O Queer Lisboa 27 começou no dia 22 e acontece até 30 de Setembro, no Cinema São Jorge e na Cinemateca Portuguesa. O consumo de drogas, a saúde mental, a guerra na Ucrânia e a gentrificação são algumas das temáticas desta edição, "onde dominam os filmes assinados por mulheres cis e pessoas trans ou não-binárias".
São 80 os filmes que compõem o programa de 2023, que vão de "cinematografias sem temor em abordar questões mais sensíveis do espectro queer: das FARC à guerra na Ucrânia, da gentrificação ao assédio sexual. Filmes assinados por homens cis num 45%, por mulheres cis num 41% e por pessoas trans ou não-binárias nos 14% restantes, numa palpável demonstração de como cada vez mais o cinema queer tem assinaturas mais diversificadas".
Para além dos filmes e retrospectiva já anunciados, juntam-se os títulos que integram as cinco competições oficiais do festival e o anúncio de uma série de conversas e debates sobre várias questões sociais e culturais, "entre elas, o consumo de drogas, a saúde mental, a representação LGBTQI+ nos media ou as realidades que enfrentam no Brasil as comunidades trans e as pessoas com deficiência".
O júri da Competição de Longas-metragens é formado pela actriz Anabela Moreira, o jornalista Bernardo Mendonça e a curadora Joana Alves. Entre os filmes a concurso, encontram-se: Blue Jean, sobre o "quotidiano de uma professora apavorada com a eventual descoberta da sua sexualidade na escola, no contexto de desamparo da Grã-Bretanha thatcherista"; o vencedor do Teddy Award deste ano na Berlinale, All the Colours of the World Are Between Black and White, que vai à "periferia da metrópole nigeriana de Lagos, onde a amizade entre Bambino e Bawa dá corpo à censura interna, ao não-dito e à resistência ao desejo"; Pornomelancolía, de Manuel Abramovich, "acompanha o mexicano Lalo Santos, sex-influencer convertido em actor porno"; Regra 34, da brasileira Julia Murat, "aborda o BDSM, sexo virtual, feminismo e violência doméstica".
All the Colours of the World Are Between Black and White |
Na Competição de Documentários, o júri é composto por Francisco Frazão, director artístico do Teatro do Bairro Alto, Gertrudes Marçal, produtora da RTP, e a realizadora Susana Nobre. Nesta competição, estão filmes como: Kokomo City, onde "D. Smith acompanha trabalhadoras do sexo negras e trans, juntando-lhes clientes e namorados"; Out of Uganda tenta "compreender a discriminação naquele país, onde isso significa a ostracização e até a morte"; Peixe Abissal, de Rafael Saar, segue Luís Capucho, escritor, músico e compositor - diagnosticado com o VIH em 1996 -, "pelas ruas de Niterói e do Rio de Janeiro, numa reencenação e evocação mística da sua vida"; ou Transfariana, "que acompanha a história de um líder das FARC que na prisão começa uma relação com uma mulher trans", entre outros.
Na Competição para Melhor Curta-metragem, o júri é composto pelo bailarino André Cabral, a actriz Mia Tomé e a artista Rafaela Jacinto. Entre as curtas a concurso encontram-se obras como Aribada, "retrato espiritual de uma comunidade de mulheres trans indígenas"; Dipped in Black, "viagem de regresso às origens enquanto pessoa queer em território aborígene"; J’ai vu le visage du diable, que conta "a história de um exorcismo num contexto rural e conservador da Polónia"; Loving in Between, "novo ensaio audiovisual da realizadora sul-africana Jyoti Mistry"; Maria Schneider, 1983, "ou como reconstituir a realidade tentando discutir o lugar da mulher na indústria cinematográfica"; ou Work, de April Maxey, que faz "reflexões sobre o trabalho sexual e o estigma a ele associado".
Maria Schneider, 1983 |
O mesmo júri avalia a Competição de Curtas-metragens de Escola Europeias In My Shorts, que conta com filmes de escolas como La Fémis (Paris) e ECAM (Madrid). Entre os dez títulos a concurso, destaque para "Because I Know How Beautiful My Being Is, onde a realizadora afro-indígena Ana María Jessie Serna celebra a comunidade queer negra de Londres"; Edge, "onde Edmund Krempiński, homem trans, libera-se da opressiva sociedade polaca através da psicomagia"; Ours, que "fala sobre o desconforto que o olhar masculino desperta nas nossas sociedades"; e o português Vanette, de Maria Beatriz Castelo, recente Prémio Sophia Estudante.
Na Competição Queer Art, encontram-se: "uma rebelião de espectrofílicos em Medellín", no filme Anhell69; "a correlação entre a Covid e a epidemia de sida", em Freedom from Everything; ou Playland, "uma ode performativa ao mais antigo bar gay de Boston". O júri desta competição é formado pela directora de fotografia, Marta Simões, pela artista e activista Puta da Silva e pela actriz Teresa Coutinho.
Em "colaboração com o festival de cinema queer da Irlanda, Gaze, que no passado mês de agosto levou o melhor do cinema queer português a Dublin num programa com curadoria do Queer Lisboa, o festival anuncia o Gaze Shorts Program, mostra especial de seis curtas-metragens irlandesas selecionadas pela sua equipa de programação". Greg Thorpe estará em Lisboa para apresentar o programa e dar a conhecer o evento que dirige.
Os filmes da Secção Panorama serão complementados com debates e conversas, a acontecer na Sala 2 do Cinema São Jorge. À exibição de Cidade Lúcida, "segue-se uma conversa entre o seu protagonista, o bailarino Benvindo Fonseca, e a jornalista Carolina Franco"; e "a projecção da longa-metragem Arrête avec tes mensonges é antecedida de uma conversa entre o escritor do romance no qual se baseia o filme, Philippe Besson, e o jornalista e Presidente da Queer Palm do Festival de Cannes, Franck Finance-Madureira. Gabz 404, um dos responsáveis do filme Intransitivo: um Documentário sobre Narrativas Trans também participará numa conversa com o público do festival".
Nos debates, Chemsex e consumo de drogas na comunidade queer, conta com Cristiana Vale Pires e Rui Guerreiro como convidades, e com moderação de Maria José Campos, complementado pela exibição do filme Drifter. Na cabeça de Oliver Sacks conta com com Pedro Cabral e Bruno Maia, neurologistas, e será também moderado por Maria José Campos, complementando a exibição do documentário sobre a figura de Oliver Sacks. E para além do já anunciado debate na Cinemateca Portuguesa, Yvonne Rainer, cinema e dança, com Gisela Casimiro, João dos Santos Martins e Jorge Jácome, moderado por Cláudia Galhós e Joana Ascensão, haverá ainda lugar para Nós no ecrã. Representação LGBTQI+ nos media, "debate onde se pretende criar um diálogo sobre temas transversais a vários filmes do programa, e, mais em concreto, sobre a visibilidade da comunidade LGBTQI+ em canais como as redes sociais".
Após as sessões de cinema, vão acontecer várias festas para celebrar ao longo dos nove dias do festival e em vários espaços da cidade: Arroz Estúdios, Bar TR3S, Purex Clube, Drama Bar e NAV – Núcleo Alexandria Viva.
Mais informações em https://queerlisboa.pt/.
Vanette |
QUEER LISBOA 27 / Programa completo
NOITE DE ABERTURA
La Bête dans la jungle / The Beast in the Jungle, Patric Chiha (França, Bélgica, Áustria, 2023, 103’)
NOITE DE ENCERRAMENTO
Queendom, Agniia Galdanova (França, EUA, 2023, 98’)
COMPETIÇÃO LONGAS-METRAGENS
O Acidente / The Accident, Bruno Carboni (Brasil, 2022, 95’)
All the Colours of the World Are Between Black and White, Babatunde Apalowo (Nigéria, 2023, 92’)
Blue Jean, Georgia Oakley (Reino Unido, 2022, 97’)
Mutt, Vuk Lungulov-Klotz (EUA, 2023, 87’)
Opponent, Milad Alami (Suécia, Noruega, 2023, 119’)
Peafowl, Byun Sung-bin (República da Coreia, 2022, 115’)
Pornomelancolía, Manuel Abramovich (Argentina, Brasil, França, 2022, 98’)
Regra 34 / Rule 34, Julia Murat (Brasil, França, 2022, 100’)
COMPETIÇÃO DOCUMENTÁRIOS
As I Was Looking Above, I Could See Myself Underneath, Ilir Hasanaj (Kosovo, 2022, 62’)
Cantando en las Azoteas / Singing on the Rooftops, Enric Ribes (Espanha, 2022, 78’)
Kokomo City, D. Smith (EUA, 2023, 73’)
Out of Uganda, Rolando Colla, Josef Burri (Uganda, Suíça, 2022, 65’)
Peixe Abissal / Abyssal Fish, Rafael Saar (Brasil, 2023, 110’)
Polish Prayers, Hanka Nobis (Suíça, Polónia, 2022, 85’)
Transfariana, Joris Lachaise (França, Colômbia, 2023, 153’)
Who I Am Not, Tünde Skovrán (Romênia, Canadá, 2023, 105’)
COMPETIÇÃO CURTAS-METRAGENS
Acesso / Access, Julia Leite (Brasil, 2021, 18’)
Aribada, Natalia Escobar, Simon(e) Jaikiriuma Paetau (Alemanha, Colômbia, 2022, 30’)
Buscó a Satanás, Encontró la Familia / Sought for Satan, Found the Family, Miguel Ángel Fajardo (Colômbia, 2021, 22’)
Casa de Bonecas / Dolls House, George Pedrosa (Brasil, 2023, 16’)
The Dalles, Angalis Field (EUA, 2022, 10’)
Dipped in Black, Matthew Thorne, Derik Lynch (Austrália, 2022, 25’)
I Am a Horse, Chaerin Im (República da Coreia, Dinamarca, 2022, 8’)
I Can See the Sun but I Can’t Feel It Yet, Joseph Wilson (Reino Unido, 2023, 20’)
I’m the Only One I Wanna See, Lucia Martinez Garcia (Suíça, 2022, 6’)
Incroci, Francesca de Fusco (EUA, Itália, 2023, 13’)
J’ai vu le visage du diable / I Saw the Face of the Devil, Julia Kowalski (França, 2023, 36’)
Kerel (Sea of Love), Jon Cuyson (Filipinas, 2021, 14’)
Loving in Between, Jyoti Mistry (Áustria, África do Sul, 2023, 18’)
La main gauche / The Left Hand, Maxime Robin (Canadá, 2022, 14’)
Maria Schneider, 1983, Elisabeth Subrin (França, 2022, 25’)
Nuits Blanches / Sleepless Nights, Donatienne Berthereau (França, 2023, 25’)
Queima Minha Pele / Burn My Skin, Leonardo Amorim (Brasil, 2023, 19’)
Repair, Bertil Nilsson (Reino Unido, 2022, 11’)
SCRED TBM, Kevin Le Dortz (França, 2022, 16’)
Troy, Mike Donahue (EUA, 2022, 16’)
Warsha, Dania Bdeir (França, Líbano, 2022, 16’)
Work, April Maxey (EUA, 2022, 13’)
COMPETIÇÃO CURTAS-METRAGENS DE ESCOLA EUROPEIAS “IN MY SHORTS”
Because I Know How Beautiful My Being Is, Ana María Jessie Serna (Colômbia, Reino Unido, Brasil, 2023, 18’)
Combien danseront sur ta langue / How Many Will Dance on Your Tongue, Louis-Barthélémy Rousseau (França, 2022, 20’)
Edge, Edmund Krempiński, Jakub Dylewsk (Polónia, 2023, 18’)
Et tu cherches quoi de beau ici? / I Should Feed My Cat, Abram Cerda (Bélgica, 2022, 16’)
Les garçons dans l’eau / Boys in the Water, Pawel Thomas Larue (França, 2023, 39’)
Heart Fruit, Kim Allamand (Suíça, 2022, 20’)
Ours / Bear, Morgane Frund (Suíça, 2022, 20’)
Plastic Touch, Aitana Ahrens (Espanha, 2022, 12’)
Pussy Love, Linda Krauss (Alemanha, 2023, 4’)
Vanette, Maria Beatriz Castelo (Portugal, 2023, 13’)
COMPETIÇÃO QUEER ART
Anhell69, Theo Montoya (Colômbia, Romênia, França, Alemanha, 2022, 75’)
O Estranho / The Intrusion, Flora Dias, Juruna Mallon (Brasil, França, 2023, 107’)
Freedom from Everything, Mike Hoolboom (Canadá, 2022, 87’)
Labor, Tove Pils (Suécia, 2023, 95’)
The Life and Strange Surprising Adventures of Robinson Crusoe Who Lived for Twenty and Eight Years All Alone on an Inhabited Island and Said It Was His, Benjamin Deboosere (Bélgica, 2023, 75’)
Playland, Georden West (EUA, 2023, 72’)
Shall I Compare You to a Summer’s Day, Mohammad Shawky Hassan (Egito, Líbano, Alemanha, 2022, 63’)
Vai e Vem / Swing and Sway, Chica Barbosa, Fernanda Pessoa (Brasil, 2022, 82’)
SESSÕES ESPECIAIS
Passages, Ira Sachs (França, 2023, 91’)
Sisi & I, Frauke Finsterwalde (Alemanha, Suíça, Áustria, 2023, 132’)
PANORAMA
Arrête avec tes mensonges / Lie with Me, Olivier Peyon (França, 2022, 98’)
Cidade Lúcida / Lucid City, Adrian Stölzle (Alemanha, Portugal, 2023, 91’)
Drifter, Hannes Hirsch (Alemanha, 2023, 79’)
Intransitivo: um Documentário sobre Narrativas Trans / Intransitive: a Documentary about Trans Stories, Gabz 404, Gustavo Deon, Lau Graef, Luka Machado (Brasil, 2022, 72’)
Oliver Sacks: His Own Life, Ric Burns (EUA, 2019, 111’)
GAZE SHORTS PROGRAM
Don’t Go Where I Can’t Find You, Rioghnach Ni Ghrioghair (Irlanda, 2021, 20’)
First Date, Clara Planelles (Irlanda, 2022, 12’)
Homebird, Caleb J. Roberts (Irlanda, Reino Unido, 2022, 11’)
Punch Line, Becky Cheatle (Irlanda, 2022, 10’)
Skin to Skin Talks, Pradeep Mahadeshwar (Irlanda, 2023, 12’)
What Could Go Wrong?, Caroline Quinn (Irlanda, 2023, 17’)
RETROSPECTIVA: Tornar-se Yvonne Rainer
Feelings Are Facts: the Life of Yvonne Rainer, Jack Walsh (EUA, 2015, 83’)
Film about a Woman Who…, Yvonne Rainer (EUA, 1974, 105’)
Journeys from Berlin/1971, Yvonne Rainer (EUA, Reino Unido, antiga RFA, 1980, 125’)
Kristina Talking Pictures, Yvonne Rainer (EUA, 1976, 90’)
Lives of Performers, Yvonne Rainer (EUA, 1972, 90’)
The Man Who Envied Women, Yvonne Rainer (EUA, 1985, 125’)
Murder and Murder, Yvonne Rainer (EUA, 1996, 113’)
Privilege, Yvonne Rainer (EUA, 1990, 103’)
Rainer Variations, Charles Atlas (EUA, 2002, 42’)
CONVERSAS
Conversa com Benvindo Fonseca (moderada por Carolina Franco)
Conversa com Gabz 404
Conversa com Philippe Besson (moderada por Franck Finance-Madureira)
DEBATES
Chemsex e consumo de drogas na comunidade queer (com Cristiana Vale Pires e Rui Guerreiro, com moderação de Maria José Campos)
Na cabeça de Oliver Sacks (com Pedro Cabral e Bruno Maia, com moderação de Maria José Campos)
Nós no ecrã. Representação LGBTQI+ nos media
Yvonne Rainer, cinema e dança (com Gisela Casimiro, João dos Santos Martins e Jorge Jácome, moderado por Cláudia Galhós e Joana Ascensão)
FESTAS
Festa de Abertura / Sexta-feira 22 • Arroz Estúdios, 00h-05h. Com AAguilAA, DIDI e Rafaela Jacinto
Queer Rendez-Vous / Sábado 23 • Bar TR3S, 22h-03h.
Volunqueers Party / Quinta-feira 28 • Purex Clube, 22h-02h. Com Dj Sentado e Dj Gosto d ti
Drama Horror Picture Show / Sexta-feira 29 • Drama Bar, 19h-01h.
Festa de Encerramento - DISCORUSH! / Sábado 30 • NAV – Núcleo Alexandria Viva, 00h-06h. Com Alex B2B Afonso, Paco! e mais por anunciar.
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