quinta-feira, 11 de abril de 2024

Estreias da Semana #609

Esta Quinta-feira, chegaram às salas de cinema portuguesas dez novos filmes. Revolução (Sem) Sangue e Back to Black são duas das estreias em destaque.

Avó (2021)
Juniper
Sam é um adolescente rebelde que regressa a casa após ser expulso do colégio interno. Como castigo, passa a ter a responsabilidade de cuidar da sua avó alcoólica, Ruth. O confronto geracional desencadeia uma viagem de conhecimento e crescimento para ambos: enquanto o neto lida com os seus demónios, a avó enfrenta a sua mortalidade.

Back to Black (2024)
Um olhar sobre a vida e a carreira musical de Amy Winehouse e uma tentativa de compreender como os demónios pessoais acabaram por destruí-la. Com um argumento baseado na primeira pessoa, o filme mostra a ascensão de Amy Winehouse, desde a educação num subúrbio de Londres ao estrelato mundial, antes da sua morte com apenas 27 anos.

Lupin III - O Castelo de Cagliostro (1979)
Rupan sansei: Kariosutoro no shiro / Lupin the Third: The Castle of Cagliostro
O célebre ladrão Lupin III e o seu parceiro Jigen são vítimas de um magistral embuste quando descobrem que o produto do assalto a um casino não passa de um monte de notas falsas habilmente fabricadas. Determinado a vingar-se, Lupin tenciona roubar os tesouros do Castelo de Cagliostro, mas nem tudo corre como planeado. Com a ajuda da imprevisível Fujiko e do espadachim Goemon, Lupin e Jigen terão de salvar a donzela em apuros, prestes a casar contra a sua vontade com o maléfico Conde, e abrir caminho por armadilhas, masmorras e um exército de assassinos. Conseguirá Lupin resgatar a donzela, livrar-se do seu inimigo de longa data, o Inspector Zenigata, e descobrir os tesouros secretos do Castelo de Cagliostro?

No Interior do Casulo Amarelo (2023)
Bên Trong vo kén Vàng
Inesperadamente, Thien recebe a notícia da morte da cunhada e fica responsável por cuidar do sobrinho Dao, de 5 anos. Regressa à aldeia onde nascera, para organizar o funeral, e ir à procura do irmão, e pai de Dao, que partira há anos. À medida que emerge do que parece ser um longo estado de dormência, torna-se claro que a busca que Thien empreende não é apenas pelo seu irmão, mas também por ele próprio. Neste filme-casulo sentimo-nos transportados para uma outra realidade e embrenhados numa descoberta transcendental despertada por uma catástrofe.

Os Três Mosqueteiros: Milady (2023)
Les Trois Mousquetaires: Milady
Constance é raptada diante dos olhos de D'Artagnan. Numa busca frenética para a salvar, o jovem mosqueteiro é forçado a juntar forças com a misteriosa Milady de Winter. Quando a guerra é declarada e Athos, Porthos e Aramis já se juntaram à frente de batalha, um terrível segredo do passado destrói todas as antigas alianças. À medida que o Rei fica cada vez mais sob o controlo do Cardeal Richelieu, D'Artagnan e os Mosqueteiros são o último bastião antes do caos. No entanto, envolvidos numa conspiração que ameaça colocar o país a ferro e fogo, o destino submete-os a uma terrível escolha: terão de sacrificar aqueles que amam para cumprir a sua missão? Segunda parte de uma adaptação cinematográfica em duas partes do romance de Alexandre Dumas.

Retrato de Família Com Teatro de Marionetas (2023)
Le Grand Chariot
A história de uma família de marionetistas: os irmãos Louis, Martha e Lena. O pai dirige a troupe e a avó faz as marionetas. São uma companhia e fazem espectáculos, até que um dia o pai morre de um ataque cardíaco e deixa os filhos sozinhos.

Revolução (Sem) Sangue (2024)
Baseado em factos reais, Revolução (Sem) Sangue conta a história de quatro jovens que seguem as suas rotinas diárias num regime ditatorial. Embora não se conhecessem, o dia 25 de Abril de 1974 trouxe-lhes um destino comum.  O dia que mudou o rumo do país ditou também o fim das suas vidas. Um golpe de Estado militar derrubou o Governo e a população foi incitada a permanecer em casa. No entanto, a ânsia pela liberdade levou-os, junto com a multidão, para as ruas. Esta é a história das suas vidas.

Sleeping Dogs - A Teia (2024)
Sleeping Dogs
Roy Freeman, que está a submeter-se a um tratamento de ponta para a doença de Alzheimer, é forçado a lidar com o impacto de uma investigação da sua vida como polícia quando um condenado à morte, que ele prendeu 10 anos antes, começa a proclamar a sua inocência. Intrigado e com dificuldades em recuperar a memória, Freeman pede ajuda ao antigo parceiro para reavivar o caso e descobrir a verdade. Juntos, começam a desvendar um emaranhado de segredos que obrigam Freeman a lidar com algumas descobertas terríveis.

SOS - Salvem a Nossa Escola (2022)
La cour des miracles
Nos arredores de Paris, a escola primária Jacques Prévert é ameaçada pela iminente conclusão de um novo estabelecimento de ensino. Temendo perder o pouco de diversidade social que resta na sua escola e esperando atrair os novos moradores da cidade, a directora Zahia junta-se a Marion, uma jovem e engenhosa professora, para criar a primeira "escola verde" dos subúrbios. Para isso, terão de convencer um corpo docente que não é exatamente o grupo mais ecologicamente correto do planeta.

Vincent Tem de Morrer (2023)
Vincent doit mourir
Vincent vê-se atacado de um dia para o outro sem razão aparente. Quando o fenómeno se intensifica, vê-se obrigado a fugir e a mudar completamente o seu modo de vida.

Sem comentários: