quarta-feira, 13 de março de 2019

Córtex 2019: Novidades

O Córtex - Festival de Curtas-metragens de Sintra revelou os filmes em competição nas suas três secções competitivas - este ano com uma novidade.


Nesta 9.ª edição o festival lança a Competição Nacional de Estreias, com 11 curtas portuguesas para ver pela primeira vez no Córtex: Janela, do colectivo Left Hand Rotation, California, de Nuno Baltazar, Amanhã é Melhor, de João Pedro Barriga e Cristina Santinho, Aea, Tempo Condicionado, ----, de Cinza Nunes e Laura Calado, Milena Milena, de Sofia Bairrão, The Good Fight, de Marco Espírito Santo e Miguel Coimbra, Reverence, de Pedro Maia, Verniz, de Clara Jost, Flumen, de Frederico Ferreira, Consequência, de Virgínia Barbosa e Billy : The Kid, de César Santos.

A Competição Nacional é composta por 18 filmes. Circo do Amor, de Miguel Clara Vasconcelos, Agouro, de David Doutel e Vasco Sá, Russa, de João Salaviza e Ricardio Alves Jr., Equinócio, de Ivo M. Ferreira, Amor Avenidas Novas, de Duarte Coimbra ou Como Fernando Pessoa Salvou Portugal, de Eugène Green, são algumas das curtas que podem ser vistas.

Na Competição Internacional podemos encontrar títulos como Hombre, de Juan Pablo Arias Muñoz, o filme iraniano Like a Good Kid, de Arian VazirdaftariGaze, de Farnoosh Samadi, ou En Attendant, de Thomas Hakim.

A secção Hemisfério traz ao Córtex oito curtas documentais: Histórias do Fundo do Quintal, de  Tiago Afonso, Entrevista com Almiro Vilar da Costa, de Sérgio da Costa e Maya Koza, Tio Rui, de Mário Macedo, Downhill, de Miguel Faro, Acorda Leviatã, de Carlos Conceição, Layla e Lancelot, de Joana Linda, História Secreta de Aviação, de João Manso, e Raimundo, de João Abreu.

Para além da homenagem ao realizador Gabriel Abrantes anteriormente anunciada, o Córtex tem mais para ver, como a secção Frontal - para público sénior e alunos do ensino secundário do concelho de Sintra -, o Mini-Córtex para os mais pequenos e concertos.

O júri da 9.ª edição é composto por Carlos Natálio, Patrick Mendes e Simão Cayatte na competição nacional e Ana Isabel StrindbergCristian Rodriguez e Miguel Ribeiro na competição internacional.

O Festival Córtex decorre de 3 a 10 de Abril, no Centro Cultural Olga de Cadaval, em Sintra, e no Cinema Ideal, em Lisboa. Mais informações em http://www.festivalcortex.com/.

Sem comentários: