terça-feira, 14 de abril de 2020

Gestos & Fragmentos [13 a 16 de Abril]: Cinemateca em tempos de isolamento

A Cinemateca Portuguesa lançou esta semana a iniciativa Gestos & Fragmentos, onde será possível aceder a “filmes, outras peças museográficas e registos da vida da Cinemateca”.


Num primeiro momento, envolve quatro secções:

1- Filmes para ver esta semana – com a disponibilização temporária de longas-metragens do cinema português, preservadas e digitalizadas em alta definição. Cada semana terá direito a dois títulos. Os primeiros são LISBOA, CRÓNICA ANEDÓTICA (J. Leitão de Barros, 1930) e OS VERDES ANOS (Paulo Rocha, 1963), entre 13 a 16 de Abril. No período do 25 de Abril será disponibilizado um conjunto de filmes dedicados ao tema.

 2- A Cinemateca Júnior vai a casa – inclui registos e fichas de actividades a pensar nos mais novos. Para começar, um espectáculo de Lanterna Mágica e propostas de programas (com sugestão de utilização por parte de pais e professores) compostos por filmes disponíveis na Cinemateca Digital.

3- O museu vai a casa – destaque de objectos e aparelhos da História e Pré-História do Cinema pertencentes à colecção da Cinemateca.

4- Textos & Imagens – nova etapa da rubrica com ensaios sobre documentos bibliográficos e iconográficos conservados e trabalhados pelo Centro de Documentação e Informação da Cinemateca.

Novas rubricas serão entretanto anunciadas, "entre as quais aquela em que serão divulgadas conferências e debates da rubrica de programação Histórias do Cinema, que, ao longo desta última década, trouxe à Cinemateca grandes nomes da crítica e da historiografia de cinema". Alguns destes conteúdos ficarão disponíveis durante mais tempo e "algumas das rubricas tornar-se-ão residentes no sítio Web da Cinemateca".

Sem comentários: