25-abril-billboard

terça-feira, 18 de setembro de 2018

LEFFEST'18: David Lynch, João Botelho, Mike Leigh, Paul Schrader e mais...

O LEFFEST - Lisbon & Sintra Film Festival acontece entre os dias 16 e 25 de Novembro, mas já revelou alguns dos destaques programação desta edição.

Lisboa e Sintra voltam a ser palco do festival que, este ano, irá homenagear o cineasta português João Botelho, com a apresentação da retrospectiva da sua obra. Também os realizadores Mike Leigh, Paul Schrader, Mario Martone e Darezhan Omirbayev estarão presentes do evento para acompanhar as suas retrospectivas.


A obra de David Lynch está em destaque na programação deste ano - começando, desde logo, no cartaz da 12.ª edição, recordando a sua presença na edição inaugural do festival, em 2007. Para além de duas exposições de fotografia Small Stories, de David Lynch e Psychogenic Fugue, de Sandro Miller, o LEFFEST exibirá os filmes e vídeos de Lynch dos últimos 12 anos, incluindo os dois primeiros episódios de Twin Peaks – The Return, bem como uma série de iniciativas à volta da sua obra, contando com a participação de Chrysta Bell e Kristine McKenna, entre outros.

Haverá lugar ainda para sessões especiais dos filmes Caminhos Magnéticos, de Edgar Pêra, Ainda Tenho Um Sonho ou Dois – a História dos Pop Dell’Arte, de Nuno Galopim e Nuno Duarte, além dos works in progress de Mathieu Amalric.

Já é conhecido o júri da Selecção Oficial – Em Competição que será composto por Walter Salles (realizador), Martha Argerich (pianista), Johathan Littell (escritor e realizador), Stephen Kovacevich (pianista e maestro), Chrysta Bell (cantora, compositora e actriz) e Jorge Queiroz (artista plástico). Desta secção, já foram apresentados 10 filmes:

A Portuguesa, Rita Azevedo Gomes (2018), Portugal
Asako I & II, Ryusuke Hamaguchi (2018), Japão, França
In My Room, Ulrich Köhler (2018), Alemanha
L'Empire de la Perfection, Julien Faraut (2018), França
L'homme fidèle, Louis Garrel (2018), França 
Di qiu zui hou de ye wan, Gan Bi (2018), China 
Ozen, Emir Baigazin (2018), Casaquistão, Polónia 
Sedução da Carne, Júlio Bressane (2018), Brasil 
Transit, Christian Petzold (2018), Alemanha, França
Vox Lux, Brady Corbet (2018), EUA

Fora de Competição estão também já anunciados alguns filmes a exibir:

The Sisters Brothers, Jacques Audiard (2018), França, Bélgica, Roménia, Espanha
Capharnaum, Nadine Labaki (2018), Líbano 
High Life, Claire Denis (2018), Alemanha, França, EUA, Reino Unido, Polónia
Loro, Paolo Sorrentino (2018), Itália, França
Non Fiction, Olivier Assayas (2018), França 
The Wild Pear Tree, Nuri Bilge Ceylan (2018), Turquia, França, Alemanha, Bulgária, Macedónia, Bósnia Herzegovina, Suécia 
Shoplifters, Kore-eda Hirokazu (2018), Japão 
Beautiful Boy, Felix Van Groeningen (2018), EUA
Touch Me Not, Adina Pintilie (2018), Roménia, Alemanha, Republica Checa, Bulgária, França 
Las Herederas, Marcelo Martinessi (2018), Paraguai, Uruguai, Alemanha, Brasil, Noruega, França 
Ang panahon ng halimaw, Lav Diaz (2018), Filipinas

Entre os ciclos apresentados nesta 12.ª edição do LEFFEST estão O Desejo Chamado Utopia e Neoliberalismo - A Semente do Populismo e dos Novos Fascismos?, que contarão com a presença de vários convidados internacionais, com exibição de filmes.

Será apresentado o espectáculo Dub Love, da coreógrafa, bailarina e artista Cecilia Bengolea e de François Chaignaud, que desmitifica o modelo clássico do corpo e o olhar do espectador acerca da dança contemporânea.

Ainda de destacar, a exibição de La Flor, um dos filmes que marcou 2018, não estará online ou em DVD, nem terá mesmo cartazes. A longa-metragem (de cerca de 14 horas) poderá ser vista no LEFFEST, nos primeiros dias do festival, apresentada pelo seu realizador, Mariano Llinás.

Mais informações sobre o Lisbon & Sintra Film Festival em www.leffest.com.

Sem comentários: