ISTINA (Truth), de Tamara Denić, foi o grande vencedor da 6.ª edição do Moinho Cine Fest. O festival aconteceu nos dias 5, 6, 13 e 20 de Abril em Custóias, Leça do Balio e Guifões, Matosinhos.
O filme da realizadora sérvio-alemã Tamara Denić conquistou os prémios de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Curta-metragem.
ISTINA(Truth), de Tamara Denić |
ISTINA (Truth) "foi produzido no âmbito de projecto final de mestrado na Hamburg Media School com o apoio da Friedrich Naumann Foundation for Freedom e inspirou-se na liberdade de imprensa e na liberdade de expressão, que estão sob enorme pressão nos Balcãs". Nika Rozman é a protagonista da curta-metragem, que conta a história de Jelena, uma fotojornalista sérvia ameaçada por grupos de extrema-direita em Belgrado, que foge para a Alemanha com a filha. Mas, na Alemanha, também é vítima de violência contra jornalistas.
O júri da 6.ª edição do Moinho Cine Fest, foi constituído por António Costa Valente, Mário Branquinho e Tiago Afonso, que também distinguiu outros filmes. Aplauso, de Guilherme Daniel, venceu na categoria de Melhor Filme Português; Gosto de te ver a dormir, de Hugo Pinto, conquistou o título de Melhor Filme Mobile; Díluvio, de Eduardo Cruz, foi a Melhor Média-metragem; Tanganhom, de Vitor Covelo, foi a Melhor Micro-metragem; To Be, de Pascal Jousse, conquistou o prémio para Melhor Nano-metragem; Two One Two, de Shira Avni, venceu Melhor Animação; A life at See, de Elisa Mand e Bente Rohde, foi o Melhor Documentário; Dva, de Alexandra Karelina, conquistou o prémio de Melhor Filme Experimental; e Middle Eastern Stories: Father, de Reza Daghagh, venceu na categoria de Melhor Ficção. Foram ainda atribuídas Menções Honrosas para Amoreiras, de Pedro Augusto Almeida, I was born in 1988, de Yasaman Baghban, e Motus, de Nelson Fernandes.
Toda a informação sobre o Moinho Cine Fest em https://moinhocinefest.com/.
Sem comentários:
Enviar um comentário