sexta-feira, 12 de junho de 2020

Arquiteturas Film Festival faz retrospectiva com um filme gratuito por semana

Com 8.ª edição adiada devido à pandemia de Covid-19, o Arquiteturas Film Festival fará uma retrospectiva online, com um filme gratuito todas as semanas, até à data do próximo festival - que acontecerá de 1 a 6 de Junho de 2021.


Relembrando as últimas sete edições do festival, cada filme será lançado todas as sexta-feiras, e poderá ser visionado durante uma semana. A iniciativa pretende dar visibilidade aos filmes e aos realizadores, agradecendo, ao mesmo tempo, a sua contribuição para o início de muitas discussões necessárias. Ao vivo no instagram, todas as semanas, serão convidados os realizadores para uma conversa informal com a directora do festival. Sempre que for possível serem realizadas, as conversas serão anunciadas através das páginas de instagram e de facebook do Arquiteturas Film Festival.

O primeiro filme da retrospectiva é Misleading Innocence (tracing what a bridge can do), de Shahab Mihandoust, e estará disponível para visionamento gratuito de 12 a 19 de Junho em www.arquiteturasfilmfestival.com.

Marta Lança, jornalista e produtora, foi convidada pela directora do festival, Sofia Mourato, para curadora do programa de filmes, masterclass e actividades sobre o país convidado da edição de 2020 (passando agora para 2021), Angola. Subordinado ao tema Bodies Out of Space, pretende-se "reflectir sobre a construção social do espaço conectado a um fio que circula dentro das suas próprias narrativas de dominação. Narrativas também de identidade em que muitas vezes os nossos corpos são forçados a entrar", explica a directora Sofia Mourato em comunicado.

A informação completa sobre o programa foi anunciada no site: http://arquiteturasfilmfestival.com/program-2020/.

Sem comentários: