sexta-feira, 29 de maio de 2020

Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão acontece de 15 a 21 de Julho

O FICLO - Festival Internacional de Cinema e Literatura de Olhão vai realizar-se entre 15 e 21 de Julho, depois do adiamento, devido ao estado de emergência.


O evento irá manter "o essencial da programação de filmes e actividades paralelas anunciadas em Março e com ajustes de exibição em linha de concordância com as recomendações emitidas pelas entidades competentes", explica a organização em comunicado. 

O FICLO regressará com mais actividades ao ar livre, com lugares marcados e sentados, sendo que o pátio da República 14 passará a ser um ponto central das exibições da competição internacional de filmes, mostrados aqui em ambiente aberto.

A retrospectiva da obra do realizador Albert Serra mantém-se programada, com todos os seus filmes com ligação à literatura, incluindo o recente Libertè. O ciclo italiano também continua garantido, e irá percorrer "a cinematografia, que, desde o pós-guerra, leva a narrativa contemporânea ao cinema através de uma proposta visual cinematográfica específica". Clássicos de RosselliniVisconti, Antonioni e Pasolini farão parte do ciclo.

Já o ciclo do Gótico Tropical será adiado. A direcção do festival considera que “a relação dos géneros com a problematização do passado e presente perturbadores, resulta actual por excesso e, como tal, perde sentido de conveniência e relevância no actual cenário”. Algumas das actividades paralelas serão também adiadas "pois, pela sua natureza, não conseguiriam acontecer sem que com isso se comprometesse a segurança dos intervenientes"

O programa completo, bilhetes e locais serão disponibilizados, em breve, no site: https://ficlo.pt/

Sem comentários: