oportunidades-billboard

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Crítica: Ousadas e Golpistas / Hustlers (2019)

"We're a family now. A family with money!"
Ramona


*7/10*

Um conjunto de mulher bonitas e resolvidas num filme que conta a história das strippers que deram o golpe a vários correctores de Wall Street. O crime aconteceu na realidade e Ousadas e Golpistas (Hustlers), de Lorene Scafaria, dá a conhecer as personagens que orquestraram um esquema onde, de certeza, ninguém estará a torcer pelas "vítimas".

A partir de um artigo de fundo publicado na New York Magazine, Ousadas e Golpistas conta como um grupo de strippers de um clube nocturno de Nova Iorque empreendeu um elaborado esquema de vingança contra os correctores de Wall Street.

A crise de 2008 arrasou a vida destas mulheres que ganhavam a vida nos clubes de strip. O número de clientes, que podem e querem pagar bem, reduz drasticamente e o trabalho escasseia. Estas mulheres entram em falência com os seus clubes aquando da crise. As dificuldades sucedem-se, até que surge a oportunidade de se reerguerem. 


Ousadas e Golpistas é claro em demonstrar as dificuldades iniciais da vida de uma stripper, através da personagem Dorothy/Destiny de Constance Wu. É quando conhece Ramona Vega (Jennifer Lopez) que a sua vida se transforma, para o bem e para o mal.

Elas gostam de poder, de controlo e de dinheiro. Acima de tudo, querem poder dar o melhor às suas famílias. Os correctores de acções tornam-se então o seu alvo. Afinal, como se pode ter pena de homens que arruinaram o país e não foram punidos? Moralmente, elas não estão a fazer nada que eles não merecessem, mesmo que seja ilegal. Ousadas e Golpistas consegue assim pôr-nos do lado das criminosas.

Nas interpretações, o  destaque vai para Constance Wu, na pele de uma mulher muito realista, que luta pelos seus e sabe bem o que quer. Frágil mas decidida, a protagonista faz uma excelente dupla com a poderosa Jennifer Lopez. Esta, apesar dos rasgados elogios da crítica, não faz nada que já não tenhamos visto. Tem um papel muito físico que terá exigido alguma dedicação mas não é inesquecível.


Visualmente, a longa-metragem de Lorene Scafaria emana sensualidade, luz e cor - mesmo que se passe maioritariamente à noite. É vibrante, conduz-nos por alguns planos sequência, tem uma montagem ritmada e dinâmica que cativa, e utiliza o humor nos momentos certos.

Ousadas e Golpistas transpira feminilidade por todos os poros, com um leque de actrizes multi-cultural, uma realizadora ao comando e um women power contagiante. 

1 comentário:

Os Filmes de Frederico Daniel disse...

Ousadas e Golpistas: 4*

Bastante bom, mas é um pouco longo.

Cumprimentos, Frederico Daniel.