domingo, 20 de outubro de 2019

Queer Porto 5: Vencedores

O Queer Porto - Festival Internacional de Cinema Queer anunciou os vencedores desta 5.ª edição. Madame, de Stéphane Reithauser, conquistou o Prémio para Melhor Filme e o Prémio do Público.


O Júri da Competição Oficial escolheu Madame, pois "mergulhar e reconstruir memórias através de um arquivo de imagens de família, pode ser um exercício de compreensão e redenção. Nesta obra, percebemos que muitas vezes não estamos sozinhos na nossa 'estranheza', seja ela de género ou de outro género qualquer. Este filme tem o mérito de o fazer especialmente bem, incluindo plenamente o espectador nessa dinâmica."

Foi atribuída uma Menção Especial ao documentário Yours in Sisterhood, de Irene Lusztig, por ser “uma obra que afirma a multiplicidade e a urgência do feminismo na actualidade, articulando com questões de género, tensões raciais ou preocupações ecológicas, de forma especialmente bem conseguida."

A Melhor Curta-Metragem de Escola da Competição In My Shorts foi Em Caso de Fogo, de Tomás Paula Marques, com o júri a elogiar “uma narrativa centrada na adolescência passada num ambiente rural, onde através da montagem são criadas importantes tensões no discurso fílmico."

Competição Oficial

Melhor Filme: Madame (Suíça, 2019, 94’), de Stéphane Reithauser

Menção Especial: Yours in Sisterhood (EUA, 2018, 102’), de Irene Lusztig

Prémio do Público: Madame (Suíça, 2019, 94’), de Stéphane Reithauser

Competição In My Shorts

Melhor Curta-Metragem de Escola: Em Caso de Fogo (Portugal, 2019, 23'), de Tomás Paula Marques


O Queer Porto 5 termina este Domingo, dia 20 de Outubro.

Sem comentários: