quarta-feira, 10 de abril de 2019

Opinião: Série - O Desaparecimento de Madeleine McCann / The Disappearance of Madeleine McCann (2019)

*7.5/10*


Portugueses e britânicos conhecem melhor que ninguém a infeliz história de Madeleine McCann, desaparecida de um apartamento na Praia da Luz, no Algarve, em Maio de 2007, quando tinha apenas três anos.  Entre as atribuladas investigações, os suspeitos foram-se sucedendo, bem como as teorias e os avistamentos de crianças muito parecidas com Maddie, mas certo é que se passaram já 12 anos e nem rasto da menina.

A Netflix apresentou há poucas semanas a série documental The Disappearance of Madeleine McCann, que recapitula todos os passos que conhecemos e outros tantos de que não fazíamos ideia. São oito episódios, em geral, entusiasmantes, e relativamente isentos.


A polémica estala novamente, duvidamos de tudo, mais uma vez, e a cada episódio ficamos com outras desconfianças e até arrependimentos. O realizador Chris Smith e a sua equipa conseguiram reunir um grande conjunto de entrevistados relacionados com o caso, sejam jornalistas, detectives, vizinhos, suspeitos, representantes de associações, familiares, ex-elementos da PJ ou amigos da família. Recordam reportagens, entrevistas, documentos, todos dão a cara e defendem os seus pontos de vista, contam o que viram, o que esqueceram, o que sabem ou o que já não sabem. Discutem o que correu bem e o que correu mal no decorrer do processo, contam as contradições, as suspeitas, as descobertas tenebrosas na dark web, as perseguições e mesmo as fraudes. Há um equilíbrio e imparcialidade que poderia ser difícil de manter até ao final.

Ressurge claro o espanto por este ter sido o mais mediático caso de sempre no que respeita ao desaparecimento de crianças. Voltamos a tomar consciência da dimensão da máquina de relações públicas nunca antes vista e dos imensos donativos para continuar as buscas por conta própria. Tomara que todos os que procuram os seus desaparecidos tivessem este poder. E tomara que, realmente, um dia se saiba o que realmente aconteceu a Madeleine McCann e a todos aqueles de quem ninguém sabe o paradeiro.


Olha-se com esperança para os casos resolvidos, de crianças desaparecidas há muitos anos que, certo dia, sem que ninguém esperasse, regressaram às suas famílias sãs e salvas. A esperança é realmente a maior força para não desistir.

Apesar de relembrar um caso com mais de 10 anos, nem trazer qualquer resolução para o mesmo (e não me parece que tivesse qualquer propósito de o fazer), The Disappearance of Madeleine McCann é um elemento fundamental para voltar a colocar em cima da mesa uma temática tantas vezes esquecida: o tráfico humano. E, bem ou mal, não se fala de outra coisa desde que a série foi lançada.

Sem comentários: