segunda-feira, 13 de março de 2023

Festa do Cinema Italiano 2023: Programa completo

A Festa do Cinema Italiano anunciou o programa completo da sua 16.ª edição que começa a 29 de Março, em Lisboa.

A Festa terá uma programação de grande impacto com filmes sobre Dante, Pirandello, Umberto Eco, Sergio Leone, Massimo Troisi e o Papa Francisco, acompanhados dos mais recentes filmes como As Oito Montanhas, L'Immensità - Por Amor e Seca e uma retrospectiva de Elio Petri.

Antestreias nacionais

Na secção Panorama, vários títulos serão apresentados em antestreia nacional. Entre eles está o filme de abertura, L'immensità - Por Amor, de Emanuele Crialese, que vai marcar presença em Lisboa. A encerrar o festival estará A Estranha Comédia da Vida, de Roberto Andò. A estes filmes juntam-se Seca, uma visão semi-apocalíptica de Paolo Virzì; As Oito Montanhas, de Felix Van Groeningen e Charlotte Vandermeersch, protagonizado por Luca Marinelli e Alessandro Borghi; As Velas Escarlates, de Pietro MarcelloA Viagem do Papa Francisco, de Gianfranco Rosi, que faz um paralelismo entre o seu percurso cinematográfico e as viagens do Papa Francisco; e Marcha Sobre Roma, de Mark Cousins, sobre a ascensão de Benito Mussolini

Seca, de Paolo Virzì

Sessões especiais

Entre as sessões especiais desta edição da Festa, vão ser exibidos Las Leonas, documentário produzido por Nanni Moretti "que segue um grupo de mulheres imigrantes em Roma unidas por uma incorrigível paixão pelo futebol"; e Sergio Leone - L’italiano che inventò l’America, de Francesco Zippel, em que Clint Eastwood, Martin Scorsese, Dario Argento ou Quentin Tarantino se juntam para prestar homenagem ao cineasta que dá título ao filme. Nesta secção é exibido ainda o documentário L'Infinito. L'universo di Luigi Ghirri, de Matteo Parisini, "sobre a vida deste fotógrafo, cuja obra vai estar em exibição no Museu CCB a partir de 28 de Março"; Laggiù qualcuno mi ama, de Mario Martone, uma homenagem ao actor e realizador Massimo Troisi; e Umberto Eco – La biblioteca del mondo, de Davide Ferrario, sobre a biblioteca privada do escritor.

Em competição

Há cinco filmes em competição na 16.ª edição da Festa do Cinema Italiano: Alla vita, de Stéphane Freiss, Margini, de Niccolo Falsetti, Settembre, de Giulia Louise Steigerwalt, Marcel!, de Jasmine Trinca, e La timidezza delle chiome, de Valentina Bersani, em antestreia internacional na Festa do Cinema Italiano e com a presença da realizadora. A presidir ao júri desta secção competitiva, especialmente dedicada a primeiras obras, estarão a realizadora Ana Rocha de Sousa, a actriz Iris Cayatte e o crítico Rui Pedro Tendinha.

Margini, de Niccolo Falsetti

Actor Toni Servillo no Teatro Maria Matos a 4 de Abril

Com o patrocínio da Embaixada de Itália em Portugal, a Festa do Cinema Italiano acolhe uma iniciativa do Instituto Italiano de Cultura de Lisboa: o espectáculo As Vozes de Dante, do Teatro Il Piccolo de Milão com Toni Servillo, que terá lugar no Teatro Maria Matos, em Lisboa, a 4 de Abril.

Programação especial Instituto Italiano de Cultura de Lisboa

A Festa do Cinema Italiano e o Instituto Italiano de Cultura de Lisboa apresentam uma programação especial a decorrer na Sala 2 do Cinema São Jorge. Haverá um foco sobre a artista Rä di Martino, cujo percurso artístico se cruzou inúmeras vezes com o cinema, e estará em Lisboa a apresentar algumas das suas obras, em colaboração com o DaLuz Collective. Também Davide Rapp que curou uma seção dedicada a esta arte experimental, apresentará o seu projeto audiovisual MedWays, baseado nas contribuições académicas de mais de 170 autores da investigação Med Ways, le vie del Mediterraneo.

Não faltarão também encontros e debates sobre literatura, com o autor Alessio Forgione, e uma programação dedicada ao público infantil, que este ano celebrará com leituras, musica e workshops criativos o centenário de Italo Calvino, com os artistas Fausto Romano, Eva Parmenter e Giulia Cellino.

O duo artístico italiano The Cool Couple conversará com a curadora da Kunsthalle de Lisboa, Alberta Romano, sobre o projecto The Cute and the Useful, vencedor da 8.ª edição do Italian Council, e apresentará o livro publicado no final do projeco. Além disso, a terceira sessão do ciclo de cinema e design Il Design incontra le Mani, coorganizado com The 3rd Floor, fará a projecção dos filmes Latta e Caffé e Le Radici e le Ali. Finalmente, como todos os anos, vão ser organizadas as aulas de italiano para principiantes.

Exposição fotográfica de Luigi Ghirri

A Festa do Cinema Italiano, em parceria com o Centro Cultural de Belém, inaugura a 28 de Março a exposição Luigi Ghirri. Obra Aberta do fotógrafo italiano Luigi Ghirri (1943-1992). A exposição, com curadoria de Pedro Alfacinha, apresenta cerca de 80 fotografias produzidas nos últimos 12 anos da sua carreira. Além desta exposição, vai ser exibido no dia 30 de Março, no Cinema São Jorge, o documentário L'Infinito. L'universo di Luigi Ghirri, de Matteo Parisini, sobre a vida do fotógrafo.

Sabores italianos, Aperi-Festas, Cine-jantares

Na programação paralela da Festa do Cinema Italiano encontram-se eventos de warm-up, encontros, concertos, aperitivos, rota dos sabores, karaoke e stand-up comedy italiano, o cine-jantar - dedicado este ano a Gina Lollobrigida -, festas (uma inspirada no filme A Grande Beleza no scenografico Palacio do Grilo e a tradicional Festa Italo-Disco no Music Box). Destaque ainda para A Rota dos Sabores, um percurso à descoberta dos locais onde os italianos a viver em Lisboa gostam de comer, composta por mais de 30 restaurantes.


Mais informação sobre a Festa do Cinema Italiano em https://festadocinemaitaliano.com/.

Sem comentários: