Esta Quinta-feira, chegam às salas de cinema portuguesas seis novos filmes. A estes juntam-se os títulos do Ciclo Mestres Japoneses Desconhecidos IV: Imagem de uma Mãe (1959), Roída até ao Osso (1966) e Yôko, a Delinquente (1966).
A Complete Unknown (2024)
Nova Iorque, 1961. Tendo como cenário o vibrante panorama musical e a agitação cultural da época, um jovem de 19 anos do Minnesota chega à cidade com a sua guitarra e um talento revolucionário, destinado a mudar o rumo da música americana. Ao longo da sua ascensão meteórica, estabelece relações próximas com ícones da música em Greenwich Village, culminando numa atuação inovadora e controversa que ressoa por todo o mundo.
A Mulher de Tchaikovsky (2022)
Zhena Chaikovskogo / Tchaikovsky's Wife
Rússia, século XIX. Antonina Miliukova, uma jovem rica e brilhante, nascida na aristocracia, apaixona-se por Piotr Tchaikovsky desde o momento em que ouve a sua música. O compositor aceita casar-se com ela, mas depois de a culpar pelos seus falhanços, tenta livrar-se de Antonina das formas mais brutais. Consumida pelos seus sentimentos, Antonina decide suportar e fazer o que for preciso para ficar com ele. Humilhada, desonrada e descartada, é lentamente levada à loucura.
A Semente do Figo Sagrado (2024)
Daneh Anjeer Moghada / The Seed of the Sacred Fig
Filmado inteiramente em segredo, o thriller de Mohammad Rasoulof, A Semente do Figo Sagrado, centra-se numa família empurrada para a opinião pública quando Iman é nomeado juiz de instrução em Teerão. A agitação política irrompe nas ruas e Iman percebe que o seu trabalho é ainda mais perigoso do que o esperado, tornando-se cada vez mais paranóico e desconfiado, até mesmo da sua própria esposa Najmeh e das filhas Sana e Rezvan.
Companion (2025)
Iris apaixona-se por Josh, um jovem bilionário encantador que conhece enquanto faz compras. Após ser convidada para um fim-de-semana na propriedade à beira do lago do seu novo namorado, Iris descobre um segredo terrível: ela é, de facto, um robot sexual programado para obedecer aos caprichos do seu mestre e todo o namoro foi apenas uma das suas fantasias doentias. Determinada a recuperar o controlo sobre o seu destino, Iris consegue libertar-se da manipulação de Josh e decide vingar-se.
Noites Claras (2024)
Todas as famílias interagem à sua maneira. Cada uma, faz felizes, ou infelizes, os que a ela pertencem. Mesmo que pouco se vejam, como o caso destes irmãos afastados – não primos distantes, mas irmãos de sangue que mal se viram ao longo dos anos. Os problemas que enfrentam acabam por uni-los, dando-lhes a coragem necessária para reinventarem as suas vidas e ultrapassarem os impasses. Lídia não sabe o que fazer com a nova vida que cresce dentro de si, não aguenta as expectativas, não se sente capaz de ser boa mãe, não reconhece o seu corpo, foge de casa e do marido. Lauro, o irmão, trabalha numa agência funerária, é a sua profissão. Divorciado, com um filho, não sabe o que fazer com a sua bissexualidade. Compreende o que lhe pedem o corpo e a alma, mas reconhece que não é fácil aceitar essa verdade, quanto mais partilhá-la com os outros. Os irmãos pouco se viam, mas os problemas de ambos aproximam-nos e, juntos, vão ter a coragem de refazer as suas vidas.
Submissão (2024)
Subservience
Com a mulher no hospital, um pai em dificuldades compra um robot doméstico dotado de inteligência artificial com o objectivo de simplificar a sua vida. À medida que o robot se afeiçoa ao novo proprietário, alguns limites começam a ser ultrapassados. Em pouco tempo, assume que deve eliminar o que considera ser a verdadeira ameaça à felicidade dele: a família.
Sem comentários:
Enviar um comentário