25-abril-billboard

domingo, 3 de março de 2019

Córtex 2019 homenageia Gabriel Abrantes

A 9.ª edição do Festival Córtex – Festival de Curtas-Metragens de Sintra acontece de 3 a 10 de Abril em Sintra e Lisboa e vai homenagear o realizador Gabriel Abrantes. Abrantes venceu o Prémio de Melhor Curta Nacional na edição passada do Córtex com o filme Os Humores Artificiais.


Será a primeira grande retrospectiva realizada em Portugal da obra de Gabriel Abrantes. Ao todo vão ser exibidos 15 filmes, num total de quatro sessões, apresentadas no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, e no Cinema Ideal, em Lisboa. Entre os filmes programados estão títulos como Olympia I & II (2006), Os Humores Artificiais (2016) e The Hunchback (2016).

A homenagem irá coincidir com a estreia comercial da longa-metragem Diamantino (no dia 4 de Abril), vencedor do Grande Prémio da Semana da Crítica do Festival de Cannes 2018, que Abrantes realiza em conjunto com Daniel Schmidt.

Entre as novidades da 9.ª edição Córtex, está a nova secção Competição Portuguesa de Estreias, composta apenas por estreias nacionais. Da programação fazem ainda parte as secções Hemisfério - este ano programada pelo DocLisboa, em duas sessões de curtas documentais - , a secção Frontal, com filmes destinados aos públicos sénior e do ensino secundário e o Mini-Córtex, com programação a pensar nos mais pequenos. O MU.SA, em Sintra, acolherá ainda dois concertos de entrada livre.

Sem comentários: