*7.5/10*
Na secção documental do MOTELx'19, Doc Terror, eis um dos filmes que mais curiosidade despertou: Horror Noire: A History of Black Horror, de Xavier Burgin.
O primeiro documentário original produzido pela plataforma de streaming Shudder, leva-nos numa viagem pela História do cinema norte-americano, focando a forma como o terror aborda e retrata as pessoas negras. Começando com The Birth of a Nation, de 1915, onde um homem negro é o vilão capturado e enforcado pelo KKK, os heróis da narrativa; até aos dias de hoje, o documentário examina tendências problemáticas estabelecidas ao longo dos anos, utilizando entrevistas, excertos e montagens de filmes para também analisar o papel das pessoas negras neste género, seja como protagonistas, público ou criadores. Horror Noire: A History of Black Horror adapta o livro homónimo, de Robin R. Means Coleman.
Excelente resumo documental de um século de cinema de terror negro. Década a década encontramos de clássicos a filmes desconhecidos, desde o negro como vilão ou subjugado, mero assessório, passando pelo Blaxploitation, ao negro como protector do branco protagonista, e ao negro como herói.
Horror Noire: A History of Black Horror apoia-se em muitos excertos de filmes como Ingagi, King Kong, Night of the Living Dead, Blacula, Abby, Dr. Black, Mr. Hyde, Shining, A Nightmare on Elm Street 3: Dream Warriors, Candyman, Tales from the Hood, Vampire in Brooklyn, The Craft, Bones, Attack the Block, Annabelle, The Girl with All the Gifts, e tantos outros títulos a descobrir.
Vemos o reflexo dos tempos nos filmes, tendo Get Out, de Jordan Peele, como o grande impulsionador da igualdade racial no cinema de terror. Entre análises mais rebuscadas a outras claramente certeiras, Horror Noire faz um belo trabalho, com bons intervenientes que pensam e debatem os filmes de terror ao longo das décadas, sempre com o cenário socio-político como base para explicar o que se vê no grande ecrã.
Sem comentários:
Enviar um comentário