sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Porto/Post/Doc 2019: Programa fechado

O Porto/Post/Doc 2019 anunciou a programação completa desta edição, que acontece entre 23 de Novembro e 1 de Dezembro.

Krabi, 2562
Há nove filmes na Competição Internacional: Krabi, 2562, de Ben Rivers e Anocha Suwichakornpong; Shooting the Mafia, de Kim Longinotto; Transnistria, de Anna Eborn; X&Y, de Anna Odell; De Quelques évènements sans signification (1974), de Mostafa Derkaoui, proibido à data pela censura vigente, esteve votado à invisibilidade pública até este ano, quando o material original foi encontrado e digitalizado pela Filmoteca de Catalunya; Lilian, de Andreas Horvath; The Science of Fictions, de Yosep Anggi Noen; Creature Where Are You Going?, de Gaia Formenti e Marco Piccarreda; e Rushing Green With Horses, de Ute Aurand (cuja obra estará também em foco).

A secção Highlights traz as antestreias de O Filme do Bruno Aleixo, de João Moreira e Pedro Santo, e Cães que Ladram aos Pássaros, de Leonor Teles – exibidos na Cerimónia de Entrega de Prémios do festival, a 30 de Novembro – e de Andrey Tarkovsky: A Cinema Prayer, realizado por Andrey A. Tarkovsky, filho de Tarkovsky, em torno da vida e obra do pai, que reúne gravações inéditas. Marianne & Leonard: Words Of Love e Zé Pedro Rock'n'roll também serão exibidos no Porto/Post/Doc.

O Filme do Bruno Aleixo
Na secção não-competitiva, encontramos Sacavém, de Júlio Alves, Vitalina Varela, de Pedro Costa, Sol Negro, de Maureen Fazendeiro, Viveiro, de Pedro Filipe Marques, Raposa, de Leonor Noivo, Ave Rara, de Vasco Saltão, Outside The Oranges Are Blooming, de Nevena Desivojevic e Longa Noite, de Eloy Enciso. Em estreia estarão os títulos A Table for One, de Carlos Lobo, The Unexposed, de Ana Marta Dias, No Porto de Leixões – Panorama, de Renata Sancho, e Sério Fernandes - O Mestre da Escola do Porto, de Rui Garrido.

Haverá ainda a Competição Cinema Novo, com primeiras obras de jovens realizadores, bem como sessões especiais de A Ilha dos Amores e A Ilha de Moraes, do realizador português Paulo Rocha, em versões digitalizadas pela Cinemateca Portuguesa.

Nesta edição, o Porto/Post/Doc volta a ocupar o Planetário do Porto com sessões panorâmicas full-dome que convidam os espectadores a uma experiência imersiva.

O festival acontece no Teatro Municipal do Porto - Rivoli, Cinema Passos Manuel e Planetário do Porto - Centro Ciência Viva. Toda a informação em https://www.portopostdoc.com/.

Sem comentários: