segunda-feira, 15 de julho de 2019

Variações em concerto: O Passado fez-se Presente

O NOS Alive 2019 guardou um espaço do seu cartaz para três concertos da banda Variações do filme homónimo. Arriscamos dizer que, no dia 12 de Julho - dia em que vimos a banda no Palco EDP Fado Café -, aquele foi o concerto mais vibrante da noite - talvez a par com a diva Grace Jones e os jovens Greta van Fleet.

O trabalho de Armando Teixeira (Balla) com os músicos Vasco DuarteDuarte Cabaça e David Santos, e com o actor Sérgio Praia a dar a voz à banda, resulta num grande espectáculo musical. Da banda sonora criada para Variações a partir dos seus temas mais conhecidos, mas também de outros que nunca chegaram a ser editados - alguns não passaram das cassetes que António Variações gravava sozinho ou com bandas com que tocava -, os músicos saltaram para o palco e ressuscitaram a música do artista rock dos anos 80.

No público, encontrámos os saudosos, seus contemporâneos, mas igualmente jovens que nasceram certamente por volta do ano 2000. Todos, idades à parte, cantam e trauteiam as letras continuamente actuais do barbeiro-cantor. E todos, sem excepção, se arrepiam com a performance de Sérgio Praia, que traz a personagem para o palco. Sérgio e Armando introduzem os temas e interagem com a plateia que corresponde ao chamamento. As palmas para Variações e para António são mais que muitas e quase se fazem ouvir no céu.


Armando Teixeira apresenta-nos excertos das gravações de António, que chegaram ao realizador João Maia e foram utilizadas para reconstruir o repertório do cantor. A voz de António soa nas colunas e inicia a canção, a banda de Variações continua a dar-nos música. Entre os temas que se fizeram ouvir no NOS Alive encontram-se Anjo da Guarda, O Corpo é Que Paga, Toma o Comprimido, Perdi a Memória, Canção do Engate, Estou Além, bem como um inédito, Quero Dar Nas Vistas, encontrado no espólio recuperado para o filme.

O calor dentro do pequeno espaço que é o EDP Fado Café (e até mesmo fora, onde se juntaram dezenas de curiosos que não couberam no interior) aumenta à medida que a energia da banda cresce e todos dançam, cantam e saltam desenfreadamente. Sérgio muda de roupa, ao preto inicial junta-se um vibrante vermelho e uma gargantilha dourada. O suor é muito e a alegria também.

Assim, o Passado regressou, por momentos, ao Presente que se viveu no festival lisboeta. Aguardamos com ânsia que mais concertos se anunciem e que possamos continuar a celebrar António Variações em palco.

O filme Variações estreia a 22 de Agosto nos cinemas portugueses e a banda sonora, produzida por Armando Teixeira, será editada no dia 23.

2 comentários:

Unknown disse...

foi maravilhoso... uma semana depois e penso como ainda falta tanto para ver o filme... espero que o projecto Banda Variacoes nao se perca no panorama musical...

Inês Moreira Santos disse...

Não tarda está nos cinemas. :) também espero muito que a banda continue a dar concertos. Fazia falta algo assim.

Obrigada pelo comentário. Cumprimentos cinéfilos.

Inês Moreira Santos