quarta-feira, 21 de janeiro de 2026

Outsiders - Cinema Independente Americano chega a Lisboa a 27 de Janeiro (e estende-se ao Porto e a Ponta Delgada)

A 5.ª edição do Outsiders - Cinema Independente Americano regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa, de 27 de Janeiro a 1 de Fevereiro. Este ano, o ciclo estende-se pela primeira vez ao Porto (de 19 a 22 de Março, no Cinema Trindade) e a Ponta Delgada (de 9 a 12 de Abril, no Teatro Micaelense).

Em Lisboa, o Outsiders apresentará 12 filmes de produção independente e recente, inéditos em Portugal. Carlos Nogueira, curador do ciclo, afirma que, através destas obras, "é possível desenhar um retrato da América contemporânea, um país cheio de contradições, uma sociedade com reconhecidas fracturas sociais, económicas e culturais, que atravessa um momento de profunda crise existencial, mas que, feitas as contas, não cessa de nos fascinar".

O filme que abrirá esta 5.ª edição é Peak Season, de Steven Kanter e Henry Loevner, que acompanha dois jovens yuppies nova-iorquinos, que vão passar uns dias de férias a uma estância turística de Verão para ricos, enfrentando escolhas nem sempre fáceis de concretizar.

The Featherweight, de Robert Kolodny, é exibido no dia 28 de Janeiro. Ambientado na década de 1960, o filme conta a história real do pugilista ítalo-americano Willie Pep (o lutador com o maior número de vitórias de todos os tempos) que, aos 40 e poucos anos, já em decadência e com a vida pessoal em ruínas, decide regressar aos ringues.

Rebuilding, de Max Walker-Silverman, protagonizado por Josh O'Connor, passa no dia 29 de Janeiro. O filme, um western contemporâneo, coloca em confronto o mito do cowboy americano e a crise ambiental actual.

No dia 30 de Janeiro, é exibido Eephus, a estreia na realização de Carson Lund. A longa-metragem foca-se num projecto de construção que iria destruir o campo de beisebol de uma pequena cidade. No mesmo dia, passa ainda Twinless, de James Sweeney, que valeu ao actor Dylan O'Brien o Prémio de Melhor Interpretação no Festival de Sundance, aborda uma improvável amizade travada num grupo de apoio para gémeos em luto pelo desaparecimento dos irmãos. 

Good One, de India Donaldson, chega ao Outsiders no dia 31 de Janeiro à tarde, e conta a história de uma jovem de 17 anos, que parte de mochila às costas numa viagem de três dias pelas montanhas Catskills com o seu pai e o seu melhor amigo. Segue-se Love After Love, de Russell Harbaugh, protagonizado por Andie MacDowell, um drama familiar autobiográfico sobre o processo de luto de uma família após a morte do patriarca. À noite é exibido Keep Quiet, de Vincent Grashaw, um retrato da vida quotidiana numa reserva indígena, contando com a ajuda de Lou Diamond Phillips, actor celebrizado pelo seu papel em La Bamba (1987).

No último dia do Outsiders em Lisboa, 1 de Fevereiro, é exibido Our Hero, Balthazar, do estreante Oscar Boyson, uma história sobre a passagem à idade adulta, que explora o impacto das redes sociais e da cultura do uso de armas americana na adolescência moderna, com humor negro à mistura. A encerrar o ciclo está Fantasy Life, uma comédia romântica de Matthew Shear, protagonizado por Amanda Peet.

Tyler Taormina é o convidado desta edição

O jovem realizador, argumentista, produtor e composidor Tyler Taormina vai marcar presença em Lisboa para apresentar dois dos seus filmes e dar uma masterclass gratuita ao público no dia 29 de Janeiro, às 17h00.

No dia 28 de Janeiro, às 21h00, é exibido Christmas Eve in Miller's Point, com Michael Cera, Maria Dizzia, Francesca Scorsese e Matilda Fleming. O filme acompanha quatro gerações da família Balsano reunidas para o que pode ser o último Natal na velha casa de família, em Long Island.

No dia 29 de Janeiro, passa o filme de estreia do realizador, Ham On Rye, que conta com mais de cem atores, incluindo não profissionais, a fim de explorar a relação de uma comunidade suburbana com o ritual de um baile de finalistas e a decadência de uma certa visão da humanidade. 

Como produtor, Taormina está por trás do êxito de filmes como Eephus, No Sleep Till ou Topology of Sirens, que, tal como os seus filmes, foram produzidos no âmbito da Omnes Films, produtora que ajudou a fundar juntamente com amigos.

PROGRAMA OUTSIDERS 2026

Cinema São Jorge

27 Janeiro

21h30: PEAK SEASON, Steven Kanter, 2023, 82' - sessão de abertura


28 Janeiro

19h00: THE FEATHERWEIGHT, Robert Kolodny, 2023, 99'

21h30: CHRISTMAS EVE IN MILLER’S POINT, Tyler Taormina, 2024, 106'


29 Janeiro

17h00: BEG BORROW STEAL - Masterclass por Tyler Taormina

19h00: HAM ON RYE, Tyler Taormina, 2019, 85’

21h30: REBUILDING, Max Walker-Silverman, 2025, 95’


30 Janeiro

19h00: EEPHUS, Carson Lund, 2024, 99'

21h30: TWINLESS, James Sweeney, 2025, 100’


31 Janeiro

17h00: GOOD ONE, India Donaldson, 2024, 89'

19h00: LOVE AFTER LOVE, Russell Harbaugh, 2017, 91’

21h30: KEEP QUIET, Vincent Grashaw, 2025, 104'


1 Fevereiro

17h00: OUR HERO, BALTHAZAR, Oscar Boyson, 2025, 91’

19h00: FANTASY LIFE, Matthew Shear, 2025, 92' - sessão de encerramento


Mais informações em https://www.flad.pt/outsiders/.

Sem comentários: