A 6.ª edição do Olhares do Mediterrâneo - Women's Film Festival regressa ao Cinema São Jorge, em Lisboa, de 30 de Outubro e 3 de Novembro, com mais de 50 filmes criados por mulheres.
Paradise Without People, de Francesca Trianni, será o Filme de Abertura do festival, no dia 31 de Outubro. Trata-se da primeira longa-metragem documental da vídeo-jornalista da revista internacional TIME e acompanha duas mulheres oriundas da Síria que dão à luz no mesmo hospital grego, no auge da crise europeia dos refugiados, e a sua vida nos anos seguintes.
A 3 de Novembro, Freedom Fields, de Naziha Arebi, encerra a edição de 2019 do Olhares do Mediterrâneo - Women's Film Festival. Filmado ao longo de cinco anos, o filme segue três mulheres e a sua equipa de futebol na Líbia pós-revolução, enquanto o país mergulha na guerra civil e as esperanças utópicas da Primavera Árabe começam a esvair-se.
O corpo das mulheres e a sua expressão, direitos e igualdade de género e relações familiares e afectos, migrações e deslocações em busca de refúgio são alguns dos temas dos filmes desta edição.
Destaque para os debates/mesas-redondas sobre Seduções de Sexualidades e A Criminalização da Acção Humanitária no Mediterrâneo, uma Masterclass, por Francesca Trianni, ou a exposição fotográfica Finding Home, com fotografias de Lynsey Addario. Será ainda possível participar em workshops para adultos e crianças, assistir a concertos com os grupos Uxu Kalhus e B'rbicacho, entre outras iniciativas.
Mais informações em http://www.olharesdomediterraneo.org/olhares-do-mediterraneo-6a-edicao/.
Sem comentários:
Enviar um comentário