sábado, 24 de janeiro de 2026

MONSTRA 2026: De 12 a 22 de Março, com filme-concerto de 'Pedro e o Lobo' e animação da Letónia

A 25.ª edição da MONSTRA - Festival de Animação de Lisboa regressa ao Cinema São Jorge, de 12 a 22 de Março. Este ano, o evento tem a Letónia como país convidado.


Na cerimónia de abertura, o festival vai celebrar os 90 anos de Pedro e o Lobo, uma história contada através da música, composta por Serge Prokofiev, em 1936, com a projecção do filme de 2006, realizado por Suzie Templeton, desta vez acompanhado de música interpretada ao vivo pela Orquestra de Sopros da Academia de Música de Santa Cecília.

Na sessão de abertura, serão também exibidos dois filmes de animação da Letónia, país cuja cinematografia será alvo de retrospectiva nesta edição do MONSTRA: The Kiosk, de Anete Melece, e Wings and Oars, de Vladimir Leschiov. Ambos os realizadores estarão em Lisboa durante o festival, onde irão dar masterclasses e integrar o júri oficial.

The Kiosk, de Anete Melece

A animação da Letónia combina uma forte tradição de curtas-metragens com uma produção cada vez maior de longas-metragens e o seu reconhecimento global foi alcançado com Flow (2024), de Gints Zilbalodis, que conquistou o Oscar para Melhor Filme de Animação.

Em parceria com o Museu da Marioneta, a MONSTRA inaugura a 13 de Fevereiro a exposição 60 anos de Animação de Marionetas da Letónia - Estúdio Animācijas Brigāde, uma mostra dos bastidores de um dos maiores estúdios de cinema de animação da Letónia, dedicado à animação stop-motion, e que produziu mais de 140 filmes desde a sua origem, em 1966, pelo mestre Arnolds Burovs. O público poderá ver marionetas e cenários de alguns de 12 filmes deste estúdio até ao dia 19 de Abril. A exposição conta com o apoio do Museu da Marioneta, da Mission Latvia e do National Film Centre of Latvia.

Masterclass Alexandra Ramires e Laura Gonçalves e MONSTRINHA Escolas

Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, realizadoras de Água Mole (2017) e Percebes (2024), vão marcar presença no festival a 18 de Março, com uma masterclass intitulada A força do fazer a várias mãos nos filmes de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves. A masterclass destina-se aos alunos das escolas de ensino artístico de Lisboa (ensino secundário e universitário) e pretende abordar os processos criativos e técnicos que dão vida aos filmes das realizadoras. As inscrições já podem ser feitas através do site do festival.

La Bolsita de Agua Caliente, de Yuliana Brutti

As inscrições para as sessões escolares da MONSTRINHA já estão abertas e terão uma programação especialmente pensada para cada faixa etária: pré-escolar (3 a 5 anos), 1º ciclo (6 a 9 anos), 2º e 3º ciclos (10 a 14 anos) e Geração M (ensino secundário).

Mais informações em https://www.monstrafestival.com/pt/.

Sem comentários: