O painel de oradores do Training Ground, o segmento PRO do FEST - Novos Realizadores, Novo Cinema, está fechado e conta com nomes como Carlos Reygadas, Lone Scherfig, Brenda Chapman e Noomi Rapace.
Carlos Reygadas |
Entre os dias 19 e 26 Junho, em Espinho, o evento propõe um vasto programa de workshops e masterclasses, criando novos espaços de troca de conhecimento e contacto entre profissionais emergentes e consagrados do sector.
Destaque para a presença do realizador mexicano Carlos Reygadas, cujos "filmes são influenciados pela arte e filosofia existencialista, propondo verdadeiras jornadas espirituais ao universo interior das suas personagens principais e, com isso, explorando temas como o amor, o sofrimento, a morte e o significado da vida". Também a realizadora Brenda Chapman estará no FEST, ela que foi "a primeira mulher a dirigir um filme de animação num grande estúdio americano", O Príncipe do Egito, em 1998. Em 2012, co-realizou Brave, que ganhou um Oscar, o primeiro a ser ganho por uma mulher na categoria de Melhor Filme de Animação.
Por sua vez, Lone Scherfig virá a Espinho falar "sobre o seu processo criativo, a importância das narrativas character-driven e a sua paixão por capturar a complexidade das relações humanas na tela". A realizadora formou-se na National Film School da Dinamarca, em 1984, tendo passado por vários festivais internacionais desde o início da sua carreira. Membro do movimento Dogme 95, lançou em 2000, Italian for Beginners. Realizou também obras como Uma Outra Educação (2011), Um Dia (2014) ou Heróis da Nação (2016).
A completar o painel de oradores do FEST 2023 estarão ainda, entre outros, a actriz Noomi Rapace, o escritor Peter Straughan, o realizador Scandar Copti e o produtor Paul Miller.
Mais informações sobre o FEST 2023 podem ser consultadas em www.fest.pt.
Sem comentários:
Enviar um comentário