25-abril-billboard

segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Porto/Post/Doc'19 abre com documentário sobre Leonard Cohen

O Porto/Post/Doc regressa à baixa da cidade entre 23 de Novembro e 1 de Dezembro. Marianne & Leonard: Words Of Love, de Nick Broomfield, fará as honras de abertura.


A estreia do documentário de Broomfield sobre a relação de Leonard Cohen e uma das suas musas, Marianne, acontece no dia 23 de Novembro, às 21h30, no Teatro Municipal do Porto – Rivoli. O programa Transmission, dedicado à música e à cultura pop, trará também e um especial do realizador Mike Christie ao festival, com a exibição de três dos seus mais recentes documentários: Hansa Studios: By The Wall 1976-90, sobre os anos dourados de um dos mais conhecidos estúdios de gravação da cidade de Berlim, e ainda New Order: Decades e Suede: The Insatiable Ones, sobre as bandas homónimas.

O Porto/Post/Doc irá exibir ainda Haut Les Filles, de François Armanet, sobre as figuras femininas da música rock francesa que conta com a participação de Charlotte Gainsbourg, Françoise Hardy ou Vanessa Paradis; Berlin Bouncer, de David Dietl, uma viagem pela cultura clubbing da cidade através das histórias de três seguranças das mais famosas discotecas da capital alemã; e Ryuichi Sakamoto: Coda, realizado por Stephen Nomura Schible, sobre o compositor japonês.


Em português, Batida de Lisboa, de Rita Maia e Vasco Viana, rodado nos subúrbios da capital, procura dar a conhecer músicos e produtores de diferentes origens – de Angola a São Tomé, de Cabo Verde à Guiné Bissau –, bem como as suas batalhas identitárias; Um Punk Chamado Ribas, de Paulo Miguel Antunes, e Punk's Not Dread, de Tiago Afonso, ambos sobre duas figuras da cena punk portuguesa: João Ribas (Censurados, Tara Perdida) e Punkito, serão exibidos no festival.

O Transmission estende-se este ano a Braga, com a apresentação de duas sessões no gnration: a 27 de Novembro, exibição de Batida de Lisboa, e a 28 de Novembro, New Order: Decades.

O Porto/Post/Doc decorre em vários espaços da cidade (Teatro Municipal do Porto - Rivoli, Cinema Passos Manuel, Planetário do Porto). Anunciado estava já o foco no realizador lituano Audrius Stonys

Sem comentários: