No último dia do 8 ½ Festa do Cinema Italiano, ficámos a conhecer os grandes vencedores desta 7ª edição. O júri do festival premiou dois filmes, ex aequo: La mafia uccide solo d'estate (A Máfia só mata no Verão), de Pierfrancesco Diliberto, e The Special Need, de Carlo Zoratti e Cosimo Bizzarri. Já o Prémio Canais TVCINE, votado pelo público, foi atribuído a Zoran, o meu sobrinho herdado, de Matteo Oleotto.
Para o o júri - composto por Lorenzo Codelli, vice-director da Cineteca del Friuli di Gemona e crítico de cinema, Jean Paul Bucchieri, encenador, investigador e docente na Escola Superior de Teatro e Cinema e o fadista Camané -, "apesar de tratarem temáticas e linguagens muito diferentes, reconhecemos que os dois filmes são contributos importantes no que diz respeito a questões muito relevantes no contexto social actual."
Sobre La mafia uccide solo d'estate, o júri afirma que "o filme, através de uma subtil ironia e uma certa dose de humor, consegue relatar com lucidez e eficácia, uma questão sempre muito complexa e difícil de descrever e cria, com sucesso, uma osmose entre as imagens reais da televisão daquela época e a ficção do próprio filme, formando uma narrativa forte e bem estruturada". Já sobre The Special Need, classificam-no como "um filme corajoso sobre amizade, que ultrapassa sem medo e sem preconceito uma questão, muitas vezes, posta de parte. Trata-se de um filme generoso, que nunca cai em possíveis moralismos, evidenciando, tal como a personagem principal, uma profunda sinceridade, criando, assim, uma ligação afetiva entre o filme e o espetador."
O 8 ½ Festa do Cinema Italiano prestou ainda homenagem a Vittorio Storaro, que recebeu o Prémio Carreira.
Depois de um balanço muito positivo em Lisboa, o 8 ½ segue para Coimbra, onde se realiza de 21 a 23 de Abril, no Teatro Académico Académico Gil Vicente. Estará depois no Porto, de 24 a 27 de Abril, na Casa das Artes; no Funchal, de 8 a 11 de Maio, no Teatro Municipal Baltazar Dias, e em Loulé, de 16 a 18 de Maio, no Cine-Teatro Louletano. A Festa do Cinema Italiano segue depois viagem para outros países lusófonos em datas e locais a anunciar em breve.
Sem comentários:
Enviar um comentário