quinta-feira, 7 de novembro de 2019

Estreias da Semana #402

Esta Quinta-feira, chegam aos cinemas portugueses nove filmes. Entre as estreias, há um filme em reposição, Adeus, Lenine! (2003), por ocasião das comemorações dos 30 anos da Queda do Muro de Berlim.

Adeus, Lenine! (reposição) (2003)
Good bye, Lenin!
Outono de 1989. Pouco antes da queda do Muro de Berlim, a mãe de Alex tem um ataque cardíaco e entra em coma. O triunfo do capitalismo acontece enquanto ela está inconsciente. Quando finalmente acorda, no Verão de 1990, a RDA deixou de existir e Berlim está totalmente transformada. Determinado a protegê-la a qualquer custo, com medo que ela volte a ter um ataque cardíaco se souber o que aconteceu, Alex decide não lhe contar a verdade...

Bostofrio (2018)
Bostofrio, où le ciel rejoint la terre
Numa aldeia remota no interior de Portugal, um jovem realizador quebra a lei do silêncio para desenterrar a história dos seus avós. O documentário é composto por uma série de conversas, nas quais é o próprio realizador que se implica na acção e questiona os habitantes sobre quem era, e como era, o seu avô. Nesta investigação, que simultaneamente observa os gestos do trabalho enquanto puxa pela língua das gentes, levanta-se o véu de uma ruralidade ainda cheia de segredos e meias verdades.

Countdown (2019)
Uma enfermeira (Elizabeth Lail) descarrega uma app que consegue prever a data da morte de cada pessoa. A ela só lhe restam três dias de vida... O destino está traçado e o relógio não pára. Cabe-lhe encontrar uma forma de se salvar, enquanto foge da misteriosa figura que a persegue.

Luz da Minha Vida (2019)
Light of My Life
Num cenário distópico, após uma pandemia que matou quase todas as mulheres do mundo, pai e filha sobrevivem como podem no Centro-Oeste dos EUA enquanto procuram alimento na floresta, longe do perigo dos homens. Proteger Rag, de 11 anos, é a principal preocupação do pai que lhe ensina também ética e história, memória e moralidade, e lhe vai lembrando o quanto a sua mãe a amava. É então que um encontro inesperado vem perturbar este equilíbrio, ameaçando o refúgio que pai e filha criaram num mundo perigoso.

Midway (2019)
Filme baseado em factos e personagens verídicas da célebre batalha de Midway, o confronto entre as marinhas norte-americana e japonesa, que mudou o rumo dos acontecimentos no teatro de guerra do Pacifico durante a Segunda Guerra Mundial.

Os Camarões Brilhantes (2019)
Les Crevettes Pailletées
Após declarações homofóbicas na televisão, Matthias Le Goff, campeão olímpico em final de carreira, é obrigado a treinar Os Camarões Brilhantes, uma equipa gay de pólo aquático. A equipa tem apenas um objectivo: ser apurada para os Jogos Gay da Croácia, onde competem atletas da comunidade LGBT. Um caminho longo e cheio de surpresas que terão de percorrer juntos.

Quem Brinca Com o Fogo... (2019)
Playing with Fire
O superintendente Jake Carson (John Cena) e a sua equipa de elite de bombeiros-paraquedistas (Keegan-Michael Key, John Leguizamo e Tyler Mane) resgatam três irmãos (Brianna Hildebrand, Christian Convery e Finley Rose Slater) durante um violento incêndio florestal. Em pouco tempo, percebem que nada na sua formação os preparou para cuidar destas crianças. Incapazes de localizar os pais dos seus novos hóspedes, os bombeiros vêem as suas vidas, empregos e quartel virados de cabeça para baixo e depressa ficam a saber que as crianças – tal como os incêndios - são selvagens e imprevisíveis.

Raparigas Rebeldes de Paradise Hills (2019)
Paradise Hills
Uma jovem é internada em Paradise Hills para se tornar numa versão perfeita de si mesma e vai descobrir que, por detrás de todo o luxo dessa residência da alta sociedade, há um sinistro segredo por desvendar.

Technoboss (2019)
Luís Rovisco (Miguel Lobo Antunes), sexagenário divorciado, espera em breve cessar funções como director comercial da empresa SegurVale – Sistemas Integrados de Controlo de Circulação. Espera sentado, a maior parte das vezes ao volante e a inventar canções sobre o que lhe vai passando à frente. De resposta pronta e sorriso fácil, é senhor de uma bagagem que lhe permite escapar de forma airosa às armadilhas que a tecnologia, os colegas e um misterioso patrão ausente parecem semear-lhe pelo caminho. Nem a morte de Napoleão (um gato), nem uma persistente dor no joelho, ou um desaguisado familiar o fazem soçobrar: não há mal que uma canção não vença. Mas diante de Lucinda, a recepcionista do Hotel Almadrava, a música é outra.

1 comentário:

Os Filmes de Frederico Daniel disse...

Raparigas Rebeldes de Paradise Hills: 4*

Uma agradáveis surpresas de 2019, é muito bom.

Cumprimentos, Frederico Daniel.