oportunidades-billboard

quarta-feira, 29 de março de 2023

Alvalade Cineclube promove debate feminista e 4 filmes de Maryam Tafakory a 30 de Março

O Alvalade Cineclube promove um debate feminista na última sessão do ciclo Irão, Meu Amor, que conta com quatro filmes da realizadora Maryam Tafakory, no dia 30 de Março, às 21h00, no Cinema Fernando Lopes, em Lisboa.

Nazarbazi

Dedicada ao olhar feminino do cinema persa, esta iniciativa de programação acolhe representantes dos projectos MUTIM, Elas no Cinema, Olhares do Mediterrâneo e Manamiga para discutir a condição da mulher no Irão e no mundo, a partir dos quatro filmes de Maryam Tafakory.

Com base entre Shiraz e Londres, o trabalho da realizadora foi exibido internacionalmente, no MoMA, Festival de Cinema de Locarno, IFFRBFI London, HKW Berlim e Anthology Film Archives, entre outros. Tafakory "debruça-se sobre as rebeliões possíveis, mais ou menos subversivas, à condição em que o governo iraniano mantém as mulheres. Como se pode começar uma rebelião quando se é invisível?" é uma das principais questões que se coloca.

O debate feminista será moderado por Inês Bernardo, e inclui as vozes de Marta Martins e Valquíria Porto (Manamiga), Lígia Ferraz e Letícia Mendes (Elas no Cinema), Joana Gusmão e Rita Benis (MUTIM) e Sílvia Di Marco (Olhares do Mediterrâneo). A conversa acontece no final da projecção dos filmes, aberta a todo o público. 

Filmes + Debate:

30 MAR - IRANI BAG (Maryam Tafakory, 2021, 8')

30 MAR - NAZARBAZI (Maryam Tafakory, 2022, 19')

30 MAR - I HAVE SINNED A RAPTUROUS SIN (Maryam Tafakory, 2018, 8')

30 MAR - ABSENT WOUND (Maryam Tafakory, 2017, 10') 

Sem comentários: