terça-feira, 14 de março de 2023

'Novos Encontros do Cinema Português' acontecem em Junho no Batalha Centro de Cinema

Os Novos Encontros do Cinema Português acontecem entre 6 e 8 de Junho, no Batalha Centro de Cinema, no Porto. O evento visa contribuir para o debate em torno do cinema nacional. 

Em 1967, decorreu no Batalha a Semana de Estudos sobre o Novo Cinema Português, organizado pelo Cineclube do Porto com o apoio da Fundação Calouste Gulbenkian e da Câmara Municipal do Porto. O evento foi fundamental "para a definição do que viriam a ser as políticas de financiamento da produção cinematográfica em Portugal. A discussão reuniu intervenientes de vários pontos do país, desde jovens realizadores a cineastas consagrados, cineclubistas, escritores, jornalistas e várias personalidades da cultura em Portugal".

Em 2023, os mesmos organizadores propõem um novo momento de encontro do cinema português. Dos Novos Encontros do Cinema Português resultará "um documento público que irá traduzir as reflexões e conclusões retiradas ao longo do processo de investigação, preparação e realização da iniciativa", refere a organização em comunicado.

Serão trazidos para o centro do debate quatro temas, liderados por subcomissários responsáveis pela coordenação de uma investigação e auscultação do meio — Produção (Mariana Liz), Distribuição e Exibição (Paulo Cunha), Crítica (José Bértolo), e Educação (Carlos Natálio). Este trabalho será realizado com recurso a entrevistas e a um questionário público dirigido aos profissionais do setor (lançado a 20 de Março e disponível para preenchimento online até 20 de Abril) que vão contribuir para a investigação e conclusões apresentadas no evento. Durante os Novos Encontros do Cinema Português, cada tema será discutido num debate com três convidados seleccionados pelos subcomissários, procurando propostas para o futuro do setor.

Para garantir a diversidade e abrangência da investigação, a organização dos Novos Encontros convidou um conjunto de associações, produtoras e distribuidoras a formarem uma equipa consultiva que complementará a investigação dos subcomissários. Esta equipa é composta por 13 entidades: UNA — União Negra das Artes, APR — Associação Portuguesa Realizadores, FECA — Federação Portuguesa de Escolas de Cinema e Audiovisual, APTA — Associação Portuguesa de Técnicos de Audiovisual, MUTIM — Mulheres Trabalhadoras das Imagens em Movimento, Cineclube de Viseu, Nitrato Filmes e Cinema Trindade, Portugal Film, FILMIN, Agência da Curta Metragem, Som e a Fúria, Bando à Parte, e Pandora Cunha Telles.

O programa detalhado do evento, aberto ao público e com entrada gratuita, será anunciado em Maio.

Sem comentários: