sexta-feira, 1 de março de 2019

BoCA - Biennial of Contemporary Arts começa a 15 de Março

A 2.ª edição da BoCa - Biennial of Contemporary Arts acontecerá entre 15 de Março e 30 de Abril e a programação já foi revelada. Em 2019, haverá 22 estreias mundiais e 15 estreias nacionais de obras que apresentam escalas e formatos diversos.


O director artístico do evento, John Romão, deu a conhecer os 52 artistas que irão mostrar as suas criações. Entre as dezenas de nomes anunciados destacam-se Marina Abramovic com a instalação Spirit House, inaugurada em 1997, no Matadouro das Caldas da Rainha e não mais exposta em Portugal; estreia absoluta de Beyoncé Mass, de Yolanda Norton, celebração religiosa de adoração feminina que usa a música e a vida pessoal de Beyoncé como uma ferramenta; Gonçalo M. Tavares & Os Espacialistas com Os Animais e o Dinheiro, três conferências-performance sobre as potencialidades artísticas do quotidiano; o fotógrafo Wolfgang Tillmans dá o seu primeiro concerto em Portugal; as INMUNE estarão, pela primeira vez no Porto, na Mala Voadora e Maus Hábitos; e o coro Gulbenkian irá interpretar uma peça de Stockhausen, no Lux.

Nesta 2.ª edição, às cidades de Lisboa e do Porto junta-se Braga, como cidade convidada, como proposta de "descentralização da oferta cultural através da expansão da representatividade e visibilidade dos artistas e dos seus projectos a nível local, nacional e internacional."

Para os curiosos do cinema, as propostas variam entre a actuação do actor e encenador Alfredo Martins (Silent Disco); o filme The Congo Tribunal, de Milo Rau; a instalação de vídeo do cineasta americano Ryan Trecartin (Temple Time); o filme dos The Otolith GroupThe Third Part of the Third Measure; e o filme O Peixe, de Jonathas de Andrade.

A BoCA volta a propor um conceito colaborativo entre instituições culturais, teatros, museus, galerias, centros culturais, discotecas, igrejas e espaço público, consideradas na sua dimensão cultural e artística.

Desde 2017 que a BoCa estrutura uma série de actividades continuadas ao longo de cada dois anos, compostas por residências artísticas, programação, produção, circulação nacional e internacional, e programa educativo, cruzando as artes visuais, a performance, as artes cénicas e a música.

Toda a informação e programação da 2.ª edição da BoCa pode ser consultada em http://bocabienal.org/.

Sem comentários: