quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Estreias da Semana #393

Esta Quinta-feira, chegam aos cinemas portugueses sete novos filmes. As atenções recaem sobretudo em It: Capítulo 2, a sequela do filme de terror de 2017, ambos realizado por Andy Muschietti, e Dor e Glória, o mais recente filme de Pedro Almodóvar.

A Ganha-Pão (2017)
The Breadwinner
Parvana tem 11 anos e vive com a família numa pequena casa na cidade de Kabul, devastada pela guerra. Debaixo do regime talibã, a menina cresce a ouvir histórias do pai enquanto o ajuda no mercado onde ele ganha a vida a ler cartas às pessoas analfabetas. Quando o pai é preso e levado por terroristas, a vida de Parvana muda para sempre. Num tempo e lugar onde as mulheres não podem deixar a casa sem a companhia de um homem, a sua família fica sem um elemento capaz de ganhar dinheiro ou comprar comida. Parvana decide então cortar o cabelo e fazer-se passar por rapaz, tornando-se ela a ganha-pão da família. E apesar do perigo de ser descoberta, não desiste de resgatar o pai.

Ameaça em Alto Mar (2019)
Le chant du loup
Chanteraide (François Civil) tem o raro dom de conseguir identificar todos os sons que ouve. A bordo de um submarino nuclear francês, tudo depende dele, o Orelha de Ouro. Reputado como infalível, comete, no entanto, um erro que coloca a equipa em perigo de morte. Chanteraide quer reconquistar a confiança dos companheiros mas as suas dúvidas colocam-nos numa situação ainda mais dramática. Num mundo de dissuasão nuclear e de desinformação, os tripulantes dão por si no epicentro de uma engrenagem incontrolável.

Dor e Glória (2019)
Dolor y gloria
Salvador Mallo (Antonio Banderas) é um famoso realizador de cinema. As suas memórias levam-no até à infância na cidade valenciana de Paterna, nos anos 60, junto com os pais, os primeiros amores, o primeiro desejo, a mãe, a mortalidade, o primeiro amor adulto na Madrid dos anos 80, a dor da separação. E o vazio, o incomensurável vazio perante a impossibilidade de continuar a filmar.

It: Capítulo 2 (2019)
It: Chapter Two
Passaram 27 anos. Os elementos do Losers Club cresceram e continuaram as suas vidas. Até ao dia em que um telefonema os obriga a regressar ao passado. Os amigos há muito seguiram caminhos separados, mas quando a história se repete e pessoas começam a desaparecer, Mike, o único do grupo que permaneceu em Derry, pede aos restantes para regressarem à sua cidade natal. Traumatizados pelas experiências do passado, cada um é obrigado a vencer os seus medos mais profundos para destruir Pennywise de uma vez por todas, colocando-os em rota de colisão com o palhaço que muda de forma e que se tornou mais mortal do que nunca.

Killerman: A Lei das Ruas (2019)
Killerman
Moe (Liam Hemsworth) cresceu no Diamond District de Nova Iorque e usa as suas ligações ao mundo da joalharia para lavar milhões de dólares em dinheiro ilícito, com o seu parceiro e melhor amigo Skuk. Os dois são atraídos para um negócio fácil que é afinal uma armadilha orquestrada por polícias corruptos que os pretendem roubar e os perseguem pelas ruas de Nova Iorque. Gravemente ferido numa colisão violenta, Moe acorda sem memória, com milhões em dinheiro roubado e drogas, e um grupo de polícias corruptos no seu encalço. Perdido e sozinho, Moe parte numa viagem perigosa para encontrar respostas.

Mas Que Avó É Esta?! (2019)
C'est quoi cette mamie ?!
Após dois anos felizes, a tribo de sete meios-irmãos tem de deixar o grande apartamento antes do final do verão. Enquanto vão de férias com os respectivos pais, Gulliver, o mais novo, é enviado sozinho para a casa da avó, à beira-mar, mas a excêntrica Mamie Aurore não é ama de ninguém e prefere festas e diversão a tomar conta do neto. O resto do grupo decide vir em socorro de Gulliver...

Segredos Oficiais (2019)
Official Secrets
Baseado na história verdadeira da informadora britânica Katharine Gun que, antes da invasão do Iraque, em 2003, tornou público um memorando secreto da NSA expondo uma operação conjunta de espionagem ilegal dos EUA e Reino Unido a elementos do Conselho de Segurança da ONU. O memorando propunha chantagear os estados membros a votarem pela guerra.

Sem comentários: