oportunidades-billboard

quinta-feira, 30 de novembro de 2023

Estreias da Semana #590

Esta Quinta-feira, véspera de feriado, chegam sete novos filmes às salas de cinema portuguesas. May December: Segredos de Um EscândaloOnde fica esta rua? ou Sem antes nem depois são duas das estreias.

Feriado Sangrento (2023)
Thanksgiving
Na sequência de um motim na Black Friday que terminou em tragédia, um misterioso assassino inspirado no Dia de Acção de Graças aterroriza Plymouth, Massachusetts - o local de nascimento do célebre feriado.

May December: Segredos de Um Escândalo (2023)
May December
Uma atriz chega a Savannah, na Geórgia, para estudar a mulher que vai retratar num filme sobre uma família nascida de um escândalo público. É através deste delicado processo de exploração narrativa que a estranha e inquietante história é enquadrada, e que ficamos a conhecer o passado, a matriarca no centro do escândalo e o seu jovem marido, o americano de origem coreana com quem começou a ter um caso quando ele tinha 13 anos. Todas as vidas são o resultado de escolhas. Revisitá-las e sondá-las é um assunto arriscado. Ainda mais quando se trata de escolhas românticas voláteis como estas, e quando tantas defesas foram criadas para calar um desprezo e um julgamento tão unânimes. A rígida estrutura em que Elizabeth, a actriz, começa a penetrar é o resultado de duas décadas de persistência obstinada por parte de Gracie e Joe Atherton-Yoo, que vivem os dias que antecedem a formatura no liceu dos dois filhos mais novos. Mas à medida que Elizabeth observa e estuda Gracie e o seu mundo, e conhece o marido Joe, a sua confiança como narradora começa a vacilar. O retrato honesto que ela esperava construir, o seu empenho em revelar a verdade, fica obscurecido pelas suas próprias ambições e preconceitos, pelas suas próprias negações. E à medida que Joe se torna cada vez mais percetível, começam a ver-se mais semelhanças entre Elizabeth e Gracie do que ambas parecem capazes de reconhecer.

O Consentimento (2023)
Le Consentement
Vanessa Springora conta como se viu sob a influência de um escritor famoso. Em 1986, ela tinha 13 anos; ele, quase 50. Explica como foi vítima de uma tripla predação: sexual, literária e psíquica. Mas, para além da sua história individual, questiona também os excessos de uma época e a complacência de um ambiente cego pelo talento e pela celebridade.

O Último Animal (2023)
Didi sonha melhorar de vida. Enquanto tenta sair da comunidade onde cresceu, descobre que trabalha indirectamente para Casemiro Alves – um emigrante português conhecido como Dr. Ciro e famoso líder do jogo ilegal no Rio de Janeiro. A partir daí, o sonho de Didi transforma-se num pesadelo de violência, narcotráfico e corrupção na "cidade maravilhosa".

Onde fica esta rua? ou Sem antes nem depois (2022)
Os décors de Os Verdes Anos, realizado por Paulo Rocha em 1963, são o ponto de partida do filme. Um regresso a esses lugares, guiado pelo olhar de Rocha. Os sucessivos estratos geológicos, urbanísticos e sociais de uma Lisboa sitiada pela pandemia que interrompeu as filmagens, desenham-se frente à câmara, como um improviso de jazz contemporâneo a partir de uma partitura escrita décadas antes.

Pompeia - Cidade do Pecado (2020)
Pompei - Eros e mito
Pompeia não é apenas uma cidade: é uma lenda, destruída, perdida e descoberta. A actriz Isabella Rossellini é a anfitriã desta viagem através de Pompeia, que capta um instantâneo da vida quotidiana de uma cidade congelada no tempo, depois da erupção do Vesúvio no ano de 79 d.C. Uma exploração através de imagens e das palavras dos grandes artistas e escritores, de Plínio a Picasso, de Emily Dickinson a Jean Cocteau, mostrando como o legado de Pompeia continua a ser uma fonte de inspiração artística.

Renaissance: A Film by Beyoncé (2023)
Filme construído em redor dos concertos de Beyoncé durante a digressão mundial Renaissance, acompanha a preparação dos espectáculos até ao concerto de abertura em Estocolmo, na Suécia, culminando no grande final em Kansas City, nos EUA.

Sem comentários: