25-abril-billboard

quarta-feira, 27 de março de 2024

Festa do Cinema Italiano 2024: Programa completo

A Festa do Cinema Italiano está de regresso de 12 a 21 de Abril no Cinema São Jorge, UCI El Corte Inglés, Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema e, pela primeira vez, no Cine-Teatro Turim, em Lisboa. O evento traz cinema, música, literatura e eventos gastronómicos ligados à cultura italiana.

A abrir a Festa, no dia 12 de Abril, às 21h30, no Cinema São Jorge, em Lisboa, estará o filme Ainda Temos o Amanhã (C'è ancora domani), de Paola Cortellesi, "que aborda o papel das mulheres na democracia"

Antestreias Nacionais

Aa secção Panorama apresenta, em antestreia nacional, alguns dos filmes que vão estrear futuramente nas salas portuguesas. Nesta secção, encontram-se, além do filme de abertura, o filme de encerramento da Festa, Confidenza, de Daniele Luchetti. O actor Riccardo Scamarcio vem a Lisboa para apresentar A Sombra de Caravaggio, de Michele Placido, onde contracenou com Isabelle Huppert e Louis Garrel. Nesta secção, está também O Rapto, de Marco Bellocchio; Misericórida, de Emma Dante, que marcará presença em Lisboa; Comandante, de Eduardo de Angelis; O Boémio, de Petr Václav; e Romantiche, realizado e interpretado por Pilar Fogliati.

Em competição

São seis os filmes em competição na 17.ª edição da Festa do Cinema Italiano: Enea, de Pietro Castellitto, apresentado em Lisboa pela protagonista, Benedetta Porcaroli; Disco Boy, de Giacomo Abbruzzese; Una sterminata domenica, de Alain Parroni; El Paraíso, de Enrico Maria Artale; Felicità, de Micaela Ramazzotti; e Stranizza d'amuri, de Giuseppe Fiorello.

Sessões especiais

Nas Sessões Especiais desta edição da Festa destaque para a exibição de Milano - The Inside Story of Italian Fashion, documentário de John Maggio, "que tem como cenário a capital da moda italiana e que narra o surgimento da moda italiana e sua ascensão como um fenómeno global", com Helen Mirren, Sharon Stone, Samuel L. Jackson, Frances McDormand, Tom Ford, Gianni Versace ou Giorgio Armani

Retrospectiva "O outro 25 de Abril / L'altro 25 Aprile" na Cinemateca Portuguesa

No ano em que se comemoram os 50 anos do 25 de Abril de 1974, a Festa do Cinema Italiano associa-se à Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema para programar uma retrospectiva intitulada O outro 25 de Abril / L'altro 25 Aprile, com o objectivo de celebrar a Festa da Libertação em Itália, ou o 25 de Abril de 1945, data em que se assinala o fim do fascismo de Mussolini e o término da ocupação nazi.

La donna nella resistenza (1965), de Liliana Cavani

De 1 a 26 de Abril, "serão programadas 10 obras italianas de diferentes décadas, que, entre a ficção e o documentário pretendem reflectir sobre as conquistas democráticas em Itália e celebrar os valores da liberdade e resistência": Roma, Cidade Aberta (Roma città aperta) (1945), de Roberto Rossellini, Gli sbandati (1955), de Francesco Maselli, Tão Amigos que Nós Éramos (C'eravamo tanto amati) (1974), de Ettore Scola, Uma Vida Difícil (Una vita difficile) (1961), de Dino Risi, Una questione privata (2017), de Paolo Taviani, Inês deve morrer (L'Agnese va a morire) (1976), de Giuliano Montaldo, Il sole sorge ancora (1946), de Aldo Vergano, os documentários La donna nella resistenza (1965), de Liliana Cavani, e All'armi siam fascisti (1962) de Cecilia Mangini, Lino Del Fra e Lino Miccichè, e O Conformista (Il conformista) (1970), de Bernardo Bertolucci.

Ciclo Sem Censura no Cine-Teatro Turim e no Cinema Fernando Lopes

Após o 25 de Abril e o fim da censura em Portugal, diversos filmes italianos conquistaram o público português, entre eles: Feios, Porcos e Maus (1976), de Ettore Scola, "uma visão crua e realista da vida numa família desajustada em Roma"; Que Viva a Revolução (Allonsanfan) (1974), de Paolo e Vittorio Taviani; o thriller de terror psicológico Profondo Rosso (1975), de Dario Argento; Salon Kitty (1976), de Tinto Brass; e Malizia (1973), de Salvatore Samperi, polémico drama erótico, "explorando as complexidades das relações humanas e da sexualidade".

São estes os títulos que compõem a retrospectiva Sem Censura - Sucessos do Cinema Italiano no pós 25 de Abril que pretende "ser uma celebração da ligação entre Itália e Portugal no que diz respeito ao cinema, à liberdade, e à liberdade para ver e fazer qualquer tipo de cinema". Os cinco filmes estarão, a partir de 18 de Abril, no Cine-Teatro Turim e no Cinema Fernando Lopes, em Lisboa.

Marcello Mastroianni em Que Viva a Revolução, de Paolo e Vittorio Taviani

Música italiana em Portugal 

No dia 19 de Abril, o Cinema São Jorge recebe Massimo Zamboni, figura do punk italiano e fundador das bandas CCCP e CSI, num "espectáculo acompanhado por convidados, canções e leituras, em italiano e em português, para refletir sobre duas datas simbólicas e sinónimas de revolução em Itália e Portugal: 25 de Abril, de 1945 e de 1974".

A apresentar um filme por si protagonizado, a Festa acolhe o duo Colapesce Dimartino, uma das bandas emergentes italianas da actualidade. La Primavera della mia vita "será seguido de uma conversa e um encontro musical acústico. O filme é um road-trip que conta a história rocambolesca de dois amigos com um passado musical em comum e um futuro todo por escrever".  

Ao comando da Festa de Abertura do evento estará o duo de djs Napoli Segreta, "responsáveis do projecto NU GENEA que já tocaram em festivais como Paredes de Coura e MEO Kalorama, e que no dia 13 de Abril no Musicbox, em Lisboa, vão apresentar uma viagem musical pelo cenário sonoro de Nápoles, com uma variedade de géneros que fundem o soul, o disco, o funk, o blues, o wave, o afro-bear e o boogie, com letras em dialeto napolitano, faixas instrumentais e covers".

A Rota dos Sabores

De regresso está A Rota dos Sabores, uma viagem pela gastronomia italiana em Lisboa, em parceria com a Dig-in, e composta por 40 restaurantes, seis espaços de aperitivos e cinco gelatarias. Mais informações em https://festadocinemaitaliano.com/eventos-paralelos/rota-dos-sabores-2024.

Depois de Lisboa, a Festa do Cinema Italiano estende-se a outras cidades portuguesas: Almada (8, 15, 22, 28 e 29 de Maio), Alverca (12 e 13 Abril), Aveiro (22 e 23 Abril), Barreiro (14 a 21 Abril),  Beja (28 e 29 de Maio), Coimbra (2 a 5 Maio), Évora (24 a 26 Maio), Figueira da Foz (11 a 13 de Maio), Funchal (2 a 5 de Maio), Lagos (14 a 17 de Maio), Leiria (17 a 19 de Junho), Loulé (1 e 2 de Junho), Penafiel (12 a 18 de Abril), Porto (8 a 11 de Maio), Sardoal, Setúbal (26 a 28 Abril), entre outras a anunciar brevemente. Além fronteiras, a Festa também marcará presença em Angola, Moçambique, Cabo Verde e em mais de 20 cidades do Brasil.

Toda a informação sobre a Festa do Cinema Italiana pode ser consultada em https://festadocinemaitaliano.com/.

Sem comentários: