25-abril-billboard

segunda-feira, 2 de outubro de 2017

A estrear: Al Berto e A Floresta das Almas Perdidas

Nas duas primeiras semanas de Outubro, os cinemas vão receber duas estreias de produções nacionais: Al Berto, de Vicente Alves do Ó, e A Floresta das Almas Perdidas, de José Pedro Lopes. Por aqui, aproveitamos para fazer uma pequena antevisão de ambos os filmes.


Al Berto estreia já no próximo dia 5 de Outubro e é a quarta longa-metragem de Alves do Ó. O filme percorre uma parte da vida do poeta Al Berto, depois do seu regresso a Portugal, após uma longa estadia em Bruxelas, onde estudou Belas Artes. Instala-se no palácio da família, em Sines, onde ensaia uma vida em comunidade. Encontra João Maria, apaixona-se e abre uma livraria na vila. Acompanhamos os anos em que ali levou uma vida excêntrica e vanguardista pouco tempo depois do 25 de Abril. Mas a gente da terra não estava preparada para tanta liberdade.

Vicente Alves do Ó faz deste um filme muito intimo e corajoso, já que retrata a história de amor que Al Berto viveu com o irmão do realizador, João Maria.

O elenco é composto, na sua maioria, por jovens actores pouco conhecidos do grande público e, todos eles, muito talentosos. Ricardo Teixeira é o protagonista e faz-se acompanhar por José Pimentão, Ana Vilela da Costa, João Villas-Boas, Gabriela BarrosRaquel Rocha Vieira, e ainda as veteranas Rita Loureiro e Manuela Couto.


Por sua vez, A Floresta das Almas Perdidas é a estreia do realizador José Pedro Lopes nas longas-metragens e chega aos cinemas portugueses no dia 12 de Outubro. O filme tem por base um projecto apresentado originalmente no FEST Pitching Forum do FEST - Festival Novo Cinema Novos Realizadores.

Curiosamente, José Pedro Lopes aventura-se num género pouco usual no cinema português dito comercial: o terror. Entre o drama familiar e o slasher, A Floresta das Almas Perdidas é um conto de terror dentro de uma história sobre a chegada à idade adulta. Numa floresta densa e remota, o local mais popular para a prática do suicídio em Portugal, dois estranhos conhecem-se. Ele é um pai de família à procura do local onde a filha morreu. Ela é uma jovem com uma paixão pela morte. Mas um deles não é quem diz ser.


O filme teve estreia mundial no Fantasporto 2017 e continuou a percorrer festivais de cinema como o Festival de Cinema de Sydney e venceu o prémio para Melhor Filme no Fant Bilbao - Festival de Cinema Fantástico de Bilbao, em Espanha, e Melhor Realizador no Triple Six Festival de Cinema de Terror de Manchester, no Reino Unido. Este mês, passa pelo Festival de Cinema de Cambridge, no Reino Unido, no Monsters of Film na Suécia e na Semana de Cinema de Autor de Lugo, em Espanha.

A Floresta das Almas Perdidas conta com distribuição nos EUA, Canadá, Espanha, Suécia e Reino Unido. Recentemente a revista Newsweek destacou-o como um dos 22 melhores filmes de terror de 2017.

Sem comentários: