domingo, 31 de julho de 2016

Sugestão da Semana #231

Das estreias da passada Quinta-feira, o Hoje Vi(vi) um Filme destaca Jason Bourne, de Paul Greengrass, a continuação da saga protagonizada por Matt Damon.

JASON BOURNE


Ficha Técnica:
Título Original: Jason Bourne
Realizador: Paul Greengrass
Actores: Matt Damon, Tommy Lee Jones, Alicia VikanderVincent CasselJulia Stiles
Género: Acção, Thriller
Classificação: M/12
Duração: 123 minutos

Momentos para Recordar #39

O Momentos para Recordar traz ao Hoje Vi(vi) um Filme uma das cenas mais icónicas da História do Cinema: a Escadaria de Odessa de O Couraçado Potemkine, realizado por Sergei M. Eisenstein em 1925. Um marco do cinema soviético, filmado de forma impressionante.

O Couraçado Potemkine (Bronenosets Potemkin), Sergei M. Eisenstein (1925)

sexta-feira, 29 de julho de 2016

Estreias da Semana #231

Chegaram esta Quinta-feira às salas de cinema portuguesas sete filmes. A reposição de Barry Lyndon (cópia restaurada) destaca-se numa semana de estreias como Jason Bourne ou Uma Pastelaria em Tóquio.

Altamira (2016)
Corre o ano de 1879. Maria, de nove anos, e o seu pai Marcelino (Antonio Banderas), habitantes da comunidade espanhola de Cantábria, descobrem, por mero acaso, uma caverna com pinturas rupestres que remontam ao Paleolítico Superior. Conchita, a devota mãe de Maria, duvida que selvagens pré-históricos possam ter criado tal beleza, levando a que a Igreja Católica veja a descoberta como uma ameaça. Surge a acusação de que as pinturas são falsas, o que só aumenta a determinação de Marcelino em encontrar a verdade.

Barry Lyndon (1975)
No século XVIII, numa pequena aldeia na Irlanda, o jovem Redmond Barry apaixona-se pela prima, Nora Brady. Quando Nora e a sua família mostram preferência pelo mais abastado capitão britânico John Quin, Barry desafia-o para um duelo. Após vencer o oficial, vê-se forçado a fugir para Dublin, mas é assaltado durante o caminho. Sem outra alternativa, Barry alista-se no exército britânico que se prepara para combater na Guerra dos Sete Anos.

Jason Bourne (2016)
Há quase duas décadas, após lhe dizerem que o pai morreu num atentado terrorista, um jovem soldado ofereceu-se como voluntário para um programa experimental de operações especiais. Disseram-lhe que honraria a família e o país ao desenvolver a níveis inimagináveis o seu intelecto, agilidade e capacidade de combate. Era tudo mentira. Sujeito a um treino brutal de que não tem memória, por parte de pessoas que não consegue identificar, transforma-se em Jason Bourne (Matt Damon), um assassino de elite, uma máquina de guerra no valor de cem milhões de dólares. Mas algo falhou e Bourne mantém alguns traços de humanidade. Acaba por descobrir os segredos por detrás do seu treino e localiza os criadores do projecto. Enquanto tentam eliminá-lo, matam a única mulher que alguma vez amou. Após exercer vingança e ficar a saber tudo sobre a sua verdadeira identidade, Bourne desaparece do mapa. Agora, um novo programa é activado por uma estrutura de poder global ainda mais complexa e perigosa que pretende manipular a informação, o terror e a tecnologia a favor de uma agenda pouco clara. E Jason Bourne reaparece.

Mulheres Procuram-se Para Ir a Casamento (2016)
Mike and Dave Need Wedding Dates
Mike (Adam Devine) e Dave (Zac Efron) são dois irmãos sempre prontos para a festa que colocam um anúncio online a fim de encontrarem raparigas respeitáveis (Anna Kendrick, Aubrey Plaza) que os acompanhem ao casamento da irmã no Havai. Pensando que serão a principal atracção do dia, os rapazes acabam enganados pelas aparentemente respeitáveis raparigas.

Um Homem à Altura (2016)
Un Homme à la Hauteur
Diane (Virginie Efira) é uma mulher bonita, uma advogada brilhante e espirituosa. Acaba de pôr fim a um casamento com o qual estava descontente e está agora livre para encontrar o homem da sua vida. Como não há acasos, recebe uma chamada de um certo Alexandre (Jean Dujardin), que encontrou o telemóvel perdido de Diane. Algo acontece durante a conversa. Alexandre é cortês, engraçado, e culto... Diane sente-se enfeitiçada. Combinam um encontro. Há um problema. Alexandre é um pouco a atirar para o baixo.

Uma Pastelaria em Tóquio (2015)
An
O dono de uma pequena loja que serve pastéis recheados de pasta de feijão aceita com relutância a ajuda de uma velha senhora que rapidamente demonstra possuir umas mãos mágicas.

Vencer a Qualquer Preço (2015)
The Program
Um jornalista desportivo irlandês convence-se de que as vitórias de Lance Armstrong na Volta à França são conseguidas com a ajuda de substâncias proibidas. Com esta convicção, começa a caçar indícios que irão expor o ciclista.

segunda-feira, 25 de julho de 2016

Sugestão da Semana #230

Das estreias da passada Quinta-feira, a Sugestão da Semana recai no filme de terror, Lights Out - Terror na Escuridão, para animar as noites quentes de Verão.

LIGHTS OUT - TERROR NA ESCURIDÃO


Ficha Técnica:
Título Original: Lights Out 
Realizador: David F. Sandberg
Actores: Teresa Palmer, Gabriel Bateman, Maria BelloBilly Burke
Género: Terror
Classificação: M/14
Duração: 81 minutos

quinta-feira, 21 de julho de 2016

Estreias da Semana #230

Esta Quinta-feira chegaram às salas de cinema portuguesas nove novos filmes. Lights Out - Terror na Escuridão e Caça-Fantasmas são dois dos títulos mais sonantes.

A Festa de Despedida (2014)
Mita Tova
Um grupo de amigos num lar de terceira idade, em Jerusalém, constrói uma máquina de morte assistida para ajudar um amigo com uma doença terminal. Quando os rumores sobre a existência da máquina se espalham, mais pessoas vêm pedir ajuda, colocando os amigos perante um dilema.

A Idade do Gelo: O Big Bang (2016)
Ice Age: Collision Course
A épica e interminável busca de Scart pela esquiva bolota catapulta-o para o espaço onde, por acidente, desencadeia uma série de acontecimentos cósmicos que irão transformar e ameaçar a Idade do Gelo. Para se salvarem, Sid, Manny, Diego e os outros animais são forçados a abandonar os seus lares e dar início a uma nova viagem repleta de aventuras e humor, em direcção a novos e exóticos lugares onde encontrarão uma vasta galeria de coloridas personagens.

Amanhã (2015)
Demain
E se mostrar soluções, contar uma história positiva, fosse a melhor forma de resolver as crises ecológicas, económicas e sociais que atravessam o nosso mundo? Após a publicação de um estudo que anuncia a possibilidade do desaparecimento da humanidade até 2100, Cyril Dion e Mélanie Laurent partiram com uma equipa de quatro pessoas para investigar em dez países aquilo que poderá provocar esta catástrofe e, sobretudo, como evitá-la. Durante a viagem, encontraram pioneiros que reinventaram a agricultura, a energia, e economia, a democracia e a educação.

Caça-Fantasmas (2016)
Ghostbusters
Erin Gilbert (Kristen Wiig) e Abby Bergman (Melissa McCarthy) são autoras de um livro ignorado que afirma a existência de fantasmas. Anos mais tarde, Gilbert tem uma posição de prestígio como professora na Columbia University, mas a redescoberta do livro torna-a alvo da risota de académicos e estudantes. A hipótese de provar as suas teorias surge quando Manhattan é invadida por espíritos do outro mundo. Gilbert junta-se a Bergman e, com um grupo de novos recrutas, tenta salvar o mundo.

Cenas de Família (2016)
The Family Fang
Dois irmãos já adultos (Nicole Kidman e Jason Bateman) são obrigados a voltar a morar com os pais (Christopher Walken e Maryann Plunkett), artistas e brincalhões profissionais que envergonharam os filhos ao longo do tempo com as suas embaraçosas obras conceptuais. De repente, os pais desaparecem. Será apenas mais uma brincadeira?

Hora de Vingança (2016)
I Am Wrath
Stanley Hill (John Travolta), um engenheiro desempregado, testemunha o assassinato da sua mulher, Vivian (Rebecca De Mornay). Quando o detective Gibson (Sam Trammell) e um grupo de polícias corruptos mostram pouco interesse em levar os assassinos à justiça, Stanley decide resolver a situação e recorre à ajuda do seu amigo, Dennis (Christopher Meloni). À medida que iniciam a sua vingança, os envolvidos na trama começam a perceber que Stanley e Dennis são muito mais perigosos do que podiam ter imaginado.

Lights Out - Terror na Escuridão (2016)
Lights Out
Quando saiu de casa, Rebecca pensou ter deixado para trás os medos da infância. Agora, Martin, o seu irmão mais novo, está a viver os mesmos inexplicáveis e aterradores episódios, que outrora lhe testaram a sanidade e ameaçaram a segurança. Uma aterradora entidade com ligações à mãe de ambos, reaparece e, à medida que Rebecca aprofunda a sua investigação e chega mais perto de desvendar a verdade, as suas vidas passam a estar em perigo… assim que as luzes se apagam.

O Incêndio (2015)
El Incendio
Lucía e Marcelo são um casal jovem que está prestes a comprar uma casa. Um contratempo desencadeia várias crises que vão minar a relação.

Pelé: O Nascimento de Uma Lenda (2014)
Pelé: Birth of a Legend
A história do lendário jogador de futebol, desde a infância até se tornar no jovem que, aos 17 anos de idade, marcou o golo decisivo na primeira vitória de sempre do Brasil num Campeonato do Mundo, em 1958. Crescendo numa família pobre e com uma vida cheia de dificuldades, Pelé usou o seu estilo de jogo pouco ortodoxo, mas autêntico, e o seu espírito imbatível para superar todas as probabilidades, encontrar grandeza e inspirar um país que mudou para sempre.

Crítica: Victoria (2015)

"I'm the big driver."
Victoria
*8.5/10*

Um turbilhão de emoções ao longo de uma madrugada, em Berlim. Tudo em tempo real, sem cortes, sem pausas. Victoria é assim, uma aventura de mais de duas horas que não deixa ninguém respirar de ambos os lados da câmara e do ecrã.

Victoria é uma jovem espanhola a viver em Berlim, que se diverte na noite da capital alemã. Conhece quatro rapazes numa discoteca: Sonne, Boxer, Blinker e Fuß. Começam a falar, e Sonne e Victoria sentem-se atraídos um pelo outro, mas o romance é interrompido pelos outros. Por causa de uma dívida, acabam por arrastar Victoria para conduzir um carro roubado. O que começa como um jogo acaba por se tornar em algo perigoso.


O realizador Sebastian Schipper comanda uma equipa incansável e extremamente profissional numa corrida contra o tempo, onde o erro não é permitido - na ficção e na realidade. Pouco sabemos sobre as personagens que conhecemos na noite berlinense, mas ligamo-nos a elas, tal como Victoria.


A jovem espanhola gosta de sentir-se livre, de dançar, de conhecer gente nova num país que não é o seu. A barreira linguística que existe entre Victoria e os quatro jovens alemães torna-a ainda mais vulnerável naquela noite e, no meio das aventuras que se seguem, a protagonista ainda conhece menos do que nós, que assistimos. Mas ela não teme, apaixona-se pelo que a rodeia, aventura-se, quer explorar, sentir o perigo, mas até que ponto?

Victoria leva-nos numa degradação de emoções, sentimentos. desgaste físico e psicológico, numa escalada de violência, com o nascer da manhã - um trabalho fabuloso dos cinco incansáveis. Uma longa madrugada que pode mudar a vida das cinco personagens, onde, com elas, percorremos um sem número de sensações e deixamo-nos encantar por estes desconhecidos que emanam uma empatia fora do comum.


O produto final é contagiante, é impossível parar de seguir os passos de Victoria. E mesmo que, em alguns momentos, o argumento não brilhe, actores e equipa técnica oferecem-nos um corajoso projecto que nos entusiasma e deixa em tensão até ao último plano.

terça-feira, 19 de julho de 2016

Sugestão da Semana #229

Das estreias da passada Quinta-feira, a Sugestão da Semana destaca Victoria, o filme alemão, de Sebastian Schipper, que tem dado que falar por ser filmado num único plano-sequência. Percorremos Berlim, de madrugada, seguindo os protagonistas durante mais de duas horas, sem cortes, sem parar.

VICTORIA


Ficha Técnica:
Título Original: Victoria 
Realizador: Sebastian Schipper
Actores: Laia Costa, Frederick Lau, Franz RogowskiBurak Yigit, Max Mauff
Género: Crime, Drama, Thriller
Classificação: M/14
Duração: 138 minutos

segunda-feira, 18 de julho de 2016

24º Curtas Vila do Conde: Os Vencedores

Terminou este Domingo mais uma edição do Curtas Vila do Conde. From the Diary of a Wedding Photographer, de Nadav Lapid, venceu o grande prémio do festival. Na Competição Portuguesa António, Lindo António, de Ana Maria Gomes, distinguiu-se com dois prémios.


Eis a lista completa de vencedores:

COMPETIÇÃO INTERNACIONAL
Grande Prémio "DCN Beers"
FROM THE DIARY OF A WEDDING PHOTOGRAPHER
de Nadav Lapid (Israel, 2016)


Prémios para o melhor filme de cada categoria a concurso
Animação:
DECORADO
de Alberto Vázquez (Espanha, 2016)

Documentário:
NOTES FROM SOMETIME, LATER, MAYBE
de Roger Gómez e Dani Resines (Espanha, 2015)

Ficção:
LIMBO
de Konstantina Kotzamani (França/Grécia, 2016)

Vila do Conde Short Film Nominee Curta nomeada para os European Film Awards 2016 em Vila do Conde
HOME
de Daniel Mulloy (Kosovo/Reino Unido/EUA, 2016)

Prémio do Público “Niepoort”
DECORADO
de Alberto Vázquez (Espanha, 2016)

COMPETIÇÃO EXPERIMENTAL
Prémio Experimental:
BENDING TO EARTH
de Rosa Barba (Alemanha, 2015)

COMPETIÇÃO VÍDEOS MUSICAIS
Prémio Vídeos Musicais “FNAC”
VILLA SOLEDADE - SENSIBLE SOCCERS
de Laetitia Morais (Portugal, 2016)

COMPETIÇÃO CURTINHAS
Prémio Mar Shopping
MOOM
de Robert Kondo e Daisuke 'O ice' Tsutsumi (Japão/EUA, 2016)

Menção Honrosa (M/3)
MOROSHKA
de Polina Minchenok (Rússia, 2015)

Menção Honrosa (M/6)
STICKMAN
de Jeroen Jaspaert e Daniel Snaddon (Reino Unido, 2015)

Menção Honrosa (M/9)
PANIQUE AU VILLAGE: LA RENTRÉE DES CLASSES
de Vincent Patar e Stéphane Aubier (Bélgica/França, 2016)

COMPETIÇÃO NACIONAL
Melhor Filme:
ANTÓNIO, LINDO ANTÓNIO
de Ana Maria Gomes (França/Portugal, 2015)

Prémio do Público “SPA – Sociedade Portuguesa de Autores”
ANTÓNIO, LINDO ANTÓNIO
de Ana Maria Gomes (França/Portugal, 2015) 

Prémio “BLIT” - Melhor Realizador Português
Gabriel Abrantes, por A Brief History of Princess X

COMPETIÇÃO TAKE ONE!
PRONTO, ERA ASSIM
de Joana Nogueira e Patrícia Rodrigues (Portugal, Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, 2015)

domingo, 17 de julho de 2016

Doclisboa'16 anuncia primeiras novidades

O Doclisboa'16 acontecerá entre 20 e 30 de Outubro na capital portuguesa. Entre as novidades agora anunciadas estão uma sessão de antecipação ao ar livre, retrospectivas temáticas e de autor e algumas das estreias que o festival vai apresentar.


O Doclisboa antecipa a sua 14.ª edição já na noite de 23 de Julho. Pelas 22h30, o terraço da Cinemateca Portuguesa receberá uma sessão de antecipação onde serão exibidos o "boletim" Noticiero 49 e Now!, de Santiago Álvarez, na apresentação da retrospectiva temática Por um Cinema Impossível: documentário e vanguarda em Cuba. The War Game, de Peter Watkins, será exibido na apresentação da retrospectiva de autor, que lhe é dedicada.

Watkins terá direito a uma retrospectiva integral no DocLisboa’16. Activo entre meados dos anos 1950 e 1990 e vencedor de um Oscar de melhor documentário em 1966 com The War Game, ele é um dos pioneiros do docudrama e do falso documentário. É ainda um dos expoentes do cinema político e de resistência. Fundamental na obra de Watkins é a crítica aos meios audiovisuais enquanto instrumentos de poder.

Por um Cinema Impossível: documentário e vanguarda em Cuba é a retrospectiva temática que trará o documentário cubano do período da revolução castrista, uma vanguarda americana ainda bastante desconhecida. Com a mudança radical da realidade cubana e por oposição política e estética ao cinema de Hollywood, nasce um novo cinema em que o documentário tem um papel primordial. Nomes importantes a destacar são Santiago Álvarez, fundador do Jornal Cinematográfico do Instituto Cubano da Arte e Indústria Cinematográfica (ICAI), considerado um dos percursores do videoclip pelo uso de “found materials” e pela “montagem nervosa”, ou Júlio Garcia Espinosa, recentemente falecido, figura preponderante na produção cinematográfica cubana e autor do manifesto Por un Cine Imperfecto.

TA'ANG, de Wang Bing, e Between Fences, de Avi Mograbi, terão estreia nacional no Doclisboa. Wang Bing acompanha mulheres e crianças que atravessam a fronteira da Birmânia com a China, para se refugiarem da guerra civil. Avi Mograbi filma, no centro de detenção de imigrantes de Holot no deserto Israelita, momentos em que o teatro e a dramatização servem não só de exercício terapêutico, mas têm também a capacidade de tornar visível um dos problemas políticos mais profundos naquele território.

Na Competição Internacional estará Correspondências, de Rita Azevedo Gomes. Já na Competição Portuguesa marca presença Ama-san, de Cláudia Varejão.

quinta-feira, 14 de julho de 2016

Estreias da Semana #229

Esta Quinta-feira chegaram às salas de cinema portuguesas oito novo filmes. A Canção de LisboaFrancofonia e Uma Guerra são algumas das estreias.

A Canção de Lisboa (2016)
Vasco Leitão vive da mesada das tias do Porto que o consideram um aluno cumpridor. Mas Vasco prefere os bares e as mulheres bonitas, em particular Alice, uma rapariga com talento para a música e filha do candidato a Primeiro Ministro, José Caetano. No mesmo dia em que volta a reprovar uma prova oral, recebe um email em que as tias lhe anunciam uma visita a Lisboa...

Código Momentum (2015)
Momentum
Alex é convencida pelo seu antigo parceiro a fazer um último assalto. Depressa fica a saber que caiu numa armadilha. Após uma morte brutal Alex vê-se perseguida por um grupo de assassinos. Cabe-lhe agora descobrir a origem da teia de mentiras por detrás do roubo e os segredos que a tornaram um alvo a abater.

Francofonia (2015)
Em 1940, Paris é uma cidade ocupada. E se, no decorrer dos bombardeamentos, a guerra levasse a Vénus de Milo, a Mona Lisa, a Jangada da Medusa? O que aconteceria a Paris sem o Louvre? Dois homens em lados opostos – Jacques Jaujard, director do Louvre, e o Comandante Franz Wolff-Metternich, chefe da comissão alemã para a protecção das obras de arte em França – aliam-se para preservar os tesouros do museu. Através da narração desta história pouco conhecida, Aleksander Sokurov faz uma reflexão sobre a relação entre a arte, o poder e a cultura.

Maravilhoso Boccaccio (2015)
Meraviglioso Boccaccio
1348, a peste atingiu a cidade de Florença. Um grupo de dez jovens - sete mulheres e três homens - decide revoltar-se contra a sensação de morte iminente.  Deixam Florença e refugiam-se num vila abandonada nas colinas da Toscana. Ali, entre os dilemas morais e as actividades necessárias à sobrevivência, enganam o tempo a contar histórias uns aos outros até decidirem voltar para a cidade. O tom das histórias é variado - trágico, bizarro, cómico, ou erótico - mas comum a todos é a forte presença de mulheres.

Miles Ahead (2016)
No final da década de 70, a meio de uma fascinante carreira na vanguarda da inovação do jazz moderno, Miles Davis (Don Cheadle) afasta-se abruptamente da vida pública. Sozinho e escondido em sua casa, Miles é atormentado por dores crónicas, pela sua voz musical abafada e entorpecida por drogas e medicamentos, e pela mente assombrada por perturbadores fantasmas do passado. Até que Dave Braden (Ewan McGregor), um repórter da Rolling Stone, força Davis a embarcar numa aventura para recuperar a gravação de uma das suas últimas composições, que lhe havia sido roubada anos antes...

O Homem Que Viu o Infinito (2016)
The Man Who Knew Infinity
Após uma infância humilde em Madras, na Índia, Srinivasa Ramanujan Iyengar é admitido na Universidade de Cambridge durante a Primeira Guerra Mundial, onde se torna um pioneiro da teoria matemática sob a orientação do seu professor, G.H. Hardy.

Uma Guerra (2015)
Krigen
O comandante da companhia Claus Michael Pedersen e os seus homens estão estacionados em Helmand, no Afeganistão. Durante uma missão de rotina, alguns soldados ficam bloqueados pelo intenso fogo cruzado do talibãs. A fim de salvar os seus homens, Claus decide fazer algo que lhe poderá valer uma acusação de crime de guerra.

Victoria (2015)
Victoria, uma jovem espanhola, diverte-se na noite berlinense. Encontra quatro rapazes numa discoteca: Sonne, Boxer, Blinker e Fuß. Começam a falar, Sonne e Victoria sentem-se atraídos um pelo outro, mas o romance é interrompido pelos outros. Por causa de uma dívida, acabam por arrastar Victoria para conduzir um carro roubado. O que começa como um jogo acaba por se tornar em algo perigoso. Uma noite, um filme filmado num só plano, de cortar a respiração.

terça-feira, 12 de julho de 2016

Sugestão da Semana #228

Das estreias da passada Quinta-feira, o destaque da Sugestão da Semana vai para Chevalier, da realizadora grega Athina Rachel Tsangari.

CHEVALIER


Ficha Técnica:
Título Original: Chevalier 
Realizadora: Athina Rachel Tsangari
Actores: Panos Koronis, Vangelis Mourikis, Giorgos Pyrpassopoulos, Sakis Rouvas, Efthymis Papadimitriou
Género: Comédia
Classificação: M/16
Duração: 105 minutos

sábado, 9 de julho de 2016

Estreias da Semana #228

Sete filmes chegaram às salas de cinema portuguesas esta Quinta-feira. A Lenda de TarzanChevalier e O Amigo Gigante são alguns dos títulos a estrear.

A Lenda de Tarzan (2016)
The Legend of Tarzan
Passaram anos desde que o homem antes conhecido por Tarzan trocou as selvas de África pela vida como John Clayton III, Lord Greystoke (Alexander Skarsgard), na companhia da sua amada esposa Jane (Margot Robbie). Convidado a regressar ao Congo no papel de emissário do Parlamento, desconhece que vai assumir o papel de peão num perigoso jogo de ganância e vingança orquestrado pelo belga Leon Rom (Christopher Waltz).

Cem Anos de Perdão (2016)
Cien años de perdón
Durante uma manhã chuvosa, um grupo de ladrões assalta a sede de um banco em Valência. Os líderes do gang são El Uruguayo (Rodrigo de la Serna) e El Gallego (Luis Tosar). O objectivo é aparentemente simples: roubar tantos cofres quanto possível e fugir por um túnel que comunica com uma estação de metro abandonada. Mas o que a princípio parecia fácil, torna-se em breve complicado.

Chevalier (2015)
Um grupo de homens regressa de uma viagem de pesca no mar Egeu. Quando um problema mecânico no seu iate os deixa presos algures no golfo de Saronikos, decidem passar o tempo criando um jogo a que chamam Chevalier. Um jogo divertido e altamente competitivo. E ninguém tenciona deixar o iate sem ser coroado vencedor.

O Amigo Gigante (2016)
The BFG
Sophie (Ruby Barnhill), uma menina órfã de 10 anos, trava amizade com um gigante amigável e vê-se com a estranha tarefa de explicar à Rainha de Inglaterra que terá de ajudar a impedir a invasão do mundo por outra raça de gigantes, bastante menos amáveis e com um gosto especial por carne humana.

Clement (Vincent Macaigne) é um tímido actor que pede ajuda ao seu amigo extrovertido, Abel (Louis Garrel), para seduzir Mona (Golshifteh Farahani), uma empregada num café - que ele não sabe que está presa. Quando os dois se interessam por ela, a relação entre ambos complica-se.

Ou Todos Ou Nenhum (2015)
Nous trois ou Rien
A história de uma família iraniana que emigra para França. Uma comédia dramática cheia de política, revolução, prisões, espancamentos, assassinatos e suicídios.

Um Traidor dos Nossos (2015)
Our Kind of Traitor
Durante umas férias, Perry (Ewan McGregor) e a sua mulher, Gail (Naomie Harris), cruzam-se com o carismático Dima (Stellan Skarsgård). Dima, um mafioso russo caído em desgraça, pretende que Perry contacte os serviços secretos britânicos para que lhe concedam asilo a si e à sua família. Em troca, promete denunciar toda a corrupção que atinge o coração financeiro de Londres.

terça-feira, 5 de julho de 2016

18 filmes para ver no Verão

O Verão chegou e com ele muitos vão de férias. Mas para além da praia, do Sol e do calor, nada como um filme para relaxar. Para vos ajudar a escolher, fiz uma selecção de 18 títulos com sabor a férias. Sugestões divertidas, aventureiras, sensuais, aterradoras e cheias de adrenalina. Para um Verão sem preocupações.

Quanto Mais Quente Melhor (1959)
Some Like It Hot 
Querem melhor do que um convite para a praia com Marilyn Monroe?

O Homem Que Veio do Futuro (1968)
Planet of the Apes
E que tal uma viagem no tempo para um planeta "paradisíaco"?

O ABC do Amor (1972)
Everything You Always Wanted to Know About Sex * But Were Afraid to Ask
Para uma noite de Verão animada, que vos tirará todas as dúvidas que ainda possam ter sobre sexo.

O Tubarão (1975)
Jaws
Para rever e pensar duas vezes antes de ir dar um mergulho no mar.

Thelma e Louise (1991)
Thelma & Louise
Duas amigas cheias de garra partem numa aventura sem limites.

Crimes, mistério e erotismo também podem ser bom entretenimento para ver numa noite quente de Verão.

Fim de ano escolar é sinónimo de loucura. E com Matthew McConaughey melhor ainda.

Sei o Que Fizeste no Verão Passado (1997)
I Know What You Did Last Summer
Mas cuidado com as loucuras. Eis um guilty pleasure para uma noite com amigos.

Ainda Sei o Que Fizeste no Verão Passado (1998)
I Still Know What You Did Last Summer
E que tal uma double bill? O assassino de Sei o Que Fizeste no Verão Passado tem boa memória.

À Procura de Nemo (2003)
Finding Nemo
Um mergulho no mar para refrescar nos dias quentes de Verão e para dar uma mãozinha ao Nemo e seus amigos.

Dia de surf (2007)
Surf's Up
Os mais pequenos também vão querer diversão, e os amantes de surf não lhes ficam atrás. Neste Dia de Surf os protagonistas são... pinguins.

Um Agosto muito português e apaixonante. Paisagens, histórias e amores de Verão.

O Exótico Hotel Marigold (2011)
The Best Exotic Marigold Hotel
E que tal uma viagem à Índia?

Um casal inusitado e umas férias perigosas. Cuidado com eles, mas nada como segui-los com a distância de segurança de um ecrã para nos divertirmos muito. Humor negro acima de tudo.

Isto é o Fim! (2013)
This Is the End
Se gostam de festas de arromba, seja no Verão ou não, este filme é feito para vocês. Inacreditavelmente surreal, com um humor carregado de non sense, mas muito divertido.

Se vão viajar de avião vejam se a Penélope Cruz e o António Banderas não estão por perto. Divirtam-se com esta tripulação especialmente animada.

Novamente em português, encontramos um filme cheio de ternura, que nos traz um amor de Verão muito especial.

A Visita (2015)
The Visit
Para estas duas crianças, as férias na casa dos avós são menos comuns do que se poderia esperar. Mais uma experiência entre a comédia e o terror para apreciar numa noite de Verão.