A 17.ª edição do IndieLisboa - Festival Internacional de Cinema já tem a programação fechada. O evento acontece entre 25 de Agosto e 5 de Setembro, e conta com mais de 240 filmes programados.
Para além das retrospectivas e filmes já reveladas (aqui, aqui, aqui e aqui), o festival avança agora com o que faltava anunciar, numa edição que seguirá todas as regras de segurança da DGS dentro e fora das salas (estas com espaçamento e lotação limitada).
A cerimónia de abertura do festival acontece no dia 25 de Agosto, às 19h00, na sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge, com o filme La Femme de Mon Frère, de Monia Chokri.
A encerrar esta edição estará Um Animal Amarelo, de Felipe Bragança, exibido a 5 de Setembro, pelas 21h30, no Grande Auditório da Culturgest.
Destaque ainda para as Sessões Especiais agora anunciadas: Fojos, documentário de Anabela Moreira e João Canijo; 28 ½, de Adriano Mendes; e a primeira longa-metragem do compositor islandês Jóhann Jóhannsson, Last and First Man. Nas curtas, Adeus Senhor António, de Júlia Buisel, e Para Cá do Marão, de José Mazeda, são duas das adições ao programa.
Há que referir ainda o programa Cinema e 5L, feito este ano em parceria com o Festival literário Lisboa 5L, um conjunto de quatro documentários, da autoria de Carlos Vaz Marques, com realização de Graça Castanheira e produção da Midas Filmes, sobre vencedores do Prémio Saramago: João Tordo, Adriana Lisboa, Ondjaki e Paulo José Miranda.
A propósito dos 20 anos da Agência da Curta Metragem, o IndieLisboa escolheu Gabriel Abrantes para olhar para o cinema português de curta-metragem. De Carlos Conceição a Miguel Gomes, de Leonor Teles a João Moreira (com Bruno Aleixo) são as propostas do realizador.
Este ano, o festival conta também com sessões ao ar livre no Cineteatro Capitólio e na Esplanada da Cinemateca.
O encontros promovidos pelas LisbonTalks e pelas actividades de indústria do festival passam para o online, este ano dedicadas aos actores e à representação no audiovisual nacional. Terá ainda lugar, presencialmente, uma conversa intitulada Forum 50 & Ousmane Sembène: o cinema como forma de reflexão e acção política, no dia 27 de Agosto na esplanada da Cinemateca Portuguesa e em parceria com o Goethe-Institut Lisboa.
Nas actividades direccionadas exclusivamente a profissionais, anuncia-se a programação das Lisbon Screenings (onde são apresentados novos filmes portugueses terminados ou ainda por terminar à procura de uma estreia mundial ou internacional). Destaque para as novas longas metragens de Cláudia Alves, João Botelho, Júlio Alves e Sérgio Tréfaut, e as novas curtas metragens de Clara Jost, Ico Costa, Laura Carreira, Tomás Paula Marques, entre outros.
Toda a programação pode ser consultada em www.indielisboa.com.
Sem comentários:
Enviar um comentário