quinta-feira, 18 de abril de 2024

Estreias da Semana #610

Esta Quinta-feira, chegam às salas de cinema portuguesas oito novos filmes. Cabrini e Guerra Civil são duas das estreias em destaque.

AEIOU - Um Breve Alfabeto do Amor (2022)
AEIOU - Das schnelle Alphabet der Liebe / AEIOU - A Quick Alphabet of Love
Anna tem 60 anos e o seu apogeu como actriz pertence ao passado. Vive sozinha, mas tem um amigo e confidente no seu vizinho de baixo, Michel, que também é solteiro. Relutantemente, aceita um emprego como terapeuta da fala de Adrian, um rapaz de 17 anos com um distúrbio na fala e algo desajustado. Ela reconhece-o como o rapaz que recentemente lhe roubou a mala na rua.

Cabrini (2024)
Francesca Cabrini, uma imigrante italiana, chega à cidade de Nova Iorque em 1889 e é recebida por doenças, crime e crianças empobrecidas. Cabrini lança-se numa audaciosa missão para convencer um presidente da câmara hostil a garantir habitação e cuidados de saúde para os mais vulneráveis. Com um inglês deficiente e uma saúde frágil, Cabrini usa a sua mente visionária para construir um império de esperança.

Da Vinci - O Grande Inventor (2023)
The Inventor
O obstinado e curioso inventor Leonardo da Vinci deixa a Itália para se juntar à corte francesa, onde tem liberdade para fazer experiências, inventar engenhocas voadoras, máquinas incríveis e estudar o corpo humano. Acompanhado pela audaciosa princesa Margarida, vai descobrir a resposta à derradeira questão: "Qual o significado de tudo isto?"

De Cor (ações) (2022)
Par coeurs
Verão de 2021. Isabelle Huppert prepara a peça de teatro O Cerejal, de Anton Tchékhov. Fabrice Luchini ensaia textos de Nietzsche. Os dois espectáculos vão estrear no Festival de Avignon. Quando deixam os bastidores e sobem ao palco, os dois actores transfiguram-se. O público não imagina o que aconteceu antes. Ao seguir o seu dia-a-dia, nas semanas que antecedem as estreias, Benoît Jacquot mostra os dois actores como nunca os víramos antes.

Em Nome da Terra (2023)
Chłopi / The Peasants
Jagna, uma jovem de 19 anos, dona de uma beleza única e de um espírito irreverente e livre, é uma das mulheres mais cobiçadas da aldeia. Quando Boryna, um latifundiário influente e rico, fica viúvo, a família de Jagna força-a a casar para benefício próprio, mas Jagna é apaixonada por Antek, filho de Boryna, e, para viver esse amor, quebra as regras e os padrões sociais da época, criando rebuliço e muita inveja na pacata e aborrecida aldeia polaca de finais do século XIX. Animação pintada à mão sobre acção real, baseada no romance homónimo do escritor polaco vencedor de um Prémio Nobel, Władysław Reymont.

Encontro Infernal (2023)
Sympathy for the Devil
Um homem comum conduz pelas ruas de Las Vegas a caminho do hospital onde a mulher está a dar à luz o seu segundo filho. Entra no parque de estacionamento, estaciona e enquanto procura algo, vê um homem misterioso forçar a entrada no banco de trás e sacar de uma arma obrigando-o a arrancar. A partir deste instante, ambos se vêem envolvidos numa viagem infernal onde nem tudo é o que parece.

Guerra Civil (2024)
Civil War
Num futuro próximo, a América está dividida em múltiplas fações que se envolveram numa guerra civil em rápida escalada. As Forças Ocidentais, uma aliança armada de estados em revolta contra o governo federal, está a dias de forçar a rendição do Capitólio. Na esperança de conseguir uma derradeira entrevista com o presidente, uma fotógrafa que captou atrocidades e conflitos em todo o mundo, viaja numa pequena caravana de jornalistas integrada na coluna das forças armadas que tenta alcançar Washington antes que os rebeldes se apoderem da Casa Branca.

O Rapto (2023)
Rapito
A história de Edgardo Mortara, o jovem judeu que vivia em Bolonha, Itália, e que em 1858, depois de ter sido baptizado secretamente, foi retirado à força à sua família para ser educado como cristão. A luta dos seus pais para libertar o filho tornou-se parte de uma batalha política mais vasta que opôs o papado às forças da democracia e da unificação italiana.

Sem comentários: