sexta-feira, 21 de abril de 2023

Curtas Vila do Conde 2023: Deborah Stratman em foco

O 31.º Curtas Vila do Conde dedicará um foco a Deborah Stratman, com filmes, uma exposição e uma masterclass. O festival acontece de 8 a 16 de Julho.

Inserida na secção InFocus, será apresentada uma selecção da obra cinematográfica de Stratman, haverá uma Carta Branca, no âmbito da qual a artista apresenta obras que tenham influenciado o seu trabalho, e uma exposição na Solar — Galeria de Arte Cinemática, com um conjunto de obras mostradas em contexto expositivo pela primeira vez em Portugal. A fechar este programa estará a masterclass Radical Listening, onde a artista falará sobre o enorme potencial do som e no áudio como principal motor e criador de espaço.

O trabalho de Deborah Stratman tem cruzado "todos os tipos de media: da imagem em movimento à fotografia, da escultura ao desenho ou à instalação, a sua obra pode ser encontrada tanto na selecção oficial dos festivais de Roterdão ou Sundance, como nas salas de importantes galerias e museus, como o MoMA ou o Centro Pompidou". A obra da artista "ocupa-se, sobretudo, da capacidade de questionar aquilo que subjaz às coisas mundanas, às rotinas e aos comportamentos. Explorando a história, os usos, as mitologias e os padrões impressos em diferentes tipos de paisagem — desde a província muçulmana de  Xinjiang na China, à Irlanda rural ou à Califórnia suburbana — o seu trabalho aponta os relacionamentos entre os ambientes físicos e as lutas de poder e de controlo que os humanos operam no território. Mais recentemente, Stratman tem-se focado também em narrativas históricas sobre a fé, a liberdade, o expansionismo e o paranormal".

Em 2003, Deborah Stratman foi vencedora da Competição Internacional do Curtas Vila do Conde, com In Order Not To Be Here. A sua escolha para o InFocus desta 31.ª edição do festival "cumpre com um dos principais desígnios do trabalho conjunto entre o Curtas e a Solar - Galeria de Arte Cinemática: por um lado, o de fazer a ponte entre os territórios dos Cinema e das Artes Visuais e, por outro, o de potenciar sinergias entre os dois projectos, revelando aspectos menos conhecidos da obras de artistas/cineastas de referência e da maior importância no panorama internacional".

Na edição deste ano do Curtas estão já anunciados dois cine-concertos integrantes da secção Stereo: Bohren & der Club of Gore x Le Révélateur, de Philippe Garrel (dia 13 de Julho, 23h30, no Teatro Municipal de Vila do Conde) e Miaux x Carnival of Souls, de Herk Harvey (dia 14 de Julho, 23h30, no Teatro Municipal de Vila do Conde). 

Mais informações em www.curtas.pt

DEBORAH STRATMAN (programa ainda em construção) 

— IN FOCUS

Programa 1

Optimism (Deborah Stratman) · EUA · 2018 · DOC · 15'

From Hetty To Nancy (Deborah Stratman) · EUA · 1997 · DOC · 44’


Programa 2

Musical Insects (Deborah Stratman) · EUA · 2013 · DOC · 7 '

Ray's Birds (Deborah Stratman) · EUA · 2010 · DOC · 7 '

These Blazing Stars (Deborah Stratman) · EUA · 2011 · DOC · 14’

Immortal Suspended (Deborah Stratman) · EUA · 2013 · EXP · 6’

Second Sighted (Deborah Stratman) · EUA · 2014 · DOC · 5’

The Magician's House (Deborah Stratman) · EUA · 2007 · DOC · 6’

Vever (for Barbara) (Deborah Stratman) · EUA · 2019 · DOC · 12’

Untied (Deborah Stratman) · EUA · 2001 · DOC · 3’


Programa 3

It Will Die Out in the Mind (Deborah Stratman) · EUA · 2006 · DOC · 4’ 

The Illinois Parables (Deborah Stratman) · EUA · 2016 · DOC · 60’


— CARTE BLANCHE

Wanda (Barbara Loden) · EUA · 1970 · FIC · 103’

Dubbing (Antje Ehmann, Harun Farocki) · Alemanha · 2006 · FIC · 3’

Noon (Helena Solberg) · Brasil · 1969 · FIC · 11’


— MASTERCLASS

Radical Listening

Sem comentários: