quarta-feira, 17 de abril de 2024

MDOC - Festival Internacional de Cinema Documental de Melgaço regressa de 29 de Julho a 4 de Agosto

O MDOC - Festival Internacional de Cinema Documental de Melgaço está de regresso de 29 de Julho a 4 de Agosto para a sua 10.ª edição, com foco nos 50 anos do 25 de Abril.

O festival recebe submissões de filmes até 19 de Maio e estão abertas as inscrições para as residências de cinema e fotografia, e para a oficina de cinema. 

No ano em que completa uma década de existência, o MDOC "continua a apostar na apresentação de documentários com expressão cinematográfica que interrogam o mundo em que vivemos e nos desafiam a debater questões universais com foco nos direitos humanos", referiu Carlos Eduardo Viana, coordenador do MDOC.

Residências e oficinas com foco na Revolução em diferentes geografias

Este ano, o MDOC assinala as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril com um plano de actividades alusivas ao tema. O Fora de Campo – Curso de Verão está de regresso e, de 29 de Julho a 4 de Agosto, "será ponto de encontro de pesquisa, debate e desenvolvimento de práticas criativas de várias proveniências". O tema Cinema e Revolução estará na "mesa de trabalhos abordando temas diversificados e várias geografias (como a Democracia em Vertigem do Brasil; Chile, em busca das imagens dos sonhos; Reflexos e memórias da transição espanhola; as Revoluções nas paisagens; Foto memória; África, cinema e revolução, entre outros temas)". Mais informação e conteúdo programático encontra podem ser consultados em https://mdocfestival.pt/pt/foradecampo e as inscrições devem ser feitas até 15 de Julho em https://mdocfestival.pt/pt/foradecampo-form.

No que toca às residências cinematográficas e fotográficas, no âmbito do Plano Frontal, que decorre entre 26 de Julho e 4 de Agosto, Pedro Sena Nunes irá orientar a residência Produzir um documentário, "desafiando quatro equipas a realizarem quatro documentários sobre temas locais que lhes serão propostos. A ideia passa por abordar a história da região e contribuir para a criação de um arquivo audiovisual sobre o património imaterial de Melgaço. Cada equipa selecionada usufruirá de uma bolsa no valor de 5 000€, para pagamento de despesas relacionadas com estadia, apoio técnico, produção e tutoria". As candidaturas devem ser feitas até 30 de Junho em https://mdocfestival.pt/pt/residencia-cinema-form, e o regulamento esta disponível em https://mdocfestival.pt/pt/residencia-cinema-regulamento.

No âmbito do Plano Frontal - Residência Fotográfica, durante dez dias (entre 26 de Julho e 4 de Agosto), "os participantes serão desafiados a fotografar sobre temas locais que lhes serão propostos. Esta residência, orientada também por Pedro Sena Nunes, tem como intuito promover a fotografia e incentivar ao aparecimento de novos fotógrafos. Os custos associados serão suportados por uma bolsa individual no valor de 2 000€". As candidaturas devem ser feitas até 30 de Junho em https://mdocfestival.pt/pt/residencia-fotografica-form, o regulamento esta disponível em https://mdocfestival.pt/pt/residencia-fotografica-regulamento.

As oficinas do MDOC regressam à Escola Secundária de Melgaço, entre 29 de Julho e 1 de Agosto, onde a realizadora Catarina Mourão (A Toca do Lobo e Astrakan 79) vai orientar a oficina de Cinema – Documentário “A Casa e o Mundo”. A cineasta "irá partilhar o seu processo criativo e promete desafiar os participantes a pensarem em diferentes abordagens da realidade, filmarem o conflito, o improviso, o Outro, e trabalhar num exercício prático que reflita a voz, uma abordagem pessoal, uma memória ou diferentes temporalidades". A inscrição poderá ser feita até 15 de Julho em https://mdocfestival.pt/pt/oficina-a-casa-e-o-mundo-form.

Toda a informação sobre o Festival Internacional de Cinema Documental de Melgaço em: https://mdocfestival.pt/pt.

Sem comentários: