*4.5/10*
Presente em Lisboa, Fabrice du Welz trouxe ao MOTELx'14 um filme que prometia muito. Livremente inspirado numa história verídica que abalou os Estados Unidos da América entre 1947 e 1949, e deu origem, em 1969, ao filme The Honeymoon Killers, Alleluia debruça-se sobre a história de Michel, um mulherengo incorrigível e gigolô profissional. Quando conhece Gloria, esta torna-se mais do que uma conquista. Ela perde a razão por amor a ele e, ao descobrir a verdadeira profissão de Michel, prefere tornar-se sua cúmplice do que arriscar perdê-lo. Juntos embarcam numa odisseia selvagem e mortífera.
O argumento é interessante, mas o rumo não parece ser o mais acertado. Às boas interpretações de Laurent Lucas e, especialmente, de Lola Dueñas - que tem aqui uma entrega estrondosa -, juntam-se bons planos e algumas sequências curiosas, onde se destaca o momento em que Michel e Gloria dançam junto a uma fogueira, num misto de luz e som completamente alucinante e desconcertante - sem dúvida, o melhor momento da longa-metragem.
O resto não é muito aliciante. O início prende-nos a atenção e faz-nos esperar algo verdadeiramente surpreendente; no decorrer da acção, entre uma ou outra cena um pouco mais gráfica, o interesse perde-se, com vítimas, obsessão e um pouco mais do mesmo, e sem um twist que faça Alleluia valer realmente a pena.
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