de opióides que afeta os Estados Unidos. Realizado por Laura Poitras, o filme salta entre o passado e o presente de Goldin e a sua famosa exposição sobre o HIV, que foi censurada pela Associação Nacional de Educação norte-americana, em 1989. A história foca-se, sobretudo, na criação do P.A.I.N (Prescription Addiction Intervention Now), o grupo fundado por Goldin que procura responsabilizar os museus e instituições artísticas que colaboraram com a família Sackler em troca de apoio financeiro.

Sem comentários: