O Queer Lisboa e o Queer Porto revelaram as retrospectivas das edições de 2023. Yvonne Rainer e Vivienne Dick são os nomes em foco.
A 27.ª edição do Queer Lisboa acontece no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa, entre os dias 22 e 30 de Setembro. Já o Queer Porto, na sua 9.ª edição, tem lugar no Batalha - Centro de Cinema, Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto e no Maus Hábitos, de 10 a 14 de Outubro.
Tornar-se Yvonne Rainer é a retrospectiva do Queer Lisboa, dedicada à norte-americana Yvonne Rainer (São Francisco, 1934), em colaboração com a Cinemateca Portuguesa. "Coreógrafa, bailarina e cineasta, Rainer é pioneira do movimento de vanguarda norte-americano, com uma carreira de mais de cinco décadas na dança e no cinema. Embora esta sua faceta seja menos conhecida, a artista é amplamente considerada uma das personalidades mais influentes da vanguarda do cinema feminista queer, com um trabalho que enfatiza o experimentalismo e que desafia formas convencionais na exploração de questões sociais, políticas e de género".
As suas sete longas-metragens, recentemente restauradas pelo MoMA – Museum of Modern Art, com o apoio da The Celeste Bartos Fund for Film Preservation, e distribuídas pela Zeitgeist Film em parceria com a Kino Lorber, abordam temáticas provocadoras, de perspectivas inovadoras que ampliam os cânones do cinema contemporâneo. Nos seus primeiros filmes, Lives of Performers (1972) e Film about a Woman Who... (1974), Rainer "desenvolve uma análise performativa da mulher como sujeito, cuja complexa posição social incorpora um potencial transformativo"; em Kristina Talking Pictures (1976) e The Man Who Envied Women (1985) continua a abordagem a "temas relacionais, focando a natureza das relações românticas". Em 1980, com Journeys from Berlin/1971, através da utilização de de várias sessões psiquiátricas como dispositivo narrativo, "explora as ramificações do terrorismo, evocando experiências de poder e repressão". As últimas duas longas da artista, Privilege (1990) e Murder and Murder (1996), são "reflexões ousadas sobre o envelhecimento, a doença e a identidade sexual".
Para além dos filmes realizados por Rainer, a retrospectiva integra ainda dois documentários sobre a sua trajetória: Feelings Are Facts: the Life of Yvonne Rainer, de Jack Walsh; e Rainer Variations, de Charles Atlas. O programa conta ainda com um debate sobre a obra da artista homenageada, em parceria com a BoCA - Bienal of Contemporary Arts, com convidades a anunciar brevemente e que terá lugar igualmente na Cinemateca Portuguesa.
No Queer Porto, a retrospetiva No Present. No Future. No Wave. dedica-se ao movimento No Wave nova-iorquino e terá um foco especial na obra da cineasta irlandesa Vivienne Dick, que marca presença no Porto durante o festival. "Vivienne Dick abandona a Irlanda rumo a Nova Iorque durante os anos 70, onde descobre o universo social e cultural da vanguarda da cidade. Mapeando-o em Guerillère Talks (1978) e em She Had Her Gun All Ready (1978), a autora retrata questões relacionadas com a identidade feminina e as normas sociais de género". Beauty Becomes the Beast (1979) e Liberty’s Booty (1980) voltam a questionar a posição da mulher face às estruturas patriarcais. New York Conversations (1990) e New York Our Time (2020) "criam uma justaposição da materialidade da cidade, como foi e como se transformou. Fora da boémia urbana, desenvolve estéticas mais poéticas a partir dos espaços onde cresceu, no poderoso retrato familiar A Skinny Little Man Attacked Daddy (1994)". Em dois dos seus filmes mais recentes, Red Moon Rising (2015) e The Irreducible Difference of the Other (2013), Vivienne Dick propõe um "questionamento existencial num mundo orientado para a guerra e o consumo".
A retrospectiva quer pôr em diálogo o cinema de Dick com filmes de outras cineastas da época, como Bette Gordon e Beth B, ou figuras proeminentes como Nan Goldin ou Lydia Lunch. A vida artística de Lydia Lunch é retratada no documentário Lydia Lunch: the War Is Never Over (2019), realizado por Beth B que, em conjunto com Scott B, assina também Black Box (1979), protagonizado também por Lunch. Empty Suitcases (1980), de Bette Gordon, "navega os conflitos sociais e económicos de uma mulher através da desconstrução da imagem e da linguagem"; Rome ’78 (1978), de James Nares, "simula uma vida romana improvisada no que talvez seja o manifesto mais seminal do movimento".
O Queer Lisboa já tinha anunciado a longa-metragem Arrête avec tes mensonges, de Olivier Peyon, incluída na Secção Panorama. No âmbito desta sessão e em parceria com o programa MaisFRANÇA, o escritor da novela na origem do filme, Philippe Besson, marcará presença no festival para uma conversa.
FILMES ANUNCIADOS NO QUEER LISBOA 27:
RETROSPECTIVA: Tornar-se Yvonne Rainer
Feelings Are Facts: the Life of Yvonne Rainer, Jack Walsh (EUA, 2015, 83’)
Film about a Woman Who…, Yvonne Rainer (EUA, 1974, 105’)
Journeys from Berlin/1971, Yvonne Rainer (EUA, Reino Unido, antiga RFA, 1980, 125’)
Kristina Talking Pictures, Yvonne Rainer (EUA, 1976, 90’)
Lives of Performers, Yvonne Rainer (EUA, 1972, 90’)
The Man Who Envied Women, Yvonne Rainer (EUA, 1985, 125’)
Murder and Murder, Yvonne Rainer (EUA, 1996, 113’)
Privilege, Yvonne Rainer (EUA, 1990, 103’)
Rainer Variations, Charles Atlas (EUA, 2002, 42’)
* Debate: Yvonne Rainer: cinema e dança - em parceria com a BoCA
PANORAMA
Arrête avec tes mensonges / Lie with Me, Olivier Peyon (França, 2022, 98’)
FILMES ANUNCIADOS NO QUEER PORTO 9:
RETROSPETIVA: No Present. No Future. No Wave.
A Skinny Little Man Attacked Daddy, Vivienne Dick (Reino Unido, 1994, 23’)
Beauty Becomes the Beast, Vivienne Dick (EUA, 1979, 41’)
Black Box, Beth B, Scott B (EUA, 1979, 20’)
Empty Suitcases, Bette Gordon (EUA, 1980, 52’)
Guerillère Talks, Vivienne Dick (EUA, 1978, 25’)
The Irreducible Difference of the Other, Vivienne Dick (Irlanda, 2013, 27’)
Liberty’s Booty, Vivienne Dick (EUA, 1980, 48’)
Like Dawn to Dust, Vivienne Dick (EUA, 1983, 7’)
Lydia Lunch: the War Is Never Over, Beth B (EUA, 2019, 75’)
New York Conversations, Vivienne Dick (Reino Unido, 1990, 21’)
New York Our Time, Vivienne Dick (Irlanda, 2020, 79’)
Red Moon Rising, Vivienne Dick (Irlanda, 2015, 15’)
Rome ’78, James Nares (EUA, 1978, 82’)
She Had Her Gun All Ready, Vivienne Dick (EUA, 1978, 28’)
Staten Island, Vivienne Dick (EUA, 1978, 6’)
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