A 5.ª edição da Algarve Film Week regressa a Loulé de 17 a 24 de Janeiro. Da programação desta semana dedicada ao cinema, fazem parte a 12ª Monstrare – Mostra Internacional de Cinema Social e o MAIA – Mercado de Animação Ibero-Americano.
![]() |
| Terra Vil, de Luís Campos |
O evento - que visa promover o encontro entre criadores, profissionais, estudantes e público em geral - decorrerá em vários locais: escolas do concelho, Auditório Solar da Música Nova, Palácio Gama Lobo, Pavilhão Multiusos 25 de Abril, em Almancil na Black Box, e o Cineteatro Louletano. A entrada é livre.
Monstrare – Mostra Internacional de Cinema Social
A Monstrare, o primeiro festival de cinema social criado em Portugal, arranca a sua 12ª edição este Sábado, 17 de Janeiro, com o documentário Free Fish, de Bisan Owda, uma coprodução portuguesa rodada ao longo de um ano na Faixa de Gaza, que relata a história de dois irmãos palestinianos, ambos pescadores, separados pela guerra, mas ligados pelo mar. A noite encerra com o Concerto Cinema Jazz Project, de Arsénio Martins e Paulo Lopes.
18 de Janeiro é dedicado aos mais novos e às famílias, com a exibição de O Segredo dos Perlimps, do realizador brasileiro Alê Abreu, no Pavilhão Multiusos 25 de Abril, em Almancil. O filme aborda temas como a amizade, a empatia e o poder da imaginação.
As curtas-metragens e documentário chegam nos dias 19 e 20 de Janeiro, sessões com especial enfoque no público jovem e escolar. Entre os filmes exibidos destaque para Fauve, de Jérémy Comte, curta-metragem sobre infância e risco; From War, With Love, de Jordana Gasparinho, uma história de amor, através de cartas trocadas durante a Segunda Guerra Mundial; Paco, de Kent Donguines, sobre identidade e crescimento emocional; e o documentário Fragmented, de Balolas Carvalho e Tanya Marar, que cruza territórios e experiências fragmentadas entre Portugal, Palestina e Reino Unido. Estas sessões são acompanhadas pelo workshop Filmes na Minha Vida, dinamizado pela Plutão de Verão.
No dia 21 de Janeiro, a Monstrare apresenta no Cineteatro Louletano o documentário O Que é Feito de Ti, Sónia, de Catarina Neves, que interroga a invisibilidade social, a identidade e o tempo.
No dia seguinte, 22, também no Cineteatro Louletano, é exibida em antestreia nacional a longa-metragem Hot Milk, de Rebecca Lenkiewicz, um drama psicológico que explora relações familiares, desejo de emancipação e tensões emocionais na cidade costeira espanhola de Almería.
![]() |
| Hot Milk, de Rebecca Lenkiewicz |
A programação da Monstrare inclui ainda, no dia 23 de Janeiro, a apresentação do livro Rosa, de Sónia Balacó, na Biblioteca Municipal Sophia de Mello Breyner Andresen, reforçando a ligação entre cinema, literatura e pensamento crítico.
A encerrar a programação da Monstrare estará Terra Vil, primeira longa-metragem de Luís Campos, exibido publicamente pela primeira vez em Portugal no Cineteatro Louletano, no dia 24 de Janeiro, às 14h30. O filme conta com William Cesnek, Ruben Gomes e Lúcia Moniz nos principais papéis e passa-se nas margens do Rio Douro, evocando a Tragédia de Entre-os-Rios, que permanece viva na memória colectiva nacional e continua a marcar as comunidades ribeirinhas da zona.
MAIA - Mercado de Animação Ibero-Americano
O MAIA – Mercado de Animação Ibero-Americano irá integrar a Algarve Film Week em 2026. Organizado pela APPA – Associação Portuguesa de Produtores de Animação, recentemente instalada em Loulé, ao abrigo de um protocolo celebrado com a Câmara Municipal de Loulé, o MAIA introduz uma dimensão adicional de profissionalização, dinamismo e criatividade ao festival, o que reforça a sua projecção no panorama audiovisual ibero-americano. O encontro realiza-se em torno de dois eixos principais: o dos profissionais, através de um espaço de networking, masterclasses, debates e reuniões speed meeting; e o dos Novos Autores, com sessões de pitching de curtas, séries e longas-metragens avaliadas por especialistas e reuniões speed meeting com produtores. O Brasil é o país convidado desta edição, celebrando a união cultural e linguística entre os países de língua portuguesa, ampliando a visibilidade das suas histórias, talentos e produções no contexto ibero-americano.
Prémios Cinetendinha
No Sábado, 24 de Janeiro, às 18h00, realizam-se os Prémios Cinetendinha, no Cineteatro Louletano, uma iniciativa promovida pelo crítico de cinema e jornalista Rui Pedro Tendinha que distingue os melhores filmes e interpretações do ano. Em 2026, os prémios chegam à sua 6.ª edição, com transmissões garantidas no Sapo.pt e na SIC Radical.
.jpg)

Sem comentários:
Enviar um comentário